quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

A figura do Papai Noel - by Camila

Natal tá chegando!! Você ainda acredita no Bom Velhinho? E seus filhos?

Você já parou para pensar como começou a história do Papai Noel? Essa figura tão simbólica do Natal?
Fiz uma pequena coletânea do que li na internet e vou deixar registrado aqui para podermos contar sua origem para os nossos pequenos quando eles quiserem saber.

O Papai Noel de hoje representa o altruísmo, a bondade e alegria que permeia a celebração no nascimento de Cristo.

Antigamente, bem antes do descobrimento do Brasil, na Europa existia uma série de celebrações que tentavam amenizar as rigorosas temperaturas e a falta de comida que tomavam a região nos fins de dezembro. Foi nessa situação em que apareceu a lenda do “Velho Inverno”, um senhor que batia na casa das pessoas pedindo por comida e bebida. Segundo o mito, quem o atendesse com generosidade desfrutaria de um inverno mais ameno.

http://www.historiadomundo.com.br/
A associação entre o Velho Inverno e São Nicolau apareceu muitas décadas depois. De acordo com os relatos históricos, São Nicolau foi um monge turco que viveu durante o século IV. Conta a tradição cristã que este clérigo teria ajudado uma jovem a não ser vendida pelo pai, jogando um saco cheio de moedas de ouro que poderiam pagar o dote de casamento da garota. Somente cinco séculos mais tarde, São Nicolau foi reconhecido pela Igreja como um santo.

A partir desse momento, o dia 6 dezembro passou a ser celebrado como o dia de São Nicolau. Nesta data, as crianças aguardavam ansiosamente pelos presentes distribuídos por um homem velho que usava os trajes de um bispo. Foi a partir de então que a ideia do “bom velhinho” começava a dar os seus primeiros passos. Do “velho filão”, conhecido nos últimos séculos da Antiguidade, passava-se a reconhecer a figura de um homem generoso.

Na Grécia, o Dia de São Basílio, no dia 1º de janeiro, é considerado a época de troca de presentes.
http://jackalbernaz.blogspot.com

Enquanto São Nicolau era originalmente retratado com trajes de bispo, atualmente Papai Noel é geralmente retratado como um homem rechonchudo, alegre e de barba branca trajando um casaco vermelho com gola e punho de manga brancos, calças vermelhas de bainha branca, e cinto e botas de couro preto. Essa imagem se tornou popular nos EUA e Canadá no século XIX devido à influência da Coca-Cola, que na época lançou um comercial do bom velhinho com as vestes vermelhas.

http://anekids.blogspot.com
O imaginário coletivo hoje diz que o Papai Noel mora no Extremo Norte, num lugar cheio de neve, perto de sua fábrica de presentes, administrada por vários gnomos que os fazem com muito amor e carinho. Nessa casa ele vive com sua esposa, Mamãe Noel e com suas renas voadoras que puxam seu trenó vermelho cheio de presentes para as crianças que foram boazinhas durante todo ano. As crianças devem indicar o presente desejado para o Bom Velhinho enviando-lhe uma cartinha. Papai Noel passa na casa de cada uma delas, entrando pela chaminé, faz um pequeno lanchinho e deixa o mimo debaixo da Árvore de Natal.

http://www.walldesk.com.br/
Há quem ache que Papai Noel não deveria ser ensinado às crianças, porque disvirtua o real propósito do Natal, que é o de comemorar o nascimento do menino Jesus. Há quem ache que ele apenas é um símbolo de consumismo. Mas e você, qual a sua opinião a respeito do Papai Noel? Você ensinou seu filho sobre ele? Você também fala do menino Jesus? Se não ensina, como lida com toda a propaganda em torno dessa história e "tradição"? Você escreve a cartinha com seu pimpolho? Você leva seu filho para tirar foto com ele nos shoppings da cidade?

Fonte: História do Mundo, Wikipedia

Um comentário:

  1. Eu cho super linda a tradição de acreditar em Papai Noel e já comecei a ensinar isso pro FH. Acho que faz parte do imaginário infantil acreditar nisso. E é uma ótima oportunidade pra ensinar sobre caridade e doação. Ótimo post. Beijos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...