sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Contagem regressiva para o aniversário do FH - by Aline Martins

Olá pessoal. O aniversário de 2 anos do FH se aproxima e nós aqui em casa resolvemos esse ano optar por uma festa mais simples, para poucos amigos e o mais importante, que pudéssemos economizar bastante.

Não quero deixar de comemorar nenhum aniversário do FH, desde o primeiro até o último que ele desejar comemorar com a nossa família (porque adulto sempre tem umas paranóias de não querer comemorar aniversário né?), mas não posso me dar ao luxo de todo ano gastar um monte com festa de aniversário. E outra, se todo ano ele ganhar uma festa linda e cara de Buffet, como é que ele vai saber dar valor às coisas simples, preparadas pela mamãe e pelo papai?
As coisas simples também são boas né? É só a gente se lembrar de que na nossa época de infância quase não existiam festas caras de Buffet e a gente se divertia do mesmo jeito.

Mas não é porque eu quero economizar e fazer algo mais simples que a festa vai ser esculhambada, feia e sem planejamento. Muito pelo contrário. Festa boa é festa bem planejada. Por que? Porque quando planejamos, conseguimos os melhores preços, o que nos permite economizar bastante, podemos caprichar nos detalhes que vão deixar a festa mais bonita, fazer as coisas com calma, já que temos tempo para isso, e aproveitar a festa no dia, pois tudo foi programado e você não teve que fazer nada de última hora, ficando exausta na hora em que os convidados chegam.

Pensando nisso, resolvi criar um checklist com prazos para organizar os detalhes da festinha do meu filhote, com comentários do que eu já fui providenciando. Afinal, o grande dia se aproxima hehehe

Espero que meu checklist possa ajudar vocês também, a se organizar e planejar uma festa simples e ao mesmo tempo esplendorosa pros seus filhos.

Só uma última observação: nesse aniversário eu não estou contratando praticamente nada. Estou fazendo tudo no melhor estilo “faça você mesma”. E acho que é por isso que essa festinha está me dando tanto prazer. Até o bolo eu vou fazer esse ano. Eu venho contar como foi depois!

Meses antes:
Nem defini prazo aqui porque isso vai depender da sua "agonia" hehehe. No meu caso, esse meses antes começou em janeiro desse ano, sendo que o aniversário do FH será só dia 26/11.
  • Definir tema e estilo da festa (formal ou informal). Aqui o tema definido foi safári, com o jeep do papai na jogada, é claro.
  • Escolher o local e decidir como irão ser servidas as comidas e bebidas: Buffet ou nas mesas. Eu optei por festa em casa, com as comidas e bebidas self service, já que a festa será bem informal.
  • Escolher a data, hora de início e duração da festa: esse detalhe é importante porque festa de criança sempre tem hora certa pra começar e terminar. Por favor, gente, criem o hábito de chegar na hora certa em festa de criança, por vários motivos: primeiro, criança geralmente tem rotina, fica com sono cedo e se você vai muito tarde ela não aproveita a festa direito; segundo, os pais sempre programam um horário pensando na rotina do filho e se você chega muito tarde certamente vai perder toda a programação que foi feita para a festa, alem de ser falta de educação. Terceiro, é importante chegar no horário para que você dê exemplo e ensine seu filho que tudo na vida tem horário. Eu sou uma critica ferrenha desse negocio de brasileiro achar que as coisas sempre atrasam e nunca chegar em nada no horário. Odeio coisas que atrasam. Eu sempre chego no horário e acho uma falta de respeito absurda quando as coisas não começam no horário. Devíamos ser mais britânicos e respeitar os horários das coisas. E por fim, festa em Buffet sempre tem hora certa pra começar e acabar. Se você vai fazer festa em Buffet, tem que cumprir o horário porque não cumpri-lo significa pagar mais caro no final. E se você foi convidado para uma festa em Buffet, é no mínimo gentil lembrar-se disso e ser cordial com seu amigo, ou pai do amigo do seu filho, que terá que pagar a mais se você se atrasar né?
  • Fazer as reservas necessárias e pagar os depósitos. Esse detalhe é super importante, principalmente se você quer economizar. Quanto maior for sua antecedência, melhores serão os preços que você vai conseguir e mais chance de ter a data que você quer, especialmente se na sua cidade não tem boas ou várias opções de Buffet.
  • Criar uma lista de convidados. A lista é fundamental para você se programar e saber quanto você poderá gastar com cada coisa. Lembre-se de já pensar em um percentual reserva, geralmente em torno de 10%, porque a gente sempre se lembra de um ou outro convidado em cima da hora. Mas observe- um ou outro convidado não pode significar o dobro da sua lista, ok?
  • Comprar o material a ser usado na festa: essa parte eu indico como material de antecedência aquilo que você se propor a fazer: lembrancinhas, guloseimas personalizadas, essas coisas. Todos esses detalhes que estão cada vez mais na moda e deixam a festa ainda mais bonita ficam lindos se forem programados com muita antecedência. Explico: no Orkut e no facebook tem ótimas comunidades com rodadas de desconto, onde você encontra produtos personalizaos em preços muito convidativos, bem mais baixos que o preço de mercado. Mas para aproveitar esse tipo de promoção, seguem algumas dicas: procure investigar quem é o fornecedor da rodada, se ele é bem recomendado por outras pessoas que já compraram dele, se ele costuma ter problemas com a entrega. Nas próprias comunidades tem tópicos de “não recomendo” onde você consegue verificar esse tipo de informação. Outra dica valiosa é a compra com antecedência. Não adianta querer encomendar itens personalizados com menos de um mês da festa, porque tem o prazo para a pessoa confeccionar a arte, você aprovar, ela fazer o produto na quantidade que você encomendou, você pagar, ela postar no correio e você receber. Tem que ter pelo menos um mês de prazo, dependendo do produto que você encomendar. Eu comprei já personalizado os tubos de brigadeiro (igual aquelas pastas de dente sabe?) e comprei para eu mesma personalizar mini baleiros, latinhas mint to be e mini garrafinhas de PVC. Com calma estou personalizando tudo e já está praticamente tudo pronto e lindo. E peguei excelentes preços com minha antecedência planejada.

