sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Dia das crianças - dicas de presentes - by Aline Martins

Olá queridos leitores de nosso bloguinho!

O dia das crianças se aproxima e uma preocupação vem a tona: o que dar de presente para o meu filho nessa data? Além de considerar o fator “possibilidade de compra”, você deve considerar também a faixa etária do seu filho. Afinal, mesmo com brinquedos, acidentes podem acontecer no é mesmo?

É importante na hora de escolher o presente ideal, observar se o brinquedo é adequado para a faixa etária da criança. Todo brinquedo vem com um selo indicando a idade para o qual ele é dirigido. Observe também se ele contem peças pequenas que podem ser engolidas, pois os bebês costumam levar tudo à boca, e isso pode provocar acidentes. E principalmente: observe seu filho. A partir dos 18 meses ele já dá sinais de suas preferências por personagens, brinquedos e brincadeiras. Observando-o, as chances de acertar o presente aumentam bastante.

Então seguem algumas dicas na hora de escolher o melhor presente, de acordo com a faixa etária do seu pimpolho!

De 0 a 6 Meses: nessa faixa etária são interessantes brinquedos que façam barulho e que possam ir à boca como mordedores, ursinhos e chocalhos. Existem uma infinidade debrinquedos desse tipo no mercado, de todos os preços e gostos.

De 6 a 18 meses: nessa idade, é importante começar a estimular brincadeiras que desenvolvam as habilidades motoras. Brinquedos de encaixar, empilhar, musicais, estão entre os preferidos dos bebês. Os preços costumam ser mais salgados também. FH ganhou com 6 meses uma girafa da Fischer Price de encaixar bloquinhos, quando o bloco cai, toca uma musiquinha. Ele adora até hoje. É o brinquedo preferido dele.

De 18 meses a 03 Anos: nessa idade as crianças já começam a escolher, ter gostos e preferências. Alguns personagens podem se tornar os favoritos. Há também o desenvolvimento da fala e o aperfeiçoamento da motricidade. Assim, brinquedos musicais, bonecos de personagens preferidos, brinquedos didáticos, livros bem coloridos e com bastante figuras são ótimas opções. Nessa idade, também há a percepção da diferença entre meninos e meninas, assim bonecas, bolas e carrinhos também são boas opções.

De 04 a 09 Anos:
nessa idade a diferença entre meninos e meninas está bem estabelecida e os brinquedos deixam isso ainda mais evidente. É fácil reconhecer nas prateleiras das lojas de brinquedos aqueles feitos pras meninas e os feitos pras meninas. É nessa fase que entram as bonecas Poly, Barbie, Moranguinho, dentre outras, e os bonecos Bem 10, Naruto e outros. Para ambos, os jogos de tabuleiro que voltam com tudo direto dos anos 80 (adoro essa volta à moda hehehe) e brinquedos eletrônicos, como os vídeo games. Também são boas opções os brinquedos que estimulam a pratica de esportes e brincadeiras ao ar livre como bicicletas e patins.

Acima de 9 anos: nessa fase muitas crianças já não querem mais ser identificadas como tal. Assim, comprar um brinquedo com cara de brinquedo para comemorar a data, sem que a criança o deseje muito, é frustrar completamente a comemoração. Nessa idade você pode presentear com roupas, acessórios mp3, câmeras digitais e até celulares. Aliás, o celular é aqui, uma ótima oportunidade para estimular o desenvolvimento da responsabilidade, que já começa a apontar nessa idade.

E aí, gostaram das dicas? E vocês, o que vão dar de presente pros seus pimpolhos nesse dia das crianças? Conte pra nós.

Um beijo,
Aline Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...