quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Festa! - Como Fazer Biscuit com Tema Marie - by Camila

Adoro fazer coisinhas de festa! Ainda mais para minha filhota querida! No aniversário passado, com o tema Baby Disney, eu fiz e coloquei aqui o passo a passo de como fazer lembrancinhas com potinhos Nestlé e os enfeites de mesa com copo plástico transparente e balão.
Para o segundo aninho, planejamento acima de tudo! Pois não sou fã de correria, a chance de dar tudo errado é grande!
A escolha do tema foi braba, ela ainda não esboça preferência por um determinado personagem, gosta de tudo, e isso é bom e facilita bastante. E como é bem provável, este ano será o último que vou poder escolher o tema, ficamos balançados em vários, mas caímos na gatinha Marie do Aristogatos. Fofa demais né?
Então me aventurei em fazer uma nova edição dos potinhos Nestlé, só que na tampa agora vou colocar uma Marie de Biscuit! Te mete! rs
Nunca na minha vida mexi com biscuit e essa foi minha primeira experiência e gostaria de mostrar pra vocês como fiz e as dificuldades que eu tive, neste "pequeno" post cheio de fotos!!
Primeiro compramos todo o material (na loja Caçula e pela internet pelo Atacado Beija Flor)
Minha primeira tentativa
- 1 kilo de Biscuit na cor branca da marca FOX
- 1 kit de estecas para biscuit
- corante em pó Saramanil nas cores vermelho morango e rosa bebê
- cola para biscuit
- hidratante para as mãos (usei Vasenol mesmo)
- Papel filme

Minha inspiração foi um mix de um passo a passo que achei na internet (não me lembro do link...) com um imã de geladeira que tenho. Agora, mãos a obra!
Mexa bastante a massa para ela ficar mais maleável. Como foi minha primeira experiência, algumas partes racharam. Procurei na internet mas só achei soluções para massas caseiras (colocar mais hidratante). Tentei, mas não funcionou muito bem. Só pegue da massa a quantidade que vai usar e sempre mantenha bem fechada a parte que você não está usando, porque a massa pode ressecar e as rachaduras serão frequentes!

1) Separe dois pedaços da Massa Branca e enrole como uma coxinha, de uns 2 cm. Achate levemente. Com a esteca "faca", marque a separação dos dedos. Fiz só 3 dedinhos! rs Na ponta mais fina com a esteca "bola" afunde um pouco para fazer a marca de onde vai entrar a perna da Gata.

2) Faça duas coxinhas maiores com a Massa Branca de Biscuit.
Essas coxinhas vão ter entre 4-5 cm de altura.
Passe cola na depressão que você fez na patinha e cole a patinha na coxinha. Dê uma modelada para ficar mais natural.


3) Faça duas coxinhas do tamanho de um ovo de codorna (uns 6 cm). Você pode usar bolinha de isopor para ajudar a deixar redondo e dar mais leveza (e gastar menos massa! rs). Como eu não tinha bolinha de isopor... Apelei para bolinhas de papel (rs). Depois espete um (ou meio) palito de dente, que vai ajudar no suporte e fixação da cabeça da gatinha. Passe cola na base para firmar.



4) Com o corpinho pronto e as perninhas prontas, passe um pouco de cola nas laterais do corpinho e cole uma perna de cada lado. Dê uma achatadinha na coxa para ela ficar mais natural, afinal nem todo gato tem coxa redondinha né? rs


5) Faça as patinhas da frente: um cilindro de menos de 1cm de diâmetro e da altura do corpinho. e faça as patinhas como já explicado na etapa 1.
Passe cola na cavidade que você fez na patinha e cole o "braço" e modele para ficar mais natural.


6) Pegue o corpinho com as patinhas traseiras já coladas e cole as patinhas dianteiras com um pouco de cola. Achate a parte de cima para não criar volume e ficar mais natural, como se fosse o ombrinho da gata. Repare que o corpinho dessa gatinha rachou. Por isso optei por colar as patinhas ali para camuflar as rachaduras.

