terça-feira, 20 de setembro de 2011

Os dentinhos da minha pequena!!! - by Thanira


Outro dia estava escovando os dentinhos da minha pequena e fiquei pensando, há 1 ano atrás nascia o 1º dentinho e agora ela já esta com a boca "cheia" de dentes, é impressionante como foi rápido. Com 1 ano e 8 meses ela já tem 8 dentes em cima (os caninos só estão apontados) e 6 embaixo (ainda não apareceram os caninos).

Veja a ordem mais comum do nascimento dos dentinhos:




Desde quando a Isa estava com 5 meses eu desconfiava que seus dentinhos estavam nascendo, pois ela colocava muito a mão na boquinha como se estivesse coçando, mesmo com a negativa das tias dela (tenho 2 irmãs dentistas). Não satisfeita a levei em uma odonto pediatra com 6 meses...a profissional fez uma boa limpeza na gengiva dela e confirmou que ainda não haviam sinais de dentinhos.... mesmo assim achei uma experiência super válida, pois me encantei com aquela dentista especialista em bebes e crianças, com o consultório todo lúdico e moderno ao mesmo tempo cheio de brinquedos, jogos pedagógicos e telas de desenhos em cima da cadeira, então achei que a visita valeu ao menos para conhecer aquela que com certeza vai acompanhar a saúde bucal da Isabela. Conversamos bastante tempo e ela falou sobre a importância de limpar a gengiva do bebê com uma gase umedecida ou com aquelas dedeiras próprias.

E foi apenas com 8 meses que notei o sinal do 1º dentinho, foi o inferior do lado direito, eu achei que com a chegada dos dentes ela poderia ficar nervosa, incomodada mas esses dentinhos não incomodaram pra nascer, foi super tranquilo, e uns 5 dias depois o 2º apontou também. Foi impressionante a velocidade com que os dentinhos nasceram, no aniversario de 1 aninho ela ja tinha os 4 dentinhos da frente, uma graça!!!

O que nós mamães e papais não podemos nos esquecer são dos cuidados com a higiene bucal dos bebes, eu particularmente acho que se acostumarmos nossos filhos desde bem cedo com bons hábitos não teremos problemas quando eles estiverem maiores, por isso eu acho muito valida a idéia de levá-los tão cedo ao dentista, ou ao menos criar o hábito em casa de escovar os dentinhos depois das principais refeições. A Isa voltou ao dentista com 1 ano, recebeu uma aplicação de flúor e eu recebi a orientação de que deveria utilizar o fio dental na pequena, achei exagero, confesso, mas achei um fio dental próprio para crianças na farmácia e acabei comprando, e na hora do banho da noite eu tiro um pedacinho e dou pra ela que vai brincando de passar, e tiro outro pra eu ir passando nos dentinhos dela.... fácil assim...nos acostumamos, eu e ela e acabou virando rotina e diversão.

De fato os dentes que deram problema ao nascer lá em casa foram os molares. A Isabela ficou nervosa e irritada, nada resolvia e só depois que os "danados" apareceram é que ela voltou ao normal.... ela sofreu com esses dentinhos, até diarréia ela teve, apesar de eu já ter cansado de ler e de ouvir do pediatra que o nascimento dos dentes não ocasiona diarréia e sim o ato de levar as mãozinhas sujas com mais frequência a boca é que podem causar....ok, ok, por mera coincidência a Isa teve diarreia quando os molares nasceram....

Hoje em dia eu tenho que escovar os dentes da Isabela super rápido, pois é claro que ela já se acha auto suficiente e quer escovar seus dentes sozinha heheheheh, mas consigo administrar bem isso, escovo rapidinho mas com qualidade, e depois dou a escova pra ela terminar o meu trabalho hehehe.
Ainda sofremos lá em casa do mal da mamadeira, ate conversei sobre isso com a odontóloga, a Isabela cultiva o péssimo habito da mamada antes de dormir, ou melhor da mamada do "capote" sim, pois ela mama e já capota, é impossível escovar os dentes dela depois dessa mamadeira, confesso que eu sou mole e fico com dó, mas a Dra. me disse que é mãe também e entende bem isso e que devemos sim cuidar da saúde bucal de nossos bebes mas sem tanta neura, então vou ver como fica isso depois do 2º aninho, até mesmo porque ela escova os dentinhos 3 vezes por dia sendo que em uma das vezes ela usa até o fio dental... já tá bom demais pra uma mocinha de 1 ano e 8 meses né???

Beijos,

Thany

3 comentários:

  1. Costumo falar com meu filho depois que ele escova (acha que sabe tudo!): hora da supervisão!!!. Bjo da Cris

    ResponderExcluir
  2. Ta ótimo Thany! A dias postei la no blog sobre o assunto. O Joao Pedro só tem os 2 centrais inferiores e demoraram pra sair. Ê Ansiedade de mãe. rsrsrsr Por aqui tb ja escovamos, e mega rápido, pq logo ele pega a escova da minha mão e ai é com ele. Eita fase boaaaaa!!!!!! Beijosssss
    Deixo abaixo o link sobre o assunto que postei la no blog
    http://meuchocolateeeu.blogspot.com/2011/09/teu-sorriso-cada-dia-mais-lindo.html

    ResponderExcluir
  3. Esses cuidados são muito importante mesmo, e são hábitos saudáveis pra vida toda né? Tem que aprender desde pequenininho...a Manú já ia a odontopediatra mesmo antes de nascer o 1º dentinho...bjs bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...