Um mês antes:
  • Escolha o menu: nos vários checklists que achei por aí fala pra definir isso com 2 semanas de antecedência. Mas eu repito: se você já fechou Buffet, fechou também o cardápio, porque é de praxe. E se vai fazer em casa, defina com mais antecedência pra aproveitar promoção. Quem faz festa em casa geralmente quer economizar e ninguém economiza nada largando tudo pra ultima hora. Pior, além de não economizar, ainda corre o risco de pagar mais caro, porque esqueceu de alguma coisa.
  • Escreva uma programação para a preparação das refeições, anotando o que tem que ser feito antes e o que precisa ser preparado no dia do evento. Tem muita coisa que dá pra fazer e congelar. Se você tem um bom freezer com bastante espaço, ou tem um amigo que tem freezer que pode te emprestar por um mês, vale muito a pena fazer e congelar. Você economiza tempo e principalmente, evita de ficar podre de cansada no dia da festa. Essa programação é importante para você saber o que você pode fazer antes e congelar e o que só dá pra ser feito no dia. Também selecione aquelas receitas que não perdem em qualidade e sabor quando congeladas. Na internet dá pra achar diversas receitas inclusive com dicas de congelamento, e no Orkut tem uma comunidade chamada "festa de aniversário: faça você mesma" que dá todas essas dicas. Lá ensina inclusive a congelar docinhos. Olha, modéstia a parte, eu sou boa na cozinha, até já postei aqui algumas receitas boas para congelar, mas nunca arrisquei congelar docinhos. Na comunidade eles falam que dá certinho. Quem sabe você não tenta e vem contar pra gente como foi?

Duas semanas antes:
  • Comece a fazer as comidas que você se programou de fazer e congelar. Olha, até tem muita receita que dá pra fazer com muito mais do que duas semanas de antecedência. Mas aniversário gostoso, com comida gostosa é aquele com cara de tudo fresquinho. E quanto mais tempo a comida ficar congelada, menos essa cara ela terá. Então procure não fazer com muita antecedência, para ficar com tudo mais fresquinho e saboroso.
  • Contrate ou alugue os equipamentos de que precisará como cadeiras, mesas, telão, etc;
  • Compre refrigerantes, vinhos, sucos, cervejas e outras bebidas que queira servir;
  • Caso vá fazer uma festa formal, faça cartões para marcar os lugares de seus convidados;
  • Selecione as músicas que irão tocar na festa. Lembre-se: festa de criança deve tocar música de criança. Sou totalmente contra festa de criança que toca Madonna e afins. Criança é criança e meu filho, por exemplo, fica muito mais feliz e se diverte muito mais ouvindo a Galinha Pintadinha do que qualquer outra coisa. A festa é pra ele e não pra mim.
  • Planeje as atividades e entretenimento para as crianças. Lembre-se de considerar a faixa etária dos convidados. Você pode optar por contratar um recreador, palhaços, teatros de fantoches, alugar brinquedos como infláveis, cama elástica, mas observe, não se esqueça da faixa etária predominante das crianças. Aqui em casa eu vou fazer um espaço kids com mesinha, desenhos para colorir, giz de cera, brinquedos de empilhar e encaixar e tapete de EVA e um espaço home cinema para os maiores, com pipoca, refrigerante e filmes de desenho da Disney.

