quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Começando a fazer o enxoval – Parte 1: Quarto do bebê - by Rolopes

Quando descobrimos a gravidez, já começamos a pensar em fazer o enxoval do nosso bebê. A gente já corre na primeira banca pra comprar aquelas revistas de decoração de quartos de bebê, e ali começamos a sonhar em como será o cantinho do nosso tão desejado bebezinho. Vamos contando as semanas ansiosamente até descobrir o sexo do bebê e então finalmente decidir o tema ou a cor escolhida pro quarto, os móveis e os detalhes que enfeitarão aquele cômodo.

Hoje vou compartilhar com vocês o momento que estou vivendo, que é o começo da organização do enxoval do meu menininho! Vou começar falando sobre a montagem do quarto do bebê.

Agora me sinto mais tranquila em organizar as coisas pra chegada do nosso 2º bebê pois já passei por isso uma vez e sei do que vou precisar e com quanto tempo de antecedência devo encomendar as coisas. Na gestação anterior fiz questão de me antecipar em tudo e encomendar as coisas com bastante antecedência para não ficar na mão, e essa é a primeira dica que vou deixar para vocês: se planeje para deixar tudo (ou quase tudo) pronto até o 7º mês de gestação. Não é exagero, posso garantir para vocês! As razões para isso são claras: depois dessa época sua barriga estará enorme, você cada vez mais cansada e indisposta, o que não ajuda em nada na hora de ficar andando pela rua atrás de coisas do enxoval. Outra razão é que (Deus nos livre) bebês podem querer nascer antes do previsto, aí você não terá nada arrumado pra chegada do bebê. O último motivo pra se antecipar é que geralmente as coisas de enxoval são encomendadas, isto é, você não encontra a pronta-entrega e os prazos dados ocasionalmente sofrem atrasos, deixando você na mão se fizer encomendas em cima da hora. Móveis geralmente demoram 30 dias pra chegar; se mandar fazer o jogo de berço, cama, cortina, lembrancinhas, o prazo geralmente é esse ou até mais. Se for fazer reforma no quarto do tipo pintura de parede, gesso, armário, instalação de ar condicionado, também comece logo pois os prestadores de serviço costumam enrolar um pouco.

Escolha das cores

Além das cores tradicionais de quarto de bebê como o branco, amarelo claro ou verde-água, você pode inovar e utilizar cores fortes como vermelho, azul marinho ou pink pois estimulam a percepção e a curiosidade da criança. Mas tome cuidado para não ficar muito carregado pois isso pode ter um efeito contrário e estimular demais o bebê, deixando-o inquieto diante de tanto estímulo. Já os tons pastéis transmitem mais tranquilidade e ajudam o bebê a relaxar. A dica para não exagerar é alternar as cores das paredes, sendo uma clara e outra escura, ou apenas uma delas no tom escuro. Se quiser, pode fazer as paredes todas brancas e investir nas cores fortes apenas na decoração. Eu particularmente prefiro assim! As paredes também podem ser listradas, ou com border no meio e cores diferentes em cima e embaixo, com adesivos decorativos, com painéis de madeira formando um barrado, ou ainda utilizar aplicações em MDF ou papéis de parede.












1ª foto: Cores fortes na paredes
2ª foto: Paredes brancas e cores fortes nos objetos de decoração


Sugestões de temas para meninas:

Camponesa, flores, borboletas, jardim, joaninha, casinha de boneca, fadas, bonecas, libélula, bailarina, moranguinho, Disney (princesas, pequena sereia, sininho, minnie), Hello Kit, carneirinhos.

Sugestões de temas para meninos:

Carros, meios de transporte, esportes (incluindo aqui o time do papai), selva/safari, arca de noé, pipas, ursos, esportes radicais, fusquinha, carneirinhos, pequeno príncipe, Ursinho Puff.

Móveis

Os móveis indispensáveis para o quarto do bebê são o berço e um armário para guardar as roupinhas, que pode ser somente uma cômoda (que já serve como trocador) ou então um guarda-roupas. Tudo vai depender do espaço que você tem. Eu digo por experiência própria que somente uma cômoda resolve bem o problema. Aqui em casa, 90% das coisas da Rafaella estão na cômoda: roupas, acessórios, fraldas e lençóis. Uso o guarda-roupa apenas para pendurar os vestidos dela mas existem cômodas que até tem uma parte para cabides. Além desses 2 móveis, costuma-se colocar também a poltrona de amamentação, uma mesinha de apoio ao lado (ou um criado) e a cama auxiliar ou cama de babá. No nosso caso, como o quarto é pequeno, tive que optar por apenas um desses itens e acabei escolhendo a poltrona. Não me arrependo pois usei muito na época da amamentação e a utilizo até hoje. A cama auxiliar seve mais para as pessoas que tem babá ou outro acompanhante que vai dormir no quarto do bebê. Essa cama será útil no futuro quando o bebê crescer e passar a dormir na cama. Se você não tem espaço para ela e já quer garantir o futuro, compre o berço que se transforma em mini-cama, o preço não é muito diferente do s berços tradicionais e você vai garantir a cama para o seu filho até os 4 ou 5 anos de idade.
Berço, cômoda (trocador) e poltrona - pra mim é o essencial!

Decoração

Aqui entram uma infinidade de itens, que variam de acordo com a sua necessidade e o quanto você pode gastar com isso. Incluímos aqui as cortinas ou persianas, abajur, luminárias, nichos ou prateleiras, tapete, quadro, enfeite de porta, baú para guardar brinquedos, almofadas, kit higiene, além de outros itens que combinem com o tema escolhido, como bonecas, ursos e carrinhos. Vale lembrar que essas coisas acumulam poeira, e em quarto de bebê deve-se ter todo o cuidado em relação a esse problema. Se optar por enfeitar o quarto com coisas de tecido ou bichinhos de pelúcia, lembre-se que terá que tirar tudo pra lavar pelo menos 1x/mês.