7) Faça uma coxinha de uns 4 cm de altura e achate. Depois com a esteca "faca" faça marcações para simular tufos de pelo do peito da gatinha, apenas na parte mais fina dessa coxinha achatada. Na parte que não fez os tufos, passe um pouco de cola e finque no palito de dente e acomode sobre o corpinho. Misture BEM a massa branca com o corante vermelho morango, até que a massa fique homogênea. Faça uma bolinha e achate. Passe cola na parte de baixo e finque no palito de dente, para fazer a coleirinha.


8) Para o rabo da gatinha, faça uma bolinha e afine as duas pontas, e entorte levente cada ponta para um lado até ficar igual a foto ao lado. O rabinho vai ter uns 4-5 cm de comprimento.


9) Passe cola na base do corpinho da gatinha e pressione o rabo ali. Achate para que ele não desestabilize a gatinha. Base cola na base do rabo (metade) para que o peso dele não o faça desabar. aproveite para dar movimento ao rabo, colocando-o para um lado e puxando a pontinha para deixa-lo mais acentuado.


10) Antes que o rabo endureça pegue uma tesoura com ponta (cuidado com as crianças!) e faça alguns pique nesse rabo para dar impressão de tufos de pelo saindo do rabo da gatinha. Puxe com a esteca "palito" para ressaltar.

11) Confesso que fazer a cabeça foi a parte mais difícil! Mas com um pouco de paciência você consegue, como eu consegui!
Faça uma bolinha de uns 4-5 cm de diâmetro e achate duas pontas opostas (beliscando e puxando devagar). Elas devem ficar achatadinhas. Procure não esmagar a bolinha para não destruir as bochechas da gata. Com a esteca "bola" (maior que a que você marcou a patinha) ou com o dedão. Faça uma pequena depressão de onde vai entrar o focinho.
Para o focinho faça uma pequena bolinha (menos de 1cm de diâmetro) e cole na cabeça. Modele levemente para não ficar uma bola colada na outra. Deixe o mais natural possível. Usei um palito para modelar.

12) No focinho marque levemente com a esteca "faca" para fazer a separação do focinho e a esteca "meio círculo" para fazer a boca, como mostrado na foto, marcando um meio círculo de cada lado. Puxe com um palito levemente a boca para deixa-la aberta. Com a esteca "bolinha" marque uma depressão no final da marcação feita com a faca. Passe cola e cole uma bolinha de massa rosa (que você faz misturando homogeneamente a massa branca com o corante rosa bebê). Achate na parte de cima para fazer o nariz da gata. Se desejar faça as marcações dos bigodes. E ainda você pode colocar pequenos fios de nylon para os bigodes. Eu não fiz porque achei que ia ficar grosseiro e com muita "informação". Com uma tesoura corte as duas parte achatadas da cabeça para fazer os tufos da cabeça.

13) Peque um pouco de massa branca de faça uma coxinha mais achatadinha, vai ter 1cm de altura, no máximo! Isso será o tufo que ela usa com lacinho! Aproveite para colar a cabeça da gatinha no corpinho já pronto. Passe um pouco de cola na base e finque no palito de dente. Procure deixar numa posição natural.



14) Passe um pouco de cola no topo da cabeça e cole o tufo. Molde a base para ficar mais natural. Usei um palito para facilitar. Fui puxando devagar do tufo para a cabeça.

15) Faça um rolinho com a massa colorida com corante vermelho morango e achate para fazer uma tira. Passe cola na base do tufo da cabeça que você acabou de colar e cole essa tira. Deixe a emenda voltada para frente. Ela será escondida pelo laço que faremos a seguir!



16) Faça duas coxinhas com a massa branca colorida com o corante vermelho morango de uns 0,5 cm. Achate levemtente e marque com a esteca "palito" divida essa coxinha. Faça uma bolinha de uns 0,4 cm de diâmetro.



17) Pegue as duas coxinhas que você acabou de fazer e cole na tira do tufo da cabeça. Cole e achate a bolinha para arrematar. Não se preocupe que a cola branca quando seca, fica transparente.


