terça-feira, 13 de setembro de 2011

Dia a dia das crianças - by Roberta Groba

                                        

Olá, hoje cheguei um pouco mais tarde com meu post. Me desculpem aqueles que já estiveram por aqui procurando o que ler hoje.
As coisas aqui andam muito corridas, criança doente modifica muito nossa rotina e pensando nisso resolvi escrever sobre o dia a dia das crianças.
Para aqueles que como eu já tem filho em idade escolar entendem bem o que é isso. Acordar cedo, preparar o café da manhã, fazer o filho sair da cama - sempre escuto aquele só mais um pouquinho!!! - levar para escola enfim é uma rotina diária tanto para nós quanto para os pequenos.
Isso sempre me preocupa, pois crianças também podem se entediar e sofrer sem que nós pais saibamos.
Acompanhar o andamento na escola é muito importante pois vejo como minha filha fica orgulhosa com elogios que fazemos sobre sua vida escolar, sobre seus trabalhos... Isso eleva a auto estima da criança, e estimula o desenvolvimento. Sempre pergunto na volta da escola como foi, o que foi feito de atividades, se foi divertido.
As terças e quintas são marcadas pelas aulas de inglês, que por sinal foi escolha dela, e que ela frequenta com toda satisfação. Agora ela está interessada em fazer natação, e já estou procurando um lugar por aqui por perto para matriculá-la. Mas também me preocupo em não exigir atividades demais para que ela tenha seu tempo livre para brincar, ver TV e as coisas que ela gosta.
Temos nossos momentos de leitura, sento para brincar principalmente para estimular a menor, procuramos ocupar o restante do dia de forma lúdica e divertida para que a rotina diária não se torne um peso para a idade.
Vejo por aí crianças que tem todos os dias da semana ocupados por uma atividade e me pergunto quando essas crianças desenvolvem seu maior instinto que é brincar. Entendo que a maioria dos pais passa o dia fora trabalhando e prefere ocupar a vida da criança com todo tipo de atividade e que o mundo é cada vez mais competitivo e isso influencia na educação das crianças, os pais querem que seus filhos aprendam cada vez mais e se tornem sempre melhores que os outros.
Se a vida dos pais é estressante e totalmente ocupada não necessariamente a vida dos filhos precisa ser, e é o que parece que acontece. É uma espécie de compensação por serem tão ocupados.
Eu também quero que minhas filhas estejam preparadas para um mundo de muita competitividade mas acredito que tudo que é exagero faz mal.
E você, o que acha? Concorda com as atividades diárias? Conte-nos um pouco sobre seu dia a dia com seu filhote.
Até a próxima!!!

4 comentários:

  1. Amiga, adorei o post. Eu também concordo que não se deve entupir a criança de atividades não. Quando eu era criança eu tinha responsabilidade diária, que eram as tarefas da escola. Terminadas, podia brincar. Acho super importante ter rotina, horários pra fazer as coisas, mas tudo sem exagero. Porque quebrar a rotina de vez em quando é gostoso né? Rs.
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com vc amiga, acho que criança tem que ter tempo para brincar também. Acho que é a parte mais importante do desenvolvimento.
    Bjuss

    ResponderExcluir
  3. Amiga concordo com vc...eu acho sim q a criança deve ter bastante atividades para ocupar o dia e para estimular o desenvolvimento, mas de forma alguma os momentos de relax, brincadeiras e de ficar "a toa" podem ser esquecidos..... tenho muito essa preocupação com a Isa, já q ela fica em berçario, e estou sempre em cima da rotina dela por lá....mas eles tem os horarios das sonecas e das brincadeiras a vontade ao ar livre....ela ama o parquinho com areia!!!

    ResponderExcluir
  4. RoG, que bom que a MC gosta das atividades que faz. E o melhor ainda é que ela pede e vc não impõe. Acho isso o mais importante. Ela que está definindo sua própria rotina, pq fazer as coisas sem gostar pq papai e mamãe mandam não rola né?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...