sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

A magia do natal - by Aline

Olá queridos leitores!

Chegou dezembro, mais um ano indo embora, mas apesar do clima de “despedida”, eu amo essa época. A cidade fica mais bonita, enfeitada, as pessoas ficam mais solidárias e gentis, os noticiários dão mais espaço para boas noticias, enfim, é uma época mesmo mágica.
Eu adoro tudo no natal, e sempre adorei: as luzinhas, a árvore de natal, os símbolos, as músicas de natal, os presépios belíssimos montados em praças e órgãos públicos e o Papai Noel. Sim, eu adoro o Papai Noel. Acho que essa é uma das muitas coisas que faz parte do imaginário infantil e que deve fazer.

Toda a minha vida em sempre adorei montar a árvore, adoro a ceia, os preparativos para ela e até elegi um prato para ser a “tradição” da família. A gelatina colorida. Minha mãe sempre fazia pra gente quando éramos crianças e agora, desde que eu saí da casa dos meus pais, é o prato que eu também sempre faço pro natal.

E agora, com o FH, eu confesso que o natal me empolga ainda mais. Acho lindo ele adorar ver as luzinhas (ou “luisi” como ele mesmo diz), conto a história do nascimento de Jesus (esse ensinamento não pode faltar jamais) e incentivo mesmo ele a acreditar no Papai Noel. Ele foi outro dia conhecer o Papai Noel no shopping, já havia ido no seu primeiro aninho de vida, mas agora, com 2 aninhos, ele entende melhor né? Também comprei um livro lindo que conta a história de uma cartinha especial que o Papai Noel recebeu. Montei a árvore de natal com a participação dele, claro, uma participação ainda meio desencontrada cheia de vontade de tirar tudo da árvore, mas super empolgada e feliz.

E para que ele pudesse começar a entender toda essa coisa de “mês especial”, chegada do natal, Papai Noel trazendo presentes, fiz um calendário de natal. Deu um pouquinho de trabalho, já que não sei mexer em photoshops da vida (fiz no Power point hehehe), mas ficou bem bonitinho. Imprimi no tamanho A3, levei numa gráfica pra imprimir nesse formato maior e em papel couchê, que é mais brilhoso e dá um certo glamour e coloquei na geladeira, com um imã de papai Noel. Todo dia o FH vai lá na geladeira e faz o Papai Noel avançar uma casinha. E ele adora, e já entendeu que quando o Papai Noel chegar na última casinha o natal cega e ele ganha um presente.

Ele está super empolgado com a idéia, e a Isa, da nossa amiga Thanira também adorou o dela. Por isso resolvi compartilhar a idéia com vocês. Vamos ensinar nossos filhos a acreditar na magia do natal. Conforme os anos forem passando a gente vai acrescentando outras idéias pra fortalecer o “espírito de natal”, como por exemplo, ajudar a escolher uma cartinha dos correios pra presentear uma criança na campanha do natal dos Correios, ou fazer algum trabalho voluntário nessa época, ou separar os brinquedos que não usa mais para doar. O importante é acreditar nessa magia gostosa que é o natal, e fortalecer os laços bondosos que correm nessa época.

É por isso que eu gosto tanto do natal: acho tão bonita a história verdadeira do Papai Noel, alguém altruísta, que ajuda as pessoas porque quer ajudar e não porque alguém mandou. Acho que o mundo precisa tanto disso, e é nosso papel de pais passar adiante esses valores aos nossos filhos. E é assim, pelo lúdico, pela magia, pelos contos de fadas que nossos filhos vão aprender as primeiras lições de valores na vidinha deles. O calendário que eu fiz é esse:


Você pode salvar o arquivo e imprimir, ou se inspirar na minha idéia e fazer outro pra você. Eu usei o Mickey porque o FH adora, e coloquei também uma figurinha de presépio para que essa imagem também não seja esquecida. Mas eu vi na internet desses com a turma da Mônica, feito de feltro, de madeira, enfim. Aproveite para botar pra fora seus dons artísticos.

Feliz dezembro pra vocês!
Beijos,
Aline

2 comentários:

  1. VAleu pela dica do calendário.... achei o da Turma da Mônica.... ficou legal e diertido!! Bjus. Andrea e Lara. http://coisas-da-lara.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Que ideia maravilhosa! O Pedrinho ainda não entende e nem curte o Natal né, quem sabe no próximo ano hehehe

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...