segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Porque seu filho cresce? - by Alê

Eu não sei se é maioria, mas eu sou das pessoas que gostaria de ter uns centímetros a mais. Eu sinceramente não gosto muito de ser baixinha, não é toda roupa que fica legal, não pode ter cabelo grande pois deixa a impresão de ser mais baixa do que já é. Eu acho chato por demais, mas vou levando a vida numa boa, como deve ser, já tive mais estresse com isso, hoje não, já desencanei porque não tem mais jeito. rs
Quando estava grávida sempre imaginei e pedi para que minha princesa fosse mais alta que a mamãe aqui, a familia de minha mãe toda é alta então eu pensava que ela podia puxar a avó e não a mim. Pedir demais?
Daí ela nasceu com apenas 47 cm de altura e penso: minha princesa também vai ser baixinha?! O que determina se uma pessoa vai ser baixa ou alta? Vamos tentar entender?

Nas pessoas normais existe o hormônio do crescimento, chamado HGh, esse hormônio fica na hipófise, na base do crânio, ele é liberado durante o sono, de lá vai para o figado, libera outro hormônio que realiza varia funções no organismo e uma delas é aumentar a massa muscular e a óssea. É a quantidade desse hormônio que vai determinar o quanto seu filhote vai crescer!

Fatores que afetam o crescimento:
Até os dois anos, o hormônio atua como fator secundário no desenvolvimento. Uma boa alimentação e o sono regular, por exemplo, são mais importantes nessa fase.

Genética: é responsável por 90% da altura.
Alimentação: se a criança não come bem, o crescimento dela não vai ser o ideal – ela pode, sim, crescer menos. Comer doces ou tomar refrigerante antes da refeição ou substituí-la por leite e não comer legumes e verduras são os problemas mais comuns.
Doenças: se seu filho nasceu com algum tipo de deficiência, ele pode ter problemas de crescimento.
Sono: crianças que não dormem a quantidade de horas necessárias para a idade podem crescer menos. O motivo: a maior parte do hormônio do crescimento é liberada no organismo durante a noite.
Condição emocional: traumas, tensão, maus-tratos podem interferir também no crescimento
A altura que seu filho poderá ter:

Você pode calcular o que os médicos chamam de potencial genético da criança. É só uma estimativa. Já fizemos um post ensinando a calcular, poderá saber lendo aqui!

De acordo com os cálculos, fiz a continha e o resultado foi assim:
  • Altura da mamãe: 1,57cm

  • Altura do papai: 1,68 cm
Somando o resultado foi 325 cm, (fazer a continha em centimetros facilita) -13 sobrou 312/2 resta 156, ou seja, 1,56 cm, podendo variar 9cm para mais ou para menos (ninguém merece ser pra menos né)!

Se você tem dúvidas sobre o crescimento de seu filho, converse com o pediatra, ele irá responder suas perguntas, mas independente da altura de filho, importante é dar muito amor e atenção que isso também é muito importante para o crescimento saudável dele.

Grande beijo da mamãe Alê e sua florzinha Anna Laura!


Fonte: ABC da saude
Se quiser saber mais: Psiqweb

6 comentários:

  1. Ah, eu também já tive muito complexo com altura, e não quero que o FH tenha menos de 1,80m não hahaha É a altura do pai dele, vai ter que puxar o pai nisso kkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Olha, teve uma época da minha adolescência que eu odiava ser baixinha, mas hoje eu nem ligo mais... feio mesmo é homem baixinho, mas mulher... acho até bonitinho sabia? Acho melhor do que aquelas mulheres enormes... Vou ensinar pra vocês a regrinha que a minha sogra usa e diz que não falha: a altura que o seu filho vai ter quando adulto é a altura que ele tiver com 2 anos multiplicado por 2. Tá pertinho da gente saber então né? Bom, se for assim a Rafa já vai ser maior que eu pois hoje ela já tem uns 84cm!

    ResponderExcluir
  3. HUmmmm o PE da Isa disse q com 2 anos me fala a estimativa de altura dela....será q ele usa a conta da sua sogra Rô??? hehehhehehe
    Alê, eu tbem gostaria q a Isa tivesse ao menos 1,60..... quem sabe né???

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Eu quero muito o Joao Pedro seja mais alto. Eu tb sou baixinha e ja fui muito encanada com isso, mas hj tento resolver com os saltos.E o Pai dele tb é baixo. Com certeza que vou coloca-lo pra fazer esportes que ajudam no crescimento. Tomara que ele goste. Beijoss

    ResponderExcluir
  5. ai amiga eu sou super encanada com isso, e torço muito pra ela pelo menos ficar mais alta que eu! na proxima visita da PE vou perguntar a ela sobre essa estimativa , sera que é igual a sua???
    se essa regrinha der certo mesmo, então a florzinha vai ficar numa altura boa ela esta hoje com 83cm!!!! obaaaa

    ResponderExcluir
  6. Acho que meu Heitor não tem muito pra onde correr, eu e meu marido somos baixinhos. Eu calço 35 e meu marido 36, hoje com 1 ano e 2 meses Heitor calça 20, pezinho muito pequeno! Mas acho estranho pq na última consulta com o PE ele estava com 80cm, o que não é tão pouco para sua idade... Bem, vamos esperar agora ele fazer 2 aninhos para eu fazer o cálculo e ver se ele vai ter a sorte de ser maior que eu e o pai dele rsrs... Vou torcer...bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...