terça-feira, 29 de novembro de 2011

O computador e as crianças - by Roberta Groba



lilizinha-bacaninha.blogspot.com




Olá leitores, hoje falarei sobre o que o computador pode e tem para oferecer para as nossas crianças.
Aqui em casa somos formados em tecnologia da informação (apesar de eu não exercer nem gostar da profissão) e meu marido sempre incentivou a Maria  Clara nas aventuras pelo computador.
Desde 1 ano e 8 meses nossa pequena usa computador com uma facilidade impressionante, só víamos aquele "cotoquinho" sentado na cadeira com a mãozinha no mouse e por indicação de um amigo colocávamos para ela uns joguinhos próprios para a idade e ela fazia tudo com extrema desenvoltura.
Ali ela aprendeu a reconhecer formas, várias cores, etc...
Mesmo que seu filho ainda não saiba ler ou precise de ajuda para usar o mouse, a informática pode ser uma ótima ferramenta na hora de aprender o alfabeto. "Softwares e sites infantis atraem as crianças, pois são coloridos, musicais e interativos", afirma a pedagoga Cláudia Tricate, diretora da Escola de Educação Infantil Mágico de Oz, de São Paulo. No computador, a criança pode digitar, ler e corrigir as palavras, quando necessário. "Chama a atenção porque é diferente. Trata-se de um ótimo estímulo e pode ser tão divertido quanto fazê-los no papel", diz a pedagoga. Além disso, alguns programas permitem, por exemplo, que a criança monte na tela palavras com cubos coloridos, assim como faz com os blocos de montar. Em outros, ela pode ler histórias, interagindo no roteiro. Mas é bom salientar que as atividades não substituem outros recursos essenciais na alfabetização, como a leitura de livros e a prática da escrita. "São apenas um complemento", diz Cláudia.

Naturalmente curiosas, as crianças vêem o computador como mais um brinquedo a ser explorado. "Elas não têm receio de errar, como os adultos, ou estragar o equipamento. Talvez por isso, aprendam tão rápido", afirma Rosa. Para a psicóloga, não existe idade ideal para iniciar o uso do computador. "Se a criança demonstrar interesse e capacidade motora suficiente para tanto, já pode brincar (e aprender)", explica.


O uso do computador deve ser dosado, assim como tudo que é em exagero faz mal devemos estabelecer limites para que a criança não perca o dia todo sentada na sua frente o que pode causar problemas de visão, problemas de postura e até mesmo lesões por esforço repetitivo. Combine um horário com seu filho para que ele possa brincar e aproveitar o que o computador oferece mas deixe claro que também tem o horário do lanche, o horário de estudar, o de correr no quintal, e por aí vai.


Até quantas horas é saudável para crianças, estar na frente do computador?
Para crianças é ideal que se estipule um horário de uma hora e meia na frente do computador, para lazer e educação.

Hoje aos 8 anos, o interesse maior é por jogos on line e pesquisas. Até tem um perfil no Orkut mas sempre sob minha supervisão, e a aceitação das regras foi muito tranquila só pode aceitar convites depois que eu olhar, sempre pergunta antes de clicar em lugares desconhecidos. Formamos um círculo de confiança para que ela possa aproveitar o que o computador tem a oferecer e eu possa participar sem me intrometer além da conta.

Vale a pena conferir algumas sugestões:


Na internet:

- DiscoveryKids (http://www.discoverykidsbrasil.com/)
- Senninha (www.senna.globo.com/senninha)

- Iguinho (http://www.iguinho.com.br/)




CD-ROM:

- Coelho SabidoMaternal, Jardim, 1ª série, etc (Learning Company)

- Letras e Números (Geração Byte)

- A Casa da Família Urso (Expoente Informática)

- 100 Mistérios que ensinam e Divertem (EMME Kids)

ticketitos.com.br


Fonte:
 
 


3 comentários:

  1. Acho difícil esse assunto. Apesar de eu ser viciadíssima em internet e saber todos os benefícios de se conectar, acho que não vou deixar a Alice usar o computador tão cedo. Talvez muito raramente para joguinhos, mas acho importante ela ser alfabetizada primeiro, entende? E ao mesmo tempo tenho medo de querer criar ela alienada. Não sei, não sei. Dúvidas crueis. rsrs! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá yahhh, aqui em casa o computador teve sua parcela na alfabetização por causa dos joguinhos com letrinhas e foi válido, ela aprendeu bem rápido a reconhece-las e já chegou na escolinha adiantada rsrsrs. Pensa com carinho!! Obrigada pela visita, bjos!!

    ResponderExcluir
  3. Huuummm, adorei as dicas. Eu entro de vez em quando no site do Discovery Kids com o FH pra ele ver os videos e ele adora. Qualquer hora ovu experimentar os joguinhos com ele também!
    Beijos!!!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...