quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Dormindo melhor durante a gravidez - by Roberta Lopes

Dormir bem quando se está grávida é uma tarefa complicada! Não é incomum travar uma batalha para conseguir dormir durante a gravidez. Há muitas razões para você não estar conseguindo dormir bem na gravidez. Juntamente com o aumento da expectativa que seu filho nasça logo, mudanças físicas e hormonais estão ocorrendo, o que poderia ser outro fator no seu sono, ou falta dele.

À medida que você progride em sua gestação, encontrar a melhor ou mais confortável posição para dormir na gravidez pode tornar-se mais difícil. Você também perceberá que terá de esvaziar a bexiga com maior freqüência.

Sintomas comuns que podem interferir com o seu sono na gravidez:

- Náuseas (1ºtrimestre): Se estiver incomodada com os enjôos, mantenha a barriga cheia comendo lanches leves, como bolachas secas, em especial antes de dormir.

- Vontade freqüente de urinar: Seus rins estão trabalhando duro para filtrar o aumento do volume de sangue (30% para 50% a mais do que você tinha antes da gravidez) que se deslocam através de seu corpo, e esse processo de filtragem resulta em mais urina. Além disso, conforme o seu bebê cresce e se torna maior no útero, a pressão sobre a bexiga aumenta. Isto significa mais viagens ao banheiro, dia e noite. O número de passeios noturnos pode ser maior se o seu bebê for particularmente ativo durante a noite. Isso não deixa você dormir na gravidez.

- Aumento da freqüência cardíaca: O seu ritmo cardíaco durante a gravidez aumenta mais para bombear o sangue, e como mais de seu suprimento sangüíneo vai para o útero, o coração irá trabalhar duro a fim de enviar sangue suficiente para o resto do seu corpo.

- Falta de ar: No primeiro momento, sua respiração pode ser afetada pelo aumento dos hormônios da gravidez, o que fará você respirar mais profundamente. Esta situação pode fazer você sentir falta de ar. Mais tarde, pode parecer mais difícil respirar com o alargamento do útero ocupando mais espaço, resultando em pressão contra o diafragma (o músculo logo abaixo dos pulmões).

- Cãibras nas pernas, dores nas costas e dores nas pernas são causados em parte pelo peso extra que você está transportando. Um dos principais problemas para dormir na gravidez. Durante a gravidez, o organismo também produz um hormônio chamado relaxina, que ajuda a preparar o corpo para o parto. Um dos efeitos da relaxina é o afrouxamento dos ligamentos ao longo de todo o corpo, tornando as mulheres grávidas menos estáveis e mais propensas a lesões, especialmente nas costas.

- Azia e constipação: Muitas mulheres experimentam azia, que ocorre quando o conteúdo estomacal volta para dentro do esôfago (refluxo). Durante a gestação, todo o sistema digestivo fica mais lento e os alimentos tende a permanecer no estômago e intestinos mais tempo, o que pode causar azia ou constipação. Azia e constipação podem agravar-se mais tarde na gravidez quando o útero passar a pressionar o estômago ou intestino grosso.

Encontrando a melhor posição para dormir na gravidez

No início de sua gravidez, tente obter o hábito de dormir de lado. Deitar de lado com os joelhos dobrados é provavelmente a melhor posição para dormir na gravidez. Também torna o trabalho do seu coração mais fácil, porque ele impede que o peso do bebê aplique pressão sobre a grande veia (chamada de veia cava inferior), que transporta o sangue de volta para o coração de seus pés e pernas.

Alguns médicos recomendam que mulheres grávidas durmam especificamente sobre o lado esquerdo. Para eles essa é a melhor posição para dormir na gravidez ja que como o fígado está no lado direito do abdômen, deitar sobre seu lado esquerdo contribui para evitar que o útero pressione esse órgão. Dormir do lado esquerdo também melhora a circulação do coração e permite o melhor fluxo sanguíneo para o feto, útero e os rins. Pergunte ao seu médico o que ele recomenda - na maioria dos casos, dormir de lado (direito ou esquerdo) já ajuda, e muito.

Dormindo sobre o lado esquerdo: a posição ideal

Algumas mulheres, porém, podem pensar que dormir sobre um dos lados não é a melhor posição para dormir na gravidez já que ficam preocupadas pensando que podem rolar para a sobre a barriga durante a noite. Trocar de posições é uma parte natural do sono que você não pode controlar. Muito provavelmente, durante o terceiro trimestre da gravidez, seu organismo não irá virar para a posição de bruços (barriga para baixo), pois vai ser muito desconfortável.

Dormir com muitas almofadas ajuda bastante reduzir o desconforto!

Experimente almofadas para descobrir a melhor posição para dormir na gravidez. Algumas mulheres acham que ajuda colocar um travesseiro sob o abdômen ou entre as pernas. Algumas mulheres encontram alívio dormindo com a cabeça levemente levantada com muitos travesseiros em baixo e ao redor delas.Além disso, utilizar um travesseiro menor ou lençol dobrado nas costas pode ajudar a aliviar algumas pressões. De fato, você verá que existem muitas almofadas especiais pra gravidez no mercado. Se você estiver pensando em comprar uma, converse com seu médico sobre qual é a melhor para você.

