quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

1ª visita ao dentista - by Rolopes

Bom dia queridos leitores!

Hoje quero compartilhar com vocês algumas informações que recebi essa semana, ao levar a Rafaella pela primeira vez ao odontopediatra (dentista especialista em crianças).

A primeira dúvida que eu tive foi: quando levá-la ao dentista pela primeira vez? Existem muitas opiniões a esse respeito. Algumas correntes defendem que se deve levar o bebê a partir dos 3 meses para a primeira visita ao dentista, para a mamãe receber orientações de como fazer a higiene bucal do seu pequeno. Outros especialistas defendem que a primeira visita ao odontopediatra deve acontecer quando do aparecimento do primeiro dentinho da criança.

Pois bem, procurando me informar sobre o assunto, conversei com uma amiga dentista e ela me orientou que a primeira visita ao dentista não precisava ser tão precoce pois o importante é ir criando o hábito da escovação dos dentes na criança, inicialmente com a dedeira e posteriormente com a escova de dente. E assim fui fazendo em casa, sem ter pressa para levá-la ao dentista.


Agora, após a Rafaella ter completado seus 2 anos de idade, senti a necessidade de levá-la pela primeira vez ao dentista. Para acostumá-la com o ambiente do consultório dentário e não ter o famoso medo de dentista e também para receber orientações sobre a escovação dos dentes, hábitos alimentares e outras informações que o dentista poderia acrescentar. Além disso, estava com dificuldades em realizar a escovação dos dentes da Rafaella pois ela não me deixa escovar certinho todos os dentes, o que ela quer mesmo é ficar com a escova na mão e chupar a pasta de dente docinha! rs

Queria uma profissional especialista em crianças e que tivesse um consultório atrativo, com brinquedos para prender a atenção da pequena. Acertei! Ela é muito atenciosa e carismática, conversa com a criança sem pressa, explicando todos os detalhes do consultório e do procedimento que irá realizar (apesar de que eu acho que a Rafaella não entendeu metade das coisas que ela falou, devido à pouca idade!).


A Rafaella, desconfiada que é, ficou com medo de entrar no consultório, de sentar na cadeira da dentista, e não queria deixar a mesma mexer na boca dela. Depois de muita conversa e negociação, sem acordo, ela teve que escovar os dentinhos à força mesmo, no maior berreiro! Nessa hora eu meu arrependi de não ter levado ela antes ao dentista, pra já ir se familiarizando com esse procedimento e não ter medo. A própria dentista concordou e orientou que a primeira visita ao dentista deve acontecer entre os 12 e 18 meses de idade.

A dentista também orientou sobre os hábitos alimentares e os alimentos que mais causam cáries, e entre estes ela destacou a mamadeira noturna. Eu informei que a Rafaella mamava antes de dormir, e na mamadeira eu colocava apenas Leite Ninho e água, conforme a medida recomendada na lata. Ela recomendou que deveríamos retirar gradativamente a mamadeira noturna, pois nessa idade não existe mais a necessidade alimentar do leite antes de dormir, uma vez que a criança já se alimenta normalmente. E ainda deu uma dica pra facilitar a retirada da mamadeira: ir diluindo gradativamente este leite, até que o mesmo fique tão aguado a ponto da criança não querer mais (cruel, não é? rs).

Outra questão que achei interessante foi que a dentista já indicou o uso de uma pasta de dentes com flúor (A sugestão foi o Creme Dental Colgate do Barney, que tem quantidade menor de flúor), pois isso vai ajudar no desenvolvimento e fortalecimento dos dentes. Ela recomendou que se use esta pasta 2 ou 3 vezes na semana, e coloque uma pequena quantidade da escova para não deixar a criança engolir o produto.

Por fim, ela recomendou que devemos levar a Rafaella a cada 6 meses para uma consulta de rotina. No final da consulta, a Rafaella ganhou de presente um dentinho de brinquedo que tem um bichinho dentro, o "bichinho que come o dentinho", a cárie! A dentista orientou que nós fizéssemos uma conscientização diária com ela sobre a necessidade de escovar os dentinhos, usando este brinquedo como ilustração e mostrando que se não escovar o dente aquele bichinho vai comer o dentinho dela. Achei muito interessante!

http://www.saibagratis.com/como-ensinar-seu-filho-a-escovar-os-dentes/

Agora é colocar em prática todas essas orientações e convencer a pequena a deixar a mamãe escovar os dentes dela!

E vocês, quando levaram os pequenos ao dentista pela primeira vez? Tem dificuldades em escovar os dentes das crianças? Conte para nós, compartilhe sua experiência também!

Como essa é a minha última postagem do ano, já deixo aqui meu "abraço" e o meu "muito obrigada" por acompanhar nosso blog durante o ano de 2011! Desejo um Feliz Ano Novo para todos e que em 2012 possamos trocar mais experiências e claro, SER MUITO FELIZ ao lado da nossa família e amigos!

Imagens:

http://4.bp.blogspot.com/-gyka9TMQ8eI/TvsBhTVhM3I/AAAAAAAAAac/CyIYEv2_WMI/s1600/dente.jpg
http://2.bp.blogspot.com/-wY6UZb7zgeI/TvsBqKg0EQI/AAAAAAAAAao/9JcY15r76WQ/s1600/odontopediatria1.jpg
http://1.bp.blogspot.com/-nTjVK48GaWw/TvsBxldpeJI/AAAAAAAAAa0/LxCs9dV7Cj8/s1600/dentista%2B01.jpg
http://www.saibagratis.com/como-ensinar-seu-filho-a-escovar-os-dentes/



2 comentários:

  1. A Rafa não curtiu muito o dentista? Quem curte?! rs
    A Jade foi no dentista com o primeiro dentinho, aos 9 meses e creio que a levamos 6 meses depois e agora devo leva-la com 2 anos (ih esqueci de marcar! rs). Na consulta passada ela até q se comportou. A dentista coloca musiquinhas sobre dentinhos no pc, eu deito na cadeira e ela deita sobre o meu colo. Até limpeza ela fez. Tem que ir acostumando aos poucos para não ter uma rejeição tão grande. Eu mesmo tenho pavor de dentista rs
    bjs

    ResponderExcluir
  2. ainda não levei a anna laura na dentista não, vou marcar pro começo do ano! graças a Deus ela agora deixa escovar os dentes sem muita birra!
    tomara, to torcendo pra primeira visita dela dar certo!
    bjus e feliz ano novo!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...