segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Seu bebê é bom de garfo? - By Luana

Olá queridos leitores.

A minha filha desde que nasceu é ruim pra comer. Ela não gosta de leite, ou seja, mamadeira pra ela tenho que fazer o maior baile, e também não é muito fã de comida. Aliás, as únicas coisas que ela sempre comeu com gosto são frutas e sucos. Hora de refeição aqui em casa é sempre aquele tormento, tanto pra mim, que sou a que dou, quanto pra ela, que não quer comer de jeito nenhum.

Antes de completar um aninho ela era super gordinha, bebe de dobrinha e tudo, mas isso devido a minha grande insistência, meus teatros, danças e brincadeiras, pra fazê-la mamar e comer.
Hoje, com quase dois aninhos, não consigo mais enganar, fazer aviãozinho, ou qualquer outra artimanha, pois não quer comer, fecha a boca e pronto, não tem quem abre. A minha sorte é que passo por esse estresse só nos fins de semana, porque de segunda a sexta ela almoça e janta no berçário, e pasmem, tem dia que chega a repetir, e deduzi que ela come bem lá devido a influencia das outras crianças (embora ultimamente o pratinho dela vir sem feijão, porque ela recusa). Durante a semana dou as três mamadeiras, mas ela mama no maximo 120ml em cada uma, metade da quantidade que uma criança da idade dela toma de leite.

A pediatra da Camila é muito rigorosa no sentido que não se deve trocar a alimentação, tipo, é hora do almoço, não quis comer, não pode oferecer outra coisa, pra não acostumar a comer só o que quer e nas horas erradas. Tentei seguir isso a risca, mas o resultado foi que ela acabou perdendo peso, e agora, com um ano e nove meses pela primeira vez não está pesando o que deveria para a idade dela (pelo menos ela cresceu). Com isso, a médica receitou estimulante de apetite, e hoje, com uma semana de uso, ainda não vi resultado, e quer saber, não sei se isso seria o adequado.

De qualquer forma, no sábado passado ela não quis almoçar, dei mamadeira no lugar, e aceitou macarronada de jantinha. No domingo também não almoçou, substitui por mamadeira, não jantou, troquei por fruta, e por aí vai. Será que eu estou errada? Segundo a Pediatra da minha filha, sim, mas o que devo fazer? Deixar ela sem comer? Não adianta que na próxima refeição ela não compensa o que perdeu da anterior, sei disso por experiência própria, se não almoça, na hora da mamada, toma os mesmos 120ml.

Ela gosta muito de arroz, mas vou deixar ela comer arroz puro? Já tentei misturar legumes batidos no arroz pra ela comer, mas ela percebe o gosto diferente e cospe tudo. Estou muito confusa quanto a isso, se substituo ou se deixo sem comer e seja o que Deus quiser. E você, também passa por isso? Será que alguma mamãe leitora aqui do blog pode me ajudar? Conte pra nós!

Beijos,
Luana

8 comentários:

  1. Lu, aqui passo pela mesma coisa. Dona Jade é ruim de garfo que só. Agora tá com mania de comer sozinha, pelo menos comigo, já que com a babá ela aceita que dê na boca. O pediatra dela tb fala que não é para substituir e concordo com ele... mas a Jade tb não compensa não... aliás, até compensa: ataca biscoitos de polvilho que ama... Comigo ela só tem catado feijão no prato, algum arroz, e raros legumes. Carne ou frango, necas! rs #comofaz?? pelo menos ela toma 210 mL de leite e fica pedindo mais, daí eu falo que não vou dar, porque ela tem é que papar mais e não confiar na mamadeira de depois da comida...

    ResponderExcluir
  2. Olha querida, eu nunca substitui... Já até guardei e qudo ele pediu comida eu ofereci comida novamente e deu certo. Qdo ele começou a implicar e querer só arroz eu amassava um poucoe colocava na boca junto com comida tipo um chuchu. Não misture muitos alimentos nem bata no liquidificador, E agora que tem 3 anos eu trabalho o psicologico de não crescer, ficar doente, não pular e dá super certo. Minha sobrinha que é menina eu faço desenhos no prato dela com alimentos e digo que o cabelo não vai crescer. Estes dias fiz um post sobre alimentos se quiser ir lá...bjo e oa sorte!!! cris
    http://olhopreguicoso.blogspot.com/2011_11_01_archive.html

    ResponderExcluir
  3. Mamis, a minha Rafaela tem 1 ano e 9 meses e passo pelo mesmo problema. As vezes qdo lembro o tanto de comida que ela comia com menos de 1 ano e o que come agora da uma tristeza so, nossa, era bemmmm mais. Enfim, o que me deixa feliz é que aceita super bem o tal do feijao, se der todo dia ela come e nao enjoa, a mamadeira tb toma 150ml no maximo e memso assim tem que ser dormindo, toma uma as 23:30 e outra as 7hs da manha... fruta deu uma enjoada total, as vezes pede banana. no mesmo caso da Luana tb fico feliz pq passo por isso somente a noite e fins de semana pq ela esta na escolinha integral. So que ja esta me dando ate nó na garganta pq ao mesmo tempo que estou feliz pq vou ficar 20 dias de ferias com ela em casa, ja estou pensando no tormento nas horas das refeiçoes. mas assim Luana, no teu caso de substituir as refeiçoes, eu ate entendo que vc queira que ela coma algo, tb faço isso as vezes, mas segundo os pediatras e algumas leituras do assunto, isso nao deve ser feito, pq dai eles sao espertos e sabem que se nao querem comer tal coisa nao tem problema q logo, logo vem uma outra coisa que gostam. Sei que a na teoria é muito facil ne, mas a pratica é dificil dimaissss! porem temos que ao menos tentar... beijao! Andreia

