sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Quebra cabeça 3D - by Aline Martins

Olá pessoal.

Aniversário de 2 anos do FH se aproxima e é hora de botar mão na massa e fazer as coisas que eu me comprometi a fazer, no melhor estilo “faça você mesma” (coisa que eu adoro). Esse ano resolvi fazer uma festinha mais simples, consequentemente, botando a mão na massa e fazendo praticamente tudo eu mesma. E pra sair do convencional, resolvi fazer como lembrancinha para as crianças um quebra cabeça 3D.

Iniciei minha fase de testes e já adianto pra você que o PAP que vou disponibilizar agora não serve para lembrancinha de aniversário se seus convidados mirins tiverem menos de 4 anos. Isso porque mesmo que o papel que você utilize seja bastante resistente, criança nessa idade destrói em dois tempos. Na mão do FH o brinquedo duraria meia hora, sendo muito otimista. Ou seja, vou partir pro meu plano B, que ue já testei e deu super certo, usando cubos de acrílico ao invés de confeccionar os cubos de papel. No final das contas, vai dar até menos trabalho pra fazer, porque o cubo de acrílico a gente já compra pronto.

Mesmo assim, resolvi colocar o pap porque é uma opção super legal de brinquedo pra fazer pro seu filhote brincar em casa, além de estimular a coordenação motora e outras habilidades. Nem preciso dizer que sob minha supervisão, pro FH não destruir os cubos, ele adorou o brinquedo, e passa um bom tempo tentando montar os bichos todos hehehe

Então vamos lá. Pra fazer o quebra cabeça de cubos você vai precisar de:
- Tesoura
- Cola
- Papel cartão ou papel vergê 180g/m2
- 6 figuras diferentes e coloridas (pode ser no tema da festa ou bichinhos, carrinhos, bonecas etc.)
- Algodão ou manta acrílica
- Régua
- Caneta

Primeiro risque um molde do cubo aberto, como esse:
Preferencialmente, cada cubo deverá ficar com medida de 5x5cm ou maior. Se você fizer menor que isso, vai dar muito trabalho pra montar o brinquedo e a criança vai ter dificuldade pra brincar com ele. Em lojas de brinquedos existe desse tipo de quebra cabeça e ele é recomendado pra crianças a partir de 2 anos. E geralmente os cubos são bem grandes. Também já vi alguns quebra cabeças com 6, 9 e até 12 cubos. Como é pra lembrancinha de aniversário, ficaria muito caro fazer tantos cubos por quebra cabeça. Então vamos montar um com 4 cubos.

Depois do molde pronto, você vi riscar o papel cartão a partir do molde e desenhar 4 cubos. Você pode optar por outra saída mais moderninha: imprimir o desenho do molde no papel vergê. Esse papel eu achei pra vender na papelaria e ele é bem parecido com o papel cartão. A vantagem é exatamente essa: a de poder imprimir o cubo nele. Assim fica certinho, com medidas corretas, e todos os cubos saem exatamente iguais, precisão que nem sempre a gente consegue riscando com caneta e régua né? Eu fiz com esse molde aqui, que eu achei na internet. Configurei a imagem pra que o cubo ficasse com a medida de 5x5cm e imprimi no papel vergê, em modo econômico mesmo, já que é só pra ter o risco no papel.

Recorte os 4 cubos e monte, deixando uma abertura. Uma dica: ou você espera um bom tempo pra cola secar bem antes de terminar de montar, ou então reforce a colagem com fita adesiva, por dentro do cubo, pra ele não ficar feio, nem atrapalhar a colagem da figura mais tarde.

Encha o cubo com algodão ou manta acrílica. Isso serve pra deixá-lo mais firme e amassar com menos facilidade. Nem adianta tentar fechar o cubo sem recheá-lo porque seu cubo não vai agüentar nem a confecção do quebra cabeça, que dirá uma criança pequena brincando com ele o tempo todo. Então, vamos recheá-lo.

Feche os cubos e empilhe-os. Agora vamos para a parte mais chatinha: a de colocar as figuras. Você vai precisar de 6 figuras com a medida total dos cubos juntos, ou seja, se cada cubo tem 5x5cm, as figuras devem ser no tamanho 10x10cm. Outra dica é que as figuras sejam diferentes e de cores diferentes, pra criança poder entender a montagem do quebra cabeça depois.

Vire as figuras pelo avesso e risque o meio delas, dividindo a figura em 4 partes iguais. Separe. Pegue a primeira figura, recorte nas linhas marcadas e cole cada parte da figura em um cubo diferente. Quando pronto, você vai encaixar os 4 cubos e eles vão formar a figura. Uma dica: pra montar certinho, eu monto a figura recortada e pego cada parte e colo em cada cubo, um de cada vez, sem pressa. Uma figura colada errada estraga todo o quebra cabeça, então, paciência nessa hora.

Pegue a segunda figura, recorte, monte as 4 partes e cole no cubo. Atenção agora: se você virar o primeiro cubo à esquerda, vire todos os outros pro mesmo lado. A idéia é que um cubo fique com o mesmo lado das figuras. Assim, se você usou animais, por exemplo, um cubo vai ter só o lado esquerdo das cabeças dos bichos, outro vai ter só o lado direito das cabeças , outro cubo terá só as patas da frente, e o outro os rabos dos bichos.

Vá colando as figuras com paciência, tomando o cuidado de sempre montar o quebra cabeça antes de colar a figura pra ver se está ficando certinho. Pra colcar as duas últimas figuras, coloque o quebra cabeça em pé e cole uma figura na parte de cima do quebra cabeça e a outra em baixo.

Seu quebra cabeça está pronto. Agora é só se divertir.

Volto a repetir: pra lembrancinha de aniversário eu achei o de papel meio frágil. Então vou substituir o cubo de papel por cubos prontos de plástico ou de madeira, o que ficar mais em conta. Daí é só colar a figura do mesmo jeito que eu ensinei aqui, no cubo já pronto. Ainda mais fácil de fazer, e mais resistente. Mas o de papel é uma boa pedida pra você fazer naquela tarde de domingo chuvosa e brincar um monte com seu pimpolho depois né?

Boa diversão.
Beijos!
Aline Martins

6 comentários:

  1. Que dica mara, vou fazer aqui Aline, parabéns pelo post flor! beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu amei essa ideia, mas confesso q tô doida p ver eles feito no cubo de acrilico, uma outra dica bacana tbem é faze-los em cubos de mdf, alem de tudo dá um charme de brinquedo pedagógico!!!

    ResponderExcluir
  3. eu amei a ideia e ja ta sabendo que vou copiar né amiga!!! heheheheh
    bjuxxxx

    ResponderExcluir
  4. Gostei tanto da ideia que vou fazer pra festinha da Jade. Só que já peguei sua dica da caixa de acrílico! rs

    ResponderExcluir
  5. oi gente eu adorei vou fazer isso na festa da minha filha aninha ela vai adorar vou enfeitar tdo cm as princesas sera q vai ficar legal??
    gente manda uma sugestao pra mim
    gente assiste isso aki vcs vao adorar

    http://www.youtube.com/watch?v=X-3SLVbwvqE&feature=related

    http://www.youtube.com/watch?v=t7JJvQ4HLtg&feature=related
    obg

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...