sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

As férias e a rotina – by Aline

Olá queridos leitores. Como vocês devem imaginar, aqui em casa estamos todos de férias. Afinal, eu e meu marido somos professores, e férias de professor é sempre em janeiro (e uns diazinhos em julho), mesmo para professores universitários, que é o nosso caso.

Acontece que esse ano, na creche-escola do FH, as crianças também entraram em férias. 3 semanas de muita diversão para eles, afinal, ter um tempo exclusivo com os pais assim, só em férias mesmo né? E haja criatividade para pensar em muitas coisas pra fazer, eu distraia, aprenda, divirta e principalmente, gaste toda a energia que eles possuem nessa idade (juro que eu queria ter metade dessa energia hehehe)

Mas eu vou entrar em um assunto polêmico, que eu sei que nem todo mundo concorda: a rotina, ou falta dela, nas férias. Eu sou muito disciplinada com essa questão da rotina sabe? Eu tenho enxaqueca desde que me entendo por gente, e uma coisa que eu aprendi em todos esses anos de crise é que a rotina faz eu ter menos crises. Então eu sou bastante sistemática, e depois que o FH nasceu, fiquei mais ainda. No começo, quando ele nasceu, eu era quase um general, com horário anotado em caderninho e tudo o mais.

Hoje, aos 2 anos do FH, e com a chegada das suas primeiras férias, eu relaxei. Afinal, férias gostosas são aquelas que a gente pode dormir mais tarde (o “tarde” dele é no máximo 22h hehe), e acordar mais tarde, comer besteira (de vez em quando, que ele ainda tem 2 anos), ser mimado, enfim. Férias são pra descansar, até mesmo da rotina. E FH nunca se divertiu tanto com esse “descompromisso” dos horários.

É claro que eu me preocupo se ele dormiu bem a soneca, se ele dormiu a noite toda e bem, se ele comeu as 5 refeições do dia, importantes pro desenvolvimento dele, mas aquela rigidez de horário eu não levei muito a sério não. Afinal, não tem nenhum diversão em seguir a risca um relógio o tempo todo né? E eu sei que com menos de uma semana na creche, ele volta aos horários normais da rotina diária dele.

Mas uma coisa que já está me preocupando: como vai ser essa volta: dia 9 ele recomeça e eu já imagino que vai ser um chororô, afinal, ele agora muda de turma e vai pro maternal II, consequentemente, novas professoras. E depois de tanta diversão em casa, quem é que quer saber de escola? rs

E você, o que pensa a respeito? Também deixa seu mini pimpolho curtir as férias assim, ou mantém a rotina rígida? Conte pra gente.

Beijos,
Aline

OBS: hoje é aniversário da nossa querida MAMIS - e minha irmã - Luana, que escreve sempre às segundas. Feliz aniversário irmãzinha, que seu dia hoje seja muito especial! Te amo!

5 comentários:

  1. Oba! Férias!! Depois conta para gente quais as atividades que vocês fizeram nas férias! rs

    ResponderExcluir
  2. Férias!! Eu acho que férias é para relaxar, então eu relaxo um pouco. A Ingrid só está almoçando e jantando na mesma hora, pois eu estou trabalhando e o papai de férias. Então o almoço é no meu horário de almoço então o almoço não pode mudar de horário, rs. E a janta ficou no mesmo horário, rs.
    Depois conta para gente quais as atividades que fizeram!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Só fiquei 10 dias com a Isa em casa, e com excessão das refeições eu tbem relaxei um pouco...até mesmo porque ela esta crescida e ja notei que as coisas começam a mudar naturalmente tambem..... sobre a volta a escol, aqui no 1º dia acho q ela estava com saudade das tias e dos colegas pois ficou lá na maior alegria...mas no 2º dia eu quase não consegui deixa-la...ela chorou muito e eu fiquei morrendo de pena!!! Agora tudo já voltou ao normal!!!

    ResponderExcluir
  4. Heitor está de férias durante o mês de janeiro todo, como a creche dele é municipal o calendário é igual das outras escolas, então tive que tirar as minhas tb nesse mês. Estou amando esse tempo meu exclusivo com ele, mas realmente haja energia e pique para acompanhá-lo rs. Quanto a rotina, eu nunca fui muito rígida mas ele mesmo fez a dele por conta da creche, então me preocupo com o almoço e com o jantar, as sonecas ele tira no mesmo horário que tira na creche, estou deixando ele comer mais besteirinhas, pipoca mesmo que ele ama estou liberando! Ah estamos passeando bastante já que ele ama, viajamos para BH e depois para a praia... Bem, ainda temos muitas férias pela frente e isso é muito bom!!! Bjs Line e na aniversarante do dia, Lú.. parabéns querida!!!

    ResponderExcluir
  5. Ak são 3, dois vão pra escola e a pequena ainda fica em casa, estamos aproveitando o maximo das férias, é muito bom , a rotina permanece quase a mesma , isso na alimentação, em relação ao sono, eles quem determinam , porem não dormem depois da 21h30, e pra que o retorno seja bem tranquilo, uns 3 dias antes do retorno eu já começo acordá-los no horário da escola vamos fazendo uma contagem regressiva, uma bjks
    e lá no meu blog tem fotos do primeiro passeio do ano.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...