    ResponderExcluir
  4. Oi, nunca tive esse problema permanente, ak em casa eles tem fase, fase de não comer, mais acho que vc tá certa, não pode deixar perder peso, mais eu crio uma rotina e vou variando nas fases, só que não substituo por guloseima, mais quando mamavam , eu trocava refeição por mama sim , mais dá arroz, e dai o mama, ou a fruta e dai o mama. Se eu souber de mais alguma dica te aviso, há eu faço carinha nos pratos, dai digo vamos comer o cabelinho que é salada, agora os olhinhos, pedacinho de carne, agora a boca , macarrão, eu faço sempre as carinhas e eles gostam e ajuda nas fases dificeis. bjo

    ResponderExcluir
  5. Luana, olha o Joao come bem e sempre comeu mas as vezes faz essas coisas e fico doidinha. Entao imagino sua loucura. Olha vou falar como mae,que sou assim como vc.
    Se ele nao come eu substituo sim, por frutas. Ele nunca aceitou mamadeira e quando fui conversar isso com o pedi ele disse, o ser pode sobreviver só de frutas, mas nao sobrevive só de leite, por mais enriquecido que este seja. Isso me tranquilizou. Então abuso das frutas, come 4 tipos diferentes todos os dias. E dou leite no mingau todas as manhãs. Outra coisa, ele tb não é gordinho,e tem peso diferente dos bebes da idade dele que variam entre 10 a 13 kg. Ele tem 1 ano e 3 meses e pesa 9.8kg com 75 cm; mas isso nao me preocupa afinal é o perfil dele e cada bebe tem o seu, de acordo com sua familia. O importante é verificar o grafico de crescimento. E mais, costumo variar o feijão ofereço todos os dias, mas preto/carioca/branco/manteiga sempre cozinho com abobora, beterraba ou inhame, ajudam a fortalecer, arroz quase sempre tb cozinho com algum legume ou verdura, pode não ficar o gosto mas o nutriente fica.E se ele nao comer o legume no prato pelo menos comeu escondido. Fica a dica, desculpa escrever muito. Espero ter ajudado.Boa sorte e beijos pra ti e pra sua linda!

    ResponderExcluir
  6. Aqui em casa tem fases tbm, às vezes as duas estão comendo super bem e outras uma não quer e a outra quer é um verdadeiro trabalho de paciência.
    E quando não quer eu guardo a comida e quase sempre dou um pouco depois e funciona mas tbm não substituo, mas tudo deve ser feito com bom senso se a gente percebe perda de peso tem que dar um jeitinho pq coração de mãe sabe mais que qq outra coisa.
    E aqui não pode faltar feijão para dar uma molhadinha e não posso misturar demais a comida da Marina pq ela não come, acho que ela gosta de ver o que come (rsrs).

    ResponderExcluir
  7. Oi, que sofrimento hein? Bom, vc já tentou fazer a sua refeição junto com ela? Vcs duas com pratos iguais? Ela te vê comendo e assim copia. Mas isso leva um tempinho...E isso ocorre na escola. Penso que ela deve estar querendo te dizer algo fazendo isso. Se na escola come e com vc não, aí tem algo a se pensar ok? Comer tem que ser prazer e não sofrimento. E vc e quem tem que controlar esse clima. Seja ele difícil ou não. Não e adequado vc substituir pela mamadeira. Entendo sua preocupação, mas essa substituição não te ajuda, só angustia. Seria bom se vc pensasse em como vcs estão quanto afinidades, se ela percebe sua frustração perante a negação dela. Enfim, seja criativa, relaxa, faca as refeições como se ela fosse bater um pratao!!!! Demonstre sua alegria quando ela come. Se não comer, relaxe, mas também não vibre. Não brigue com ela também. Acredito que a comida e consequência de um processo que vcs estão passando e que vem justamente refletir neste quesito. Pense e converse com o pediatra, com amiga e com a própria escola. Vcs duas precisam ser parceiras nas etapas do dia a dia . Espero ter contribuído com um pouco da minha experiência . Bjim cristina. Crismaraantunes@hotmail. Com

    ResponderExcluir
  8. Oi Lu,
    Não sabia que a Camilinha era ruim de garfo exatamente por ela ser bebê cheia de dobrinhas, como vc bem disse.
    Olha amiga, não sei se é errado mas se ele não come, eu substituo sim por alguma outra coisa. Não guloseimas como iogurte ou danoninho. Substituo por uma fruta, mingau ou qualquer outra coisa saudável. Não vejo problema em substituir desde que não seja por guloseima senão ele pode mesmo negar comida pra já atacar a sobremesa rss
    Mas não tem como deixá-los com fome. Eu acho difícil lidar com isso porque tem dias que nós também não estamos muito afim de comer não é? Então porque eles tem que comer de tudo sempre?
    É difícil mesmo lidar com tudo isso.
    Mas enfim, graças a Deus o Pedro come bem, exceto quando está dodói e na fase chatinha de erupção dos dentes. Mas quando ele se recusa a almoçar ou jantar, faço uma mamadeira reforçada depois com frutas, mucilon e até mesmo Sustagen. Ao contrário da Camilinha, eu luto pra ele ganhar peso então não tem muito jeito, faço de tudo pra ele comer mas se não tiver jeito, vai de frutinha ou mamadeira.
    Beijãoooo!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...