quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Idéias para o chá de bebê - by Rolopes

Olá pessoal!

Estou com 31 semanas de gravidez e megulhada nos preparativos finais do enxoval, quarto e "coisitas" do Renan! Nesta fase da gravidez também começamos a pensar no Chá de bebê: se vamos fazer, quando fazer, quem convidar, o que pedir de presente e idéias para a festa. E é sobre isso que eu vou falar hoje, das idéias que eu vi pesquisando pela internet e do que pretendo fazer.

Fazer ou não fazer?

Isso vai de cada pessoa, há quem não goste de fazer esse tipo de evento pois não gosta de pedir coisas, ou prefere comprar tudo sozinha e não depender (ou confiar) de presentes de outros. Eu sou uma pessoa que adora uma festa! rs. Aproveito todas as oportunidades que tenho pra reunir os amigos! E essa é uma ótima oportunidade, não é? Então a primeira pergunta já foi respondida, eu vou sim fazer o chá de bebê! Fiz na primeira gravidez e farei agora novamente.

Quando fazer?

Na minha opinião, acho que devemos fazer o chá enquanto estamos nos sentindo bem, com disposição pra organizar uma festa (que não é fácil). Pensando que teremos que ir atrás de comida, bebida, convite (fazer e distribuir), lembrancinhas, mesas e cadeiras, etc., e não temos uma pessoa pra fazer isso pela gente, é bom estar animada pra correr atrás de tudo isso. E quem já passou por uma gravidez sabe que, a partir do 8º mês a nossa disposição começa a diminuir, vamos ficando mais cansadas devido ao peso adquirido na gravidez, a barriga já está grande e às vezes incomoda, limita certos movimentos e atividades, começam as dores nas costas, o inchaço nos pés... enfim, é uma fase difícil de realizar atividades mais intensas. É uma fase, inclusive, que os médicos já recomendam que você descanse e não faça muito esforço (e quem consegue? Eu não! rs). Portanto, eu indico que o chá de bebê seja feito no início do 8º mês de gestação, 1 a 2 meses antes do bebê nascer. Deixar para muito perto do parto corre-se o risco do bebê querer nascer antes e você perder a festa!

Quem convidar?

Já vi várias formas de fazer o chá de bebê. Há quem goste de chamar todos os amigos e sua respectiva família (marido, esposa e filhos). Já outras preferem fazer uma reunião de amigas, só mulheres num chá da tarde. Alguns aproveitam a oportunidade pra fazer no local onde trabalham, assim confraternizam com os colegas de serviço no horário de expediente mesmo. Enfim, tudo é válido, e as opções dependem das condições que você tem pra fazer sua festinha. No meu caso, eu decidi fazer em casa e somente para mulheres - amigas pessoais e de trabalho - pois meu espaço é pequeno e não comporta muita gente.

O que pedir de presente

Algumas mamães aproveitam o chá de bebê para pedir o que ainda falta no enxoval do bebê, e isso varia... pede-se desde as miudezas como tesourinha de cortar unha, babador, mamadeira, produtos de higiene como lenço umedecido, xampu, talco, até presentes de maior valor como lençol, roupa, sapato, banheira, bolsa. Inclusive tem lojas de artigos para bebês que fazem lista de chá de bebê, assim como existem as listas de casamento: você vai até a loja, escolhe os artigos que gostaria de ganhar e as convidadas vão lá comprar! Muito prático! Na minha primeira gravidez eu fiz isso! Aqui em Campo Grande-MS algumas lojas que tem essa opção são a Toca Brasil Baby, Maria João e Trianinha.

Muito comum também é a mamãe fazer o chá de fralda, onde ela pede somente fraldas descartáveis para as convidadas. Nessa modalidade você pode inclusive definir a marca de fralda que gostaria de ganhar! O chá de fralda é muito útil e econômico, pois dependendo do número de convidados que você tiver, vai garantir um bom estoque de fraldas para os primeiros meses de vida do seu bebê. Como eu já tenho muitas coisas da primeira filha, e o enxoval está praticamente completo, decidi fazer o chá de fraldas!

Dica: A Pampers montou um site bem bacana pra organizar o chá de fraldas, dá uma olhadinha! Pampers Chá de Fraldas - Inicie a organização do Chá de Fraldas

Idéias para a festa

Decidida a fazer a festa, partimos então para a organização da mesma. O que servir para os convidados, a mesa principal, lembrancinhas, onde colocar os presentes, brincadeiras para o chá de bebê.

Neste momento não vou contar para vocês o que estou fazendo para o meu chá, senão perde a graça para quem vai vir! rs. Vou colocar algumas sugestões de organização, decoração e lembrancinhas que retirei da internet e me serviram de inspiração. Depois venho contar pra vocês como foi o meu chá e o que eu fiz, OK?

Sites com dicas legais:

http://bebe.abril.com.br/canais/cha-de-bebe/
http://www.maenual.com.br/search/label/Ch%C3%A1%20de%20Beb%C3%AA
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EDT0-10575,00.html
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI197920-10484-3,00-MUITA+COR+NO+CHA+DE+BEBE.html
http://www.conviteschadebebe.blogger.com.br/
http://guiadobebe.uol.com.br/cha-de-bebe/
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/gestantes/cha-de-bebe.php
http://chadebebe.bnx.com.br/

Lembrancinhas:

www.elo7.com.br/Lembrancinhas
www.elo7.com.br/Lembrancinhas-ChadeBebe
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI9532-15548,00.html
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI2800-10575,00.html

Imagens inspiradoras (retiradas da internet):




















Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...