18) Faça uma tira grande e fina (uns 12 cm) com a massa colorida com vermelho morango, e corte em quatro partes iguais (uns 3 cm cada um). Em duas delas corte um triângulo da ponta.


19) Passe cola nas duas tiras que você cortou o triângulo e cole na parte de trás da coleira da gata. Cole inclinadinho e dê movimento ao laço, apertando uma ponta, fazendo ondinhas na faixa.


20) Pegue uma das duas tiras dobre sobre ela mesmo e beslique para ficar igual à foto ao lado. Faça isso com a outra tira também.


21) Cole as duas tiras dobradas, uma de cada lado em cima da faixa que você colou na etapa 19. Faça uma bolinha com a massa colorida e achate. Passe cola e repouse sobre as duas tiras já coladas. Pronto o laço já está pronto!!


22) Faça duas coxinhas com a massa branca (~1,5 cm de altura) e achate para fazer as orelhas. Faça duas coxinhas menores com a massa colocirda com rosa bebê (~ 1,0 cm de altura) e achate.


23) Cole a coxinha amassada rosa bebe sobre a coxinha amassada branca. A orelha está pronta! Faça duas para cada gatinha!


24) Dobre a ponta redonda da orelha e passe cola e cole na cabeça da gatinha, uma de cada lado do laço.


25) Eu tentei desenhar o olho da Gatinha, desenhando com lápis para passar por cima a caneta permanente. Mas desisti porque não acertava fazer os dois olhos iguais de maneira nenhuma! Daí meu marido me deu uma ideia que eu usei. Peguei um desenho da Marie e imprimi somente seus olhinhos, vários numa folha A4, papel normal mesmo. Cortei bem certinho, passei cola e pronto!


Maries prontas, embaladas em papel filme e guardadas numa caixa de sapato com um pacotinho de Silica Gel (que veio no sapato!).


26) Para a tampa, peguei resto de massa, mesclei porque não queria uma coisa sólida, passei cola na tampa do potinho Nestlé e pronto!



E assim vai ficar a Marie em cima do potinho Pronto. Vou fazer um rótulo para o potinho como no primeiro aniversário e encher com alguma guloseimas. Aceito sugestões!!

Viu, nem é tão dificil assim! Não ficou exatamente igual à Marie, porque aí só artista e quem trabalha com isso, mas que remete à gatinha e que ficou melhor que muita que já vi por aí, ah, ficou! Fora que foi no melhor estilo: "Eu quem fiz". Espero que tenham gostado!!

Editando: Quem quiser o arquivo dos olhinhos, em tamanho A4, 300 dpi, clique aqui para ver no seu browser e salvar em seu computador.

8 comentários:

  1. Ficou ótimo o post, dá pra aprender direitinho com esse passo a passo detalhado! Vc é muito caprichosa amiga! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Amiga sinceramente?? Pirei o cabeção p vc hehehehhehhe, ficou linda...vc é muito animada, o passo a passo ficou tão bacana que dá vontade de fazer hehehehhe, eu acho que o mais dificil é manter as proporções né?? Vc foi fazendo e medindo??? Outra coisa, a massa seca rapido??

    ResponderExcluir
  3. Nossa, tá lindo demais!!!
    Já te falei para largar a peroba e assumir o seu lado kraft. vai ganhar mais dinheiro e ser mais felis...rs...
    Bjusss

    ResponderExcluir
  4. THAN, eu fui comparando com o imã e com a pelúcia que a Jade tem para fazer proporcional... rs A massa leva 1 dia pra secar legal.

    ResponderExcluir
  5. ficou muito jóia o post!
    e as maries ficaram muito fofas!!
    parabens!

    ResponderExcluir
  6. Vou te contar, essa minha amiga é talentosa demais, ficou muito linda essa Marie viu?
    Parabéns KK!
    Beijos!!!!!

    ResponderExcluir
  7. dorei amiga, claro a minha foi a primeira, e nao ficou como a sua. obrigada, pois a sua ficou tudoooooooooooooo

    ResponderExcluir
  8. Você conseguiu fazer? Seguiu o nosso PAP? Depois mande o link da foto para vermos. Obrigada pelo elogio!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...