terça-feira, 15 de novembro de 2011

Leitura, vamos estimular nossos pequenos - by Roberta Groba

http://www.guiagratisbrasil.com/livros-infantil-educativo/

Olá!!

Caros leitores, após ler esse depoimento de nossa amiga Aline Martins, que por sinal mexeu comigo, resolvi partilhar a experiência da leitura com vocês.
E com o consentimento de nossa amiga trouxe parte do que ela nos contou:

" Eu sempre adorei ler, minha ânsia por leitura era tanta que eu aprendi a ler sozinha com 4 anos, só pra ter a liberdade de poder ler tudo que eu quisesse. É que meu pai cansava de ler todas as coisas que eu queria que ele lesse pra mim e brigava kkkkkk Meu sonho era ter muitos livros pra eu poder ler todos... Aí um dia conhecemos a Luciana, os pais dela tinham muitos livros infantis em casa, uma verdadeira biblioteca, mas a Luciana e os irmãos nem ligavam. Eu, a Lu e a Luciana fomos grandes amigas... A tia Vera, mãe da Lu, sempre deixava eu levar vários pra casa pra eu ler. Foi a melhor fase da minha infância."

A minha infância foi cercada de livros, lá em casa minha mãe e minha tia eram sócias do Clube do Livro ( tipo uma Natura só que de livros), não sei se vocês já ouviram falar mas o vendedor levava o catálogo todo mês e elas escolhiam os livros que queriam e depois recebiam em casa. Era muito bom e tinha muito livro infantil, então sempre sobrava um para mim (hehehehehe).
Adorava ler, passava horas lendo. Todo tipo de livro, com muitas figuras, poucas figuras, grossos, finos, qualquer um... Entrava pela estória adentro, e literalmente me sentia uma personagem do livro. A leitura faz com que nossa cabeça trabalhe, desenvolve a criatividade e aumenta o vocabulário. Na fase da adolescência adorava umas séries que vendiam na Ediouro, série Vagalume (nem sei se existe ainda), tinha Éramos seis e A Turma do Posto Quatro, duas turmas que desvendavam mistérios, pura ficção, mas muito divertido.

E assim meu gosto pela leitura foi crescendo, hoje gosto muito de ler e devoro um livro rapidamente se tiver tempo, coisa que anda escassa hoje em dia por causa das crianças.
Agradeço muito a minha família pelo incentivo dado quando ainda era pequena, pelos livros que ganhei, pelas mil estórias repetidas que minha mãe leu para mim e pela oportunidade de conhecer o vasto mundo da leitura.

E assim faço com minhas filhas, não nego livros a Maria Clara e ela já tem uma biblioteca de respeito. Desde livros bem infantis a livros sobre animais. É muito importante a participação dos pais nesse processo, pois o exemplo vem de casa, sempre leio livros com ela desde pequenininha quando só entendia os desenhos e apontava feliz da vida cada um mesmo sem entender a estória que ouvia. E hoje mesmo ela sabendo ler continuo incentivando e dividindo estórias com ela.
Como também tenho feito com a Marina, só que um pouco diferente porque ela é mais levadinha que a irmã e não fica muito tempo sentada ouvindo estórias mas aos poucos vou cativando e tornando esse momento juntas divertido para que ela goste tanto quanto a irmã!!

E como disse um amigo nosso: "Sempre dê livros, com ou sem a criança pedindo, faça disso um costume na sua família, leia junto para criar um hábito saudável nos seus filhos assim como minha mãe fez comigo e meus irmãos!", essas palavras nunca mais saíram da minha cabeça, sábias palavras. E procuro seguir isso aqui em casa!!!

Portanto vamos estimular nossas crianças a ler, mas ler livros de verdade e não ficar lendo só no computador.
http://arquivoetc.blogspot.com/

Vamos mostrar o prazer de folhear um livro bem colorido cheio de personagens diferentes e viajar através das estórias, do tempo e do espaço.


Vamos tirar um tempinho, mesmo que pequenininho para contar estórias, para ler junto. Para se divertir com esse ato prazeroso que é a leitura!!!

E você gosta de ler? Conte um pouco sobre você e os livros!!!

3 comentários:

  1. Adorei o post hehehe
    Realmente, ler é a melhor coisa do mundo e cabe aos pais ensinar isso pros filhos. Eu que dou aula em universidade vejo o quanto essa falta de estímulo se reflete gravemente na vida adulta.
    Vamos ler para os nossos bebês!!!
    Beijos!!!!!

    ResponderExcluir
  2. eu tambem amo ler, sempr gostei desde criança, hoje sempre qe tenho tempo pego um livro! adorava tambem a serie vaga lume, li todos e varias vezes!
    inclusive depois do post da aline fui la na casa de mainha ver se ela ainda guardava, mas uma pena ja tinha doado... a ilha perdida, o enigma da televisao, o escaravelho do diabo, o caso da borboleta atiria,o misterio dos 5 estrelas, ahhh são tantos!! queria ler tudo de novo!!!!!

    ResponderExcluir
  3. gente e o tanto q hj em dia tem livros lindos p crianças??? Fico apaixonada de ver!!! Quero muito estimular esse meu habito perdido na Isa!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...