Quarto decorado no estilo provençal - clássico e chique!

Enxoval para o berço

Este ítem é de extrema importância, tanto para segurança do bebê no berço como para compor a decoração do quarto. Ele é composto de 3 protetores laterais e 1 rolinho pra proteger as laterais do berço, impedindo que o bebê se choque diretamente contra a madeira do berço. Ele deve ser confeccionado por um tecido macio, fácil de lavar e durável pois você terá que lavá-lo com uma certa frequência. Existem modelos recheados com uma espuma mais fofa, formando almofadas gordinhas, ou então os modelos com espuma mais fina, o que deixa um visual mais clean e o berço fica mais espaçoso. Além desses 4 itens, pode-se acrescentar mais almofadas pra decorar o berço e também a saia do berço pra dar acabamento na parte inferior do mesmo. Além disso, um mosquiteiro para o berço é imprescindível para evitar que pernilongos ataquem o seu bebê. Existem berços que já vem o varão embutido, aí é só comprar um mosquiteiro para ele. Se preferir, pode-se fazer o mosquiteiro em forma de cortinado, instalado no teto acima do berço, ou ainda com dossel fixo na parede.

1ª foto: Dossel de parede;
2ª foto: Dossel de teto;
3ª foto: Mosquiteiro de berço.


Por aqui já está tudo pré-definido! Agora que sabemos que virá um menininho, eu já escolhi o tema do quartinho: será “esportes”. Vi na capa de uma revista de decoração e amei, vou mandar fazer o jogo de berço igual (vou começar a fazer orçamento essa semana e encomendar ainda esse mês). O quarto onde o bebê ficará ainda está desorganizado, será preciso retirar um armário antigo de lá (já solicitamos a retirada para o marceneiro, que deve fazer isto dentro deste mês). Depois disso teremos que fazer a borda de gesso onde foi retirado o armário e pintar as paredes, que serão todas brancas e em uma delas farei uma pintura com listras em tons de azul e cinza. Aí estára praticamente pronto pois o berço e a cômoda já estão lá (que era da maninha), restando apenas transferir a poltrona e a mesinha, instalar cortina e ventilador/ar condicionado. Acredito que até o final de janeiro isto tudo deve estar pronto, sendo que o bebê chega no meio de março.

Referência:


http://www.conhecendoseubebe.com.br/decoracao/decoracao-do-quarto-do-bebe-da-pintura-de-parede-ao-enxoval.html

Fotos:

1. http://3.bp.blogspot.com/-q3fGRPTWSfI/TrGaPDg_40I/AAAAAAAAAPg/d3SzHGE-xW0/s1600/Decora%25C3%25A7%25C3%25A3o-para-Quarto-de-Beb%25C3%25AA-2.jpg
2. http://1.bp.blogspot.com/-mWEO-5WRW-0/TrGaqu7T7cI/AAAAAAAAAP4/n2EvbgkUJ-w/s1600/quarto-bebe-mobilias.jpg
3. http://1.bp.blogspot.com/-DJl2Foe4clk/TrGa4VqkaTI/AAAAAAAAAQE/k2yUTghHuas/s1600/QUARTO%257E1%2B%25282%2529.JPG
4. http://3.bp.blogspot.com/-9oV8stbx_aQ/TrGhGch6FII/AAAAAAAAARA/t621JkUSWgk/s1600/quarto%252420de%252420bebe.jpg
5. http://3.bp.blogspot.com/-_fMA27jxamk/TrGdtH0Xc4I/AAAAAAAAAQ0/s9MQRN66HH4/s1600/quato%2BThais.jpg
6. http://4.bp.blogspot.com/-XUenDLIJRTQ/TrGb4EYsibI/AAAAAAAAAQQ/7bn8A1bZmLg/s1600/dossel%2Bparede.jpg
7. http://2.bp.blogspot.com/-Y025h6AvPvs/TrGcHbSxhmI/AAAAAAAAAQc/cT-xSe_rZO4/s1600/Dossel_teto_Espiral%255B2%255D.jpg
8. http://1.bp.blogspot.com/-xwRlP42Sd9o/TrGcVcP4BXI/AAAAAAAAAQo/dKmLAYSe0kc/s1600/mosquiteiro%2Bber%25C3%25A7o.jpg

4 comentários:

  1. RO adorei o post.
    O Quarto do seu bebê vai ficar lindo, esse tema é uma gracinha.
    Aqui eu também escolhi um tema que agradasse o papai, quando é menino eles fazem uma questão né? O meu pediu pra por um jeep no quarto do FH hehehe
    Amo aquele quarto da poltrona de bolas vermelhas, perfeito!
    Beijos!!!!!

    ResponderExcluir
  2. RO, o quarto vai ficar lindão!! To louca pra ver a parte 2. O que vc vai reaproveitar do primeiro enxoval? O que virá novinho em folha? rs

    ResponderExcluir
  3. Amiga por aqui as coisas dessa vez vão ser mais faceis..... como o unico quarto que tenho lá em casa já está semi pronto já espero outra gatinha, ja mandei fazer um dossel de teto p cama de solteiro q será da Isa p ficar combinando com o berço da maninha e farei kit de berço, cortina, e colcha nova p cama de solteiro!!!

    ResponderExcluir
  4. Aline, sabia que vc ía falar da poltrona de bolas!!! Lembro que vc tinha gostado dela, é lindona né? rs. O que reaproveitaremos são apenas os móveis (berço, cômoda, poltrona e mesinha). O enxoval, jogo de berço e cortina será novinho em folha!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...