sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Feliz natal - by Aline


Hoje já é dia 23, véspera da véspera de natal, e acho que ninguém vi entrar tão cedo na internet, ainda mais pra ler post em blog né?

Mesmo assim, quero aproveitar o momento pra desejar feliz natal a todos os nossos seguidores, ainda que você vá ler isso só depois do ano novo.

Natal é data pra se lembrar do nascimento de Jesus. E nós, mães e pais, sabemos quanta alegria, esperança, amor, desejo por um mundo melhor, envolve um nascimento. De Jesus então, que já comemoramos há mais de 2 mil anos, imagina?

Sei que devemos ter leitores aqui que talvez não sejam cristãos. Sei também que alguns devem achar que o natal é mais uma data que virou mercantilismo, sinônimo de consumismo exagerado e outras coisas. Mas amigos, natal é uma festa exclusivamente cristã. E embora nossa Constituição Federal não tenha dado ao Brasil nenhuma religião oficial, os cristãos representam quase 99% da população brasileira. Ainda que você não seja cristão, sabe o que se comemora nessa data e muitas vezes acaba se rendendo aos símbolos natalinos, não é mesmo?

Exatamente por sabermos que no natal se comemora o aniversário de Jesus, explicar para nossos filhos o sentido do natal e o que significa o presépio fica mais fácil. Porque conhecemos essa história, claro, em cada religião cristã contada à sua maneira. Mesmo assim, todas as versões são muito parecidas. Mas e os outros símbolos? O pinheiro, a estrela, a troca de presentes, o Papai Noel? Resolvi pesquisar e descobri o seguinte:

- Pinheiro ou árvore de natal: alguns relatos mostram que a idéia do pinheiro foi iniciada por Martinho Lutero, na Alemanha, em 1530. O pinheiro ou árvore de natal representa vida e esperança. Sabem por que? Porque o pinheiro, mesmo com o forte inverno e seca, continua vivo e com suas folhas bem verdes. Bonito né?

- Estrela: esse símbolo tem origem na própria história do nascimento de Jesus. Conta a história que quando Jesus nasceu uma estrela brilhou no alto do céu, apontando aos três Reis Magos o caminho para chegar até o Salvador. Assim, a estrela representa o nascimento de Jesus. Ela representa também luz, caminho, direção. Coisas que todos nós desejamos em nossas vidas, especialmente nessa época do ano.

- Troca de presentes: esse também é um símbolo do natal, embora pela onda de consumismo que cresce a cada dia, fique esquecido na mente de muitos. A troca de presentes simboliza os presentes que Jesus ganhou dos três Reis Magos ao nascer. Além disso, algumas religiões pregam que o presente simboliza o presente que Deus nos deu: seu filho, Jesus, que veio para nos ensinar a viver com amor. Bonito também esse significado né?

- Papai Noel: não vou falar desse símbolo porque a nossa mamis Camila já postou sobre esse assunto especial essa semana.

Então queridos leitores, quero desejar a vocês neste natal, tudo que se deseja no dia do nascimento de um filho: paz, amor, felicidade, alegria, saúde, esperança, paciência, enfim, tudo de bom.

Que você possa comemorar essa data especial ao lado da sua família, de pessoas queridas, dos amigos mais chegados. Que sua casa esteja enfeitada, que a comida esteja gostosa, que muitos presentes façam parte da sua ceia porque um nascimento tão desejado deve ser bem comemorado. E que Jesus ilumine sempre os passos seus e de sua família.

Feliz natal!

Um beijo!
Aline

Fonte de pesquisa: http://www.luteranos.com.br/mensagem/artigo_simbolos_de_natal.html

2 comentários:

  1. Feliz Natal Nine querida, Mamis amigas do meu coração e leitoras do meu Brasil varonil!!

    ResponderExcluir
  2. Mamis amigas queridas, e leitores do nosso blog, um natal cheio de amor e esperança! e que esse sentimento se multiplique a cada novo dia de 2012! beijos!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...