quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Começando a fazer o enxoval – Parte 2: Roupas e cia - by Rolopes

Queridos leitores e leitoras!

Continuando a minha série "fazendo o enxoval do bebê", hoje falarei um pouco sobre roupas, sapatos e cia.

Quando somos mães de primeira viagem, ficamos perdidas no meio de tantos ítens a serem adquiridos. E o pior é que não temos noção da quantidade que devemos comprar de cada ítem, se vai usar aquilo mesmo ou não... perguntamos pras pessoas que já tem experiência no assunto e aí é que a coisa complica mais: cada uma diz uma coisa! Tudo vai depender também da época do ano em que o bebê vai nascer. Enfim, são muitas variações no mesmo tema.

Existem várias listas de enxoval rodando pela internet e lojas de bebê, elas são úteis pois indicam as coisas que devemos comprar, mas a quantidade de cada uma é o que realmente interessa.

Vou postar aqui um exemplo de uma lista básica (montada por mim):

Para vestir:

2 Luvinhas (particularmente não usei isso)
2 Sapatinhos (quem resite em comprar só 2? rs)
2 Toucas (aqui nesse calorão não uso, só no inverno)
6 Meias
8 Kits Body e Calça, sendo 4 de manga curta e 4 de manga comprida (Bodies são meus preferidos, só usava isso!). As calças podem ser alternadas: algumas com pés e outras sem pés (com pé é mais prático mas perde mais rápido também).
6 Macacões Compridos
3 Macacões Curtos
2 Casaquinhos de Malha
4 Camisetas Básicas
3 Babadores (eu dispensaria este ítem para RN, só usa mais pra frente)
1 Saída de maternidade (na verdade eu não comprei isso pois achei muito caro, usei uma roupinha normal bem bonitinha pra sair da maternidade)

Cama e Banho

1 Cobertor
1 Edredon
2 Mantas (incluiria uma de malha e uma mais quentinha, de lã ou linha)
3 Jogos de Lençóis p/ Berço
3 Toalhas de Banho (as de fralda são mais macias)
1 Travesseiro Anti-Sufocante (no começo nem colocava travesseiro)
2 Fronhas avulsas
2 Jogos de Lençol de Carrinho (mal usei 1)
2 Jogos de Lençol Moisés (não usei moisés)
1 Capa p/ Bebê-Conforto
6 Fraldas Pequenas Tecido
6 Fraldas Grandes Tecido
6 Toalhas/Fraldas de Boca
1 Saco de Dormir (é muito útil no inverno, a criança não se descobre e fica quentinha)

Para quem mora em regiões quentes, invista em tecidos mais leves, como a malha e a linha. Nada de lã! O pediatra da minha filha diz que lã dá alergia no bebê! Para quem mora em regiões mais frias, alterne roupinhas de malha e roupas de plush, linha e lã, sempre lembrando de que, se for usar coisas de lã, colocar alguma peça de malha por baixo.


Como moro em uma região quente (MS), quase não usei roupas de manga longa na Rafaella, até porque ela nasceu em dezembro! Só colocava manga comprida quando ela ficava no ar condicionado e olhe lá! Ela sempre foi muito calorenta! Manta eu só usei de piquet e malha. Mas nunca a deixei sem meia, mesmo que estivesse quente, pois as mais antigas dizem que a friagem entra pelo pé! Pelo sim, pelo não, fiz como me recomendaram.

Essa lista parece que tem pouca coisa, mas sempre opte por comprar pouca coisa pois a gente ganha muita coisa de presente das visitas, e outra, bebês crescem muito rápido nessa fase e perdem tudo. Eles também não sujam muita roupa, então dá tempo de lavar e usar novamente.

Sobre o tamanho das peças, opte pelas peças RN e P. Me falavam pra não comprar muita coisa RN pois dependendo do tamanho do bebê, usaria muito pouco ou nem usaria. Mentira! A Rafaella nasceu com 3,300kg, 48cm e usou RN até fazer 1 mês. Me arrependi de comprar pouca coisa RN. Dependendo da marca da roupa, o tamanho P fica enorme nos recém nascidos.

Referências:

deyjavu.blogspot.com
http://4.bp.blogspot.com/-WWjMYsSPz_I/TsRPxjurAhI/AAAAAAAAARY/MzNRIAt_Vmw/s1600/enxoval-do-baby.jpg

4 comentários:

  1. Adorei a lista, bem exuta mesmo. Eu também fiz assim.
    As roupas RN costumam vestir até 5 ou 6kg, dependendo da marca. Então vale a pena comprar sim. FH que nasceu miudo usou algumas roupas RN até 3 meses.
    Beijos!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ai ai;...pq eu tenho q ser tão exagerada né? hehehehhehe

    ResponderExcluir
  3. Olá faço parte do Clube das mães e Pais blogueiros e vim conhecer o Blog pra vota no opiniblog, o meu blog tbm ta participando lá , venha nos conhecer e vota! rs
    já to te seguindo tbm, depois volto com mais tempo pra "conhece las" melhor! rs

    beijos meu e da Júlia
    www.minhadocejulia.com

    ResponderExcluir
  4. Oi!!! Encontrei você no CmpB, lá no Opiniblog. E vim conhecer para poder avaliar. Estou adorando tudo, já virei seguidora. Quando tiver um tempinho passa lá no meu para conhecer e para poder avaliar também!!
    E falar sobre o enxoval é uma ótima ideia. Lembro de ficar desesperada, de criar listas e listas, de muita coisa inutil que eu via. rsrs! Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...