Almofada especial pra gestante

Dormir de barriga para cima ou virada para o lado direito pode bloquear o ar da gestante, e o sangue bombeará menos oxigênio para o corpo, incluindo o útero. Essas maneiras deixam a criança incomodada e agitada porque não recebe tanto oxigênio. As posições não causarão problemas futuros para o bebê e para a mãe, apenas o desconforto momentâneo.

No terceiro trimestre da gravidez, não se recomenda que se deite de costas durante muito tempo, já que o peso do útero comprime a principal artéria situada nas costas, cuja função é devolver ao coração o sangue proveniente das pernas. Evidentemente, quando estamos dormindo, não conseguimos controlar a nossa posição. Se acordar deitada de costas, isso aconteceu provavelmente porque o seu corpo lhe está a dizer para mudar de posição. Recomendamos que durma ligeiramente inclinada para um lado ou para o outro. Pode colocar uma almofada entre as pernas e outra atrás das costas, para se sentir mais confortável.

Dicas para um sono melhor:

1. Prepare o Clima:

Crie um clima propenso através da utilização de iluminação leve, uma versão não cafeinada de uma bebida quente, banho quente ou bom livro. Experimente para ver o que ajuda você a relaxar.

2. Massagem:

A massagem feita pelo seu parceiro ou amigo(a) é uma boa forma de desanuviar e preparar-se para dormir. Se você tem filhos mais velhos, talvez eles possam querer ajudar.

3. Fique Rodeada de Água:

Ou também referido como imersão terapêutica subtotal. Estar imersa em água até o pescoço e apenas ficar lá sentada ou fazer algum exercício proporciona muitas vantagens fisiológicas para uma mãe grávida. A água age de forma a empurrar os fluidos abaixo da pele de volta para o espaço intravascular, reduzindo assim o inchaço e o edema.

Essa é uma forma perfeita para ajudar a reduzir o inchaço nos pés e pernas, que muitas vezes acompanham a gravidez nos últimos meses! As dores do sistema músculo-esquelético na fase final da gravidez muitas vezes contribuem para uma noite ruim de sono.

4. Cochile Durante o Dia:

Ganhe um relaxamento e descanso adicionais fazendo pequenos sonos durante o dia.

5. Reduza a Ansiedade:

O estresse pode ser um dos maiores problemas para a obtenção de uma boa noite de sono. Se você tem problemas na sua vida que a estão deixando preocupada, procure um amigo ou um profissional para ajudar-lhe. Menos estresse irá certamente trazer uma noite muito mais confortável de sono.

6. Exercite-se:

Obtenha a aprovação de seu médico antes de começar, mas exercícios físicos certamente contribuirão para a melhoria da circulação. Isto também contribui para reduzir cãibras nas pernas, melhorando assim o seu sono. Exercícios realizados no início do dia são melhores. Confira a sua academia de yoga local. Muitos já oferecem aulas de yoga pré-natal.

7. Procure Ajuda:

Visite o seu médico se os problemas com o sono persistirem. É especialmente importante durante esta época obter todo sono e repouso possível.

No final da gravidez da Rafaella eu só conseguia dormir inclinada por vários travesseiros e de barriga para cima, pois de lado ela chutava muito, parecia que estava sendo comprimida! Agora é que eu li que isso não é muito bom... Por incrível que pareça, agora estou na 16ª semana de gestação, com pouca barriga e já estou sentindo desconforto na hora de dormir. Já estou recorrendo ao travesseiro entre as pernas pra aliviar a dor na coluna (que tem doído muito desde o início) e já estou sentindo a barriga pender para o lado, logo terei que colocar um travesseiro embaixo dela também. O duro é saber que daqui pra frente a tendência é piorar, rs.

E você, o que faz pra dormir melhor durante a gravidez?

Referências:

http://gravidez.awardspace.com/7-dicas-uteis-para-dormir-melhor-durante-gravidez.html
http://gravidez.awardspace.com/dormir-na-gravidez.html
http://gravidez.awardspace.com/posicao-dormir-na-gravidez.html
http://brasil.babycenter.com/pregnancy/sono/taticas-dormir-bem/
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI11515-10570,00.html
http://www.pampers.com.br/pt_BR/parenting-articles/dormir-durante-a-gravidez/4244
http://familia.sapo.pt/johnson/calendario_de_gravidez/conselho_dos_especialistas/829015.html

3 comentários:

  1. Oi..
    No primeiro trimestre houve 2 noites que nao dormi bem pois senti umas dorxinhas... primeiro fiquei preocupada depois nao fiquei mais pois era o corpo a mudar, coisa normal de gravidinha...de resto tenho dormido sempre bem :) espero continuar...
    Ja li que dormir para o lado esquerdo e o melhor, e e' assim que habituei a dormir desde que soube que me encontrava gestante ..

    Me visite e se gostar comente e torne-se seguidora do meu blog, prometo que retribu.o... Sou mae d primeira viagem rs : D

    ResponderExcluir
  2. Eu durmo como uma pedra....espero q isso não mude na gravidez como não mudou na gravidez da Isa....eu só fui sentir desconforto p dormir mesmo no ultimo mês por causa do barrigão heheheheh

    ResponderExcluir
  3. Nossa, adorei as dicas. Na gravidez do FH aprendi a dormir com um monte de travesseiro e agora virou vicio, durmo assim até hoje kkkkkkk
    Beijocas!!!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...