sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Receitinhas para congelar - by Aline Martins

Olá caros leitores de nosso amado bloguinho!!! Essa vida corrida de mãe é um sufoco mesmo né? Ultimamente eu nem ando tendo tempo pra me dedicar a um de meus passatempos favoritos: cozinhar. Sim, meu amigos, amo cozinhar, amo mesmo. Sou do tipo que adora ir pra cozinha, testar novas receitas, ir ao supermercado e selecionar os ingredientes. Mas alem do prazer em comer comida gostosa eu adoro ser elogiada pelos meus dotes culinários. Adoro mesmo, então quando eu vou pra cozinha eu capricho hehehe

Quando eu era criança, minha mãe tinha escritório em casa pra poder ficar mais tempo comigo e com a Luana, então às vezes ela tinha muito serviço e nenhum tempo pra cozinhar. E foi com ela que aprendi a fazer meu primeiro bolo, de chocolate, é claro hehehe E também aprendi a fazer comida e estocar. Biscoitos na lata, pratos prontos e congelados, minha mãe fazia de tudo, pros dias em que o dia dela estivesse mais corrido nós teríamos coisas gostosas pra comer disponível. Hoje eu sonho com uma geladeira side by side, só pra poder fazer vários pratos e congelar hehe Meu freezer atual não cabe muita coisa!


Então pra você pai, pra você mãe, de vida corrida como eu, aí vão duas receitinhas deliciosas, super fáceis de fazer e que podem ser congeladas. No dia que você quiser comer, basta tirar do freezer e assar e se deliciar com um almoço saboroso, saudável e rápido de preparar. Saudável porque as nossas receitas caseiras não levam conservantes nem corantes, diferente daquelas comidas prontas congeladas que a gente acha nos supermercados. Nada melhor que uma comidinha caseira preparada por nós mesmos né? As crianças agradecem e vão se lembrar desse gostinho de infância pro resto da vida.

A primeira receita é um rocambole de carne moída, e a segunda, prato tradicional do estado do Tocantins, o famoso Escondidinho de Carne de Sol. Agora, como preparar a típica carne de sol tocantinense é assunto para outro post ok? rs
Preparem-se para ser elogiados!!!!

Rocambole de carne moída
Ingredientes:
500g de carne moída
Sal, pimenta, cebola, alho e cheiro verde a gosto e passado no processador
1 tomate cortado em rodelas finas
100g de queijo mussarela
100g de presunto
Orégano a gosto
Azeite de oliva

Modo de preparo: misture os temperos passados no processador na carne. Abra um filme plástico e espalhe a carne moída temperada em cima, e abra, como se fosse uma massa. Distribua o tomate, o queijo e o presunto, polvilhe o orégano e jogue um fio de azeite por cima. Com a ajuda do filme plástico, vá enrolando e apertando a carne, formando o rocambole. Feche as laterais apertando a carne moída, como na foto.


Para congelar: cubra com o filme plástico e leve ao freezer. Pode manter no freezer por até 6 meses.
Para assar: retire o filme plástico e leve ao forno médio por 30 a 40min.
Dica: você pode variar o recheio utilizando bacon, calabresa, outros tipos de queijo, etc. Eu gosto de passar os temperos no processador no caso do rocambole porque fica bem pequeno e se mistura mais facilmente na carne.


Escondidinho de carne de sol
Ingredientes:
500g de carne de sol cozida e desfiada
Sal, pimenta, cebola, alho e cheiro verde a gosto e passado no processador
1kg de mandioca cozida
200ml de leite
1 colher de manteiga ou margarina
100g de queijo mussarela ou parmesão ralado

Modo de preparo: misture os temperos passados no processador na carne. Refogue-a e reserve. Cozinhe a mandioca, passe-a no processador, tempere-a com sal e misture a margarina. Acrescente o leite aos poucos até que a mandioca fique com a consistência de um purê mais macio. Em um vidro refratário ou louça que possa ir ao forno, espalhe parte do purê de mandioca no fundo e nas laterais. Acrescente o recheio de carne de sol e cubra com a outra parte do purê de mandioca. Jogue o queijo por cima.
Para congelar: tampe o refratário ou cubra com o filme plástico e leve ao freezer. Pode manter no freezer por até 6 meses.
Para assar: retire o filme plástico ou tampa e leve ao forno médio até gratinar. No caso do escondidinho, é bom tirar do freezer e deixar descongelar na geladeira antes de levar ao forno.
Dica: você pode variar a versão do escondidinho, fazendo-o com purê de batata e recheio de carne moída ou de frango.

Espero que tenham gostado das receitas. Experimentem em casa e depois contem pra nós se as receitas fizeram sucesso.
Beijos e até a próxima!!!!

Fonte das imagens: google imagens

5 comentários:

  1. Amiga tenho uma duvida sobre o purê de mandioca;...tem q tirar os "fios" antes de processar?

    ResponderExcluir
  2. Than, tem que tirar sim, se a mandioca estiver com aqueles fios grandes e grossos. Caso contrário não precisa. Faz aí, fica bom demais!!!

    ResponderExcluir
  3. hahahahah, faço os dois aqui tb pra congelar.....bjo bjooo e coloca mais dicas amiga a gente ama dicas...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...