segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Leite materno é vida! A importância da doação - by Alê

Olá leitores queridos!!
Imagem do site Uol
Quando engravidei, uma das minhas milhares de preocupações era se eu ia poder e ter condições de amamentar minha filha. Graças a Deus, Ele me abençoou muito e para minha enorme felicidade eu pude sim amamentar, e muito, a minha florzinha. Eu tive muito leite, e durante o tempo que amamentei, eu também doei meu leite. Olha que palavra mais linda: doar!
Um breve relato de como tudo começou:
Logo que Anna Laura nasceu, eu tive dificuldades para amamentá-la, o leite não saia, por pura inexperiência de mãe de 1ª viagem e sem ninguém pra me orientar! Fiquei sem alimentar minha bebê por umas horas e isso me deixou desesperada claro, pois ela chorava, chorava e só chorava. Ouvi alguns conselhos das passoas "mais experientes" que não foi uma boa ajuda, tipo: coloca um pano quente que ajuda; dá logo o NAN que pelo jeito você ta sem leite, sua filha está sem força, coloca um menino pra sugar esse leite, que menino tem mais força! Um absurdo atrás do outro!
Até que uma vizinha me falou sobre a existência do Biama(Banco de Leite da Região) em Petrolina-PE e que podia ir lá pedir ajuda. Nisso também falou pra eu ir preparada que as pessoas que trabalham lá eram meio que grosseiras. Na hora nem liguei pra isso, pois toda ajuda positiva que eu tivesse melhor. Fomos lá sem demora, esperamos um pouco, pois tinha uma mãe sendo atendida!
Fomos bem recebidos pela moça, explicamos qual era o meu problema e recebemos uma aula espetacular de como amamentar!
Foi uma semana indo visitar o Biama com muito proveito. E lá fui convidada para doar meu leite, já tinha bastante. Na hora fiquei em dúvida, mas levei os potes pra casa!
E assim começou a minha fase de doadora de leite materno!
imagem do site submarino
Eu tinha tanto leite que enquanto a Anna laura mamava em um, eu colocava as conchas de amamentação no outro para ir colhendo o leite que vazava, e era muito! Eu chegava a encher um pote daqueles de maionese! Depois que minha bebê estava totalmente saciada, começava a ordenha manual.
E toda semana eles iam na minha casa pegar os vários potes congelados de leite materno!
A medida que Anna Laura foi desmamando, aos poucos meu leite foi diminuindo e avisei no Biama que ia parar de doar por causa disso, eles agradeceram muito minha participação, mas eu que fiquei agradecida por ter podido ajudar!
E por isso estou aqui, para incentivar a todas as mamães que podem doar seu leite, o pouco que você doa já é muito, pois um recém nascido pré maturo toma poucos mls de leite por vez. Além de ser um lindo gesto de amor que pode salvar a vida de um serzinho indefeso e que precisa.
Todas sabemos a importância do leite materno na alimentação do bebê, e muitas mamães não tem condições de alimentar seu filho pré-maturo e necessitam da boa vontade de quem tem muito e pode dividir, foi o que fiz. Cada vez que o Biama ia lá buscar os potes eu me sentia muito feliz por estar ajudando e quem sabe até salvando vidas. Saí até na televisão participando da campanha por aqui! rs

Já foi até instituido o dia mundial de doação de leite materno, 19 de maio, pra efetivar a importância desse ato, até já falei sobre isso nesse post aqui !
Se você se interessou e quer saber um pouco mais, entre no site da FioCruz que lá você encontra todas as informações necessárias e ainda pode encontrar o Biama mais perto de sua casa.

E mamães que já são doadoras, parabéns pelo gesto, continuem a doar enquanto puderem, pois não estão doando só leite, também vida! E como está sendo a experiencia de vocês?

Beijos grandes da mamãe Alê

2 comentários:

  1. Muito legal a sua experiência, ajudar o próximo é sempre uma atitude gratificante!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu não doei o LM qdo tive a Isa por puro problema de logistica mesmo, infelizmente o banco de leite de Goiania não faz coleta em Aparecida, mesmo uma cidade sendo colada na outra e com RN não dá p ficar saindo p levar....eu acumulei alguns potinhos que a minha pequena mesmo acabou utilizando, mas acho lindo o ato de doar!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...