Uma semana antes:
  • Se a festa for em sua casa, tome todas as providências necessárias para deixá-la bonita, como deixar limpas toalhas de mesa e guardanapos de pano que pretende usar, aparar a grama do jardim, limpar a piscina se tiver etc.
  • Decida o que vai vestir. Prove a roupa para ter certeza que serve. Faça os ajustes necessários. Isso é importantíssimo, especialmente para uma mãe que após a maternidade vive brigando com a balança. e nada de engordar até o dia da festa RS
  • Escolha a roupa do aniversariante. Importante: se você pretende providenciar uma roupa mais complicada ou uma fantasia especial para a hora do parabéns, não pode deixar esse item para apenas uma semana antes da festa ok? Tem que providenciar com mais antecedência. A roupa do FH eu já providenciei um mês antes, porque eu quero ele vestido como explorador de safári hehehe
  • Telefone para os convidados que ainda não responderam ao convite, caso você tenha colocado como exigência a confirmação. Esse passo é importante se você estiver fazendo a festa em Buffet com numero de convidado pré-determinado;
  • Confirme a encomenda do bolo e arranje para que ele seja pego ou entregue antes da festa;
  • Se for um churrasco, assegure-se de que há carvão suficiente para a churrasqueira;
  • Compre os alimentos que não necessitam de preparo ou que possam ser preparados ou congelados até o evento;
  • Separe a câmera fotográfica, ou de vídeo e se certifique que há bastante bateria/filme.
Três dias antes:

  • Faça sua lista de compras.
  • Cheque sua geladeira e despensa.
  • Vá ao mercado com uma lista do que ainda falta providenciar.
  • Limpe pratos e utensílios que serão usados para servir.
  • Tenha um kit de primeiros socorros preparado para qualquer emergência.

Um dia antes:
  • Organize a área das bebidas;
  • Decore o local da festa. Caso seja ao ar livre, organize apenas o que dá para deixar exposto, deixando a finalização para o dia do evento;
  • Descongele os alimentos preparados anteriormente. Atenção para as regras de descongelamento de alimentos. Não deixe os alimentos expostos ao ar livre, cuidado com as regras básicas de higiene, afinal, você não quer que a comida estrague, nem que alguém fique doente por causa da sua comida né?

No dia da festa:
  • Faça as últimas receitas que ficaram para o dia da festa;
  • Compre gelo, flores e outras coisas perecíveis que você se programou de providenciar;
  • Finalize as atividades e prêmios que ocorrerão na festa;
  • Finalize a decoração.
  • Procure terminar tudo pelo menos duas horas antes de seus convidados chegarem para poder descansar um pouco.
  • Divirta-se!

No dia seguinte:
  • Limpeza e arrumação do local.

Dois ou três dias depois da festa:

  • Oriente e ajude seu filho a fazer cartões de agradecimento pela presença e presentes ganhos e também a seus ajudantes na preparação da festa. Essa é uma dica valiosa: é uma forma de desde cedo ensinarmos nossos filhos a agradecer, a ser educados. Lembre-se sempre: gentileza gera gentileza!
  • Envie algumas fotos para os parentes distantes que não puderam comparecer. Ou então coloque no Orkut, no Facebook, no Twitter e mostre pra gente também ficar orgulhosa do seu esforço! :D

Espero que tenham gostado do checklist.
Beijos,
Aline

4 comentários:

  1. eu té comecei a fazer um roteiro bem parecido com o seu amiga, mas daí com a casa, faculdade e tudo +, meio que empacou tudo aqui! agora é correr contra o tempo e deixar tudo em ordem para o niver da florzinha!!!
    adorei o post!!

    ResponderExcluir
  2. Amiga eu amei o check list, com certeza programação é tudo!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom ter tudo organizado!!
    E esotu orgulhosa de poder participar um pouquinho dessa festinha.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, organização é o seu nome! Adorei o checklist e ainda não decidi a respeito da festa de 2 anos do Pedro (se faço na minha mãe ou em buffet) mas adorei as dicas! A festa dele vai arrasar!
    Como eu não sei fazer nada, também gosto de me programar com antecedência já que preciso contratar tudo rss
    Bjs,
    Mi

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...