quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Mamis convidada - Saudades de você? - by Thais Brum (Mamis convidada)

Hoje teremos outra leitora convidada para nosso cantinho!! E eu estou de férias! Só semana que vem!! rs E não abandonei vocês!! Espero que estejam curtindo essa nova experiência do nosso cantinho! E querendo participar também, entre em contato conosco!! ^kk

A chegada de um bebê traz inúmeras transformações na rotina de uma família. Em especial na vida da mulher. Por maior que seja o sonho da maternidade, a seqüência de noites é o primeiro de uma série de choques de realidade que levamos. As partes não glamourosas da nova vida de mãe caem sobre nós como um efeito dominó já no primeiro mês de vida de nossos rebentos.

Somos a última a almoçar. Tomar um banho por dia é um desafio. Chocolate e coca-cola não pode (caso amamentemos)! Para quem trabalha, a dor da volta. Para quem vai ficar em casa, a dura rotina doméstica. A quantas anda meu seriado favorito? Que saudade da luz do sol! Saudade. Sim, confesse.

Toda mãe sente um pouco de saudade de algumas coisas da antiga vida.

E isso não deve ser uma semente de culpa dentro de nós. É natural. Precisamos ser sinceras conosco se desejarmos mesmo ter algum equilíbrio em tempos tão revolucionários ao redor e dentro de nós. O momento é de conquista e felicidade incomparável, mas as renúncias estão só começando. Os filhos crescem e os desafios a respeito deles e de nós mesmos não somem. Apenas mudam.

Se você deseja como eu retomar e manter coisas prazerosas e/ou importantes em sua vida como mulher e ser humano além de mãe, tenho algumas dicas para você. Nada mais do que aquilo que realmente tem feito diferença em meu dia a dia: FOCO.

Quando o filho dorme, ficamos meio perdidas no meio a tantas coisas a fazer! Por isso é preciso saber o que realmente é mais importante em cada dia. Se o cansaço físico está te consumindo, aproveite o soninho do seu príncipe ou princesa para dormir. Se a casa está um caos, priorize-a. Se o bebê está enjoadinho, priorize-o. Muitas roupas acumuladas? Lave-as hoje. Faz muitos dias que você e seu esposo não se “encontram”? É dele sua atenção hoje! E por aí vai. Faça o mais importante, decididamente. E o demais, faça o melhor possível para ao menos começar ou concluir se já está em andamento.

Não daremos conta de sermos 100% eficientes em tudo, toda semana. Mas se soubermos parar e refletir em meio ao caos, sempre algo vai chamar a atenção mais do que as demais situações naquele momento. Como um pontinho preto em meio a muitos brancos!

Somos uma geração de mães antenadas. Mas saiba de uma coisa: o tanto prazerosa a internet é, na mesma proporção ela é traiçoeira. Perdemos facilmente uma tarde nela e depois não vai adiantar reclamar a falta de tempo.
Pelo menos a cada duas semanas, faça as unhas e tire as suas sobrancelhas. Depile-se! Sentir-se “limpa” traz uma leveza à alma feminina. Não é apenas vaidade. Com tanta coisa mudando, ao menos você precisa olhar no espelho e se reconhecer ali.

Filtre seus gostos televisivos. Se gosta de muitas coisas, descubra o que você quer mesmo ver sempre e tente achar espaço para este programa na sua rotina ao menos uma vez na semana. Se ama filmes, tente ver um a cada duas semanas pelo menos.

Não seja ciumenta, hein! Aceite e valorize a ajuda. Deixe seu filho passear com pessoas de confiança. Deixe os avós curtirem ele. Estimule o vinculo dele com pessoas experientes em lidar com crianças. Em algum momento você precisar e vai fazer bem a ele também crescer “acompanhado”. Tão somente não abra mão do controle e das decisões a respeito dele.

Experimente fazer as coisas cantando e ouvindo músicas alegres, positivas. No meu caso, as tarefas feitas ao som de canções de louvor a Deus faz o tempo delas passar mais rápido. E além disso, cantar vai evitar você cair na cilada da murmuração. Reclamar do seu cansaço, das suas dificuldades não vai trazer solução a elas. Cante!
Faça ou compre sua comida preferida sempre que puder. Comer o que se gosta dá um prazer mental e relaxa.

As roupas não servem como antes? Perdeu varias? Eu fiquei muito triste ao perceber que algumas calças jeans “não me pertencem mais” rs. Mas comprei uma nova. Uma. E isso me fez feliz! Então não adianta comprar roupas certinhas, contando que vai emagrecer este mês nem forçar o que não serve. Roupas descosturando no corpo de tão justas não vão nos dar a imagem que desejamos passar. Para se sentir bonita, se aceite como você está hoje. Valorize o que as pessoas elogiam em você. Porque é disso que elas lembram.

Bom, que mais? Por hoje é só. Não pretendi com este texto dar aulas a você. Mães são em si uma família que tem prazer em repartir as coisas boas da vida e disposição para ajudar em momentos difíceis.
Que aprendamos dia a dia a equilibrar o passado e o hoje, sendo plenamente realizadas. Nossos bebês agradecem. Nosso lar respirará ares mais leves.

Bejinhos
Thais é mamãe em tempo integral, treinou por dois anos e meio e no dia 01/12/10 seu sonho se realizou com a chegada do príncipe Emanuel.

2 comentários:

  1. Thais, adorei o post, realmente, dá saudade de algumas coisas da vida antes de mãe mesmo. Mas a maternidade é tão maravilhosa que compensa qualquer coisa!!! Beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. Realmente dá saudades de tantas coisas... aos poucos a vida vai voltando ao normal hehehe
    Beijos amiga!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...