terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Primeiro dia de aula - by Roberta Groba

Olá!!
Hoje falarei dos acontecimentos por aqui, pois dia 30/01 (ou seja ontem) foi o primeiro dia de aula da Marina. Quanta expectativa!!!
Enfim chegou o grande dia, acordamos tomamos nosso café e preparei as mochilas das meninas. A hora do uniforme foi o máximo, aquele "cotoquinho" de gente toda arrumadinha com tênis e meia.
Já tinha passado por isso antes com a Maria Clara mas foi muito bom reviver essa emoção!!!
Chegando na escola foi logo se enturmando com os coleguinhas, passeando pela sala de aula, olhando tudo com muita curiosidade e superando nossas expectativas.
Assim como a irmã, a Marina não chorou e se mostrou segura nas atividades. Aliás, chorou apenas uma vez mas já no finzinho da aula e por conta do cansaço e do soninho que já estava chegando!!!
Para aquelas mamães que estão entrando nessa fase agora seguem algumas dicas:

  • converse com a criança sobre a escola nos dias anteriores ao começo das aulas, fale sobre as brincadeiras que ela fará, dos amiguinhos novos;

  • mostre segurança, sei que é difícil ver aquele bebê crescendo e se tornando mais independente mas é muito importante a mãe ( ou o pai!) passarem para criança confiança na escola e nas tias;

  • se seu filho estiver bem na sala evite ficar olhando e entrando na sala o tempo todo, eu fico de fora observando e às vezes até me escondo;

  • no fim do dia pergunte como foi e de valor a essa nova descoberta.

Essas dicas são minhas, fiz uso delas com a Maria Clara e estou fazendo com a Marina, e tem dado certo!!

Há alguns dias que vinha estimulando a Marina com assuntos da escola, mostrei a mochila e a lancheira. Falei sobre como seria o dia dela e etc... Tentei passar total segurança para ela mesmo estando com o coração apertadinho vendo minha pequena tão desenvolta na escola e sem precisar de mim; e como ela estava aproveitando ficava olhando de longe a participação nas brincadeiras, nas músicas, na brincadeira de massinha. E aparentemente ela curtiu a novidade e espero que os próximos dias continuem assim.
Afinal é mais uma etapa do crescimento de nossos filhos que temos que encarar!!!
E boa sorte para aquelas que estão passando por esse momento também!!!
Até a próxima!!!

Um comentário:

  1. Estou nesta fase e tirando a parte linda que é ver a piquena de uniforme meu coração esta acelerado só de pensar como será o dia de amanha !!!

    beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...