segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Dia de halloween - by Alê

Olá. Hoje, dia 31 de outubro, é comemorado o dia das bruxas. Aproveitando as dicas do site da Revista Crescer, vamos falar um pouquinho dessa festa tradicional americana que começa a chegar aqui no Brasil?

O dia das bruxas, ou halloween, é uma tradição oral, ou seja, sua origem não está nos livros, é como o folclore brasileiro, foi sendo contado de pai para filho. É uma festa muito antiga, vem de 600 anos a.C, mas aqui no Brasil ainda é pouco popularizado e comemorado. Lá nos Estados Unidos a tradição é festejada de modo que crianças e adultos vestem fantasias de monstros e bruxas e saem pedindo gostosuras ou distribuindo travessuras!
Mas essa não é única maneira de festejar o dia, vamos colocar uma pitadinha de Brasil e brincar ao nosso melhor estilo! Junte a criançada e começe a brincadeira! Vamos as dicas!
  • Fantasia: Primeiro não esqueça das fantasias, um bom dia das bruxas nao é o mesmo sem estar fantasiado! Pode ser de bruxa, múmia, abóbora, fantasma, o que sua imaginação mandar, o importante é estar fantasiado.
  • Contar histórias: o tema não pode ser outro senão de medo. Historinhas para assustar, com mostros, fantasmas, escuro. Algumas sugestões: "O gato e o escuro" de Mia Couto, "Chapeuzinho Amarelo" de Chico Buarque e "Quem tem medo?" de Ruth Rocha.
  • Teatro: Aproveite que as crianças estão fantasiadas e prepare um roteiro de historia de terror, claro, se inspire em filmes como os de Harry Potter.
  • Cinema: Nada como um bom filme para deixar um dia mais sombrio! kkkkkkkkkk Que tal juntar a criançada e assitir um filme assustador como "Montros vs Alienigenas", "Coraline e o mundo secreto", Noiva cadáver" além dos filmes de contos de fadas cheios de bruxas más.
  • Gincana: prepare atividades legais e educativas para eles fazerem, um tipo de competição onde quem for acertando vai ganhando doces como premio!
  • Oficina de artes: prepare com seu filho uma cesta de papelão para ele colocar todas as guloseimas que ele vai ganhar.
Vocês sabiam que também temos o dia do halloween brasileiro? Aqui é chamado de "Dia do Saci"! Personagem principal do nosso folclore, ele é um moleque travesso que sempre causa confusão e transtorno por onde passa. Ele está tão presente no imaginário popular que tem gente que jura já ter visto o Saci e/ou ter sido vítima de alguma de suas travessuras. rssrsrsrrsrsrsrs



Que tal fazer um dia diferente com seu filhote? Independente de você comemorar ou não o halloween, é mais uma maneira de estar junto, participar e se divertir com sua familia, seus filhos e amigos.

Beijos da mamãe Alê!

*Todas essas dicas foram tiradas do site da revista Crescer.

3 comentários:

  1. Recebi ontem lá no condominio um bilhetinho "horripilante" dizendo:

    Amanha prepare suas gostosuras se quiser se livrar das travessuras!!

    Achei uma gracinha, uma mãe organizou com as crianças maiores e elas vão sair fantasiadas no condominio pedindo guloseimas, já tratei de comprar um saco de marshmallow hhehheheheh

    ResponderExcluir
  2. que legal Than, é muito bom e divertido brincar assim!! depois vem contar como foi!!

    ResponderExcluir
  3. Aqui sempre brincamos com a Maria Clara e vamos continuar a brincadeira com a Marina!!! Bom Halloween para todas!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...