segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Será que você está grávida? - by Luana

 Compreender os sinais e sintomas da gravidez é muito importante. Há mulheres que são tão sintonizadas com o corpo que dizem conseguir perceber que estão grávidas logo depois da concepção. Em outras, os primeiros sinais de gravidez aparecem uma semana após a concepção, mas, para a grande maioria, os sintomas da gravidez só começam a aparecer quando o óvulo fertilizado se implanta na parede uterina, dias depois de a fertilização ter acontecido, e a desconfiança só surge mesmo quando a menstruação não vem.
Abaixo uma listinha dos principais sintomas que a mais nova mamãezinha poderá sentir antes do tão sonhado positivo:
- Sangramento de implantação: cerca de 06 a 12 dias após a concepção, o embrião implanta-se na parede uterina. Algumas mulheres podem ter um pequeno sangramento, bem como algumas cólicas. Eu não tive sangramento não, mas as cólicas sim, e achava que estava com infecção urinária.
- Inchaço nos seios: seios inchados é um sintoma de gravidez que pode começar nas primeiras semanas após a concepção. Podem-se notar algumas mudanças, os seios ficam mais sensíveis ao toque, doloridos ou inchados. Os meus nunca mudaram, alias só fui sentir essa sensibilidade mesmo lá pelo terceiro trimestre.
- Fadiga e cansaço: sentimento de cansaço, sono excessivo, também poderá ser um sintoma de gravidez que pode ter início até a primeira semana após a concepção. Não me sentia cansada, muito pelo contrário, na época eu tinha ânimo pra malhar pesado, mas sono sim, quase morria de sono.
- Náusea e enjôo matinal: este sintoma de gravidez é bem conhecido, muitas vezes aparece entre a 2ª e a 8ª semana após a concepção. Algumas mulheres não sentirão enjôo a gravidez inteira. Eu enjoei horrores, de chegar a tomar dramin na veia, mas isso foi acontecer depois que eu já tinha feito o beta, com mais ou menos um mês e meio de gestação e durou até o fim do terceiro mês.
- Dores nas costas: dores nas costas pode ser um sintoma que ocorre no início da gravidez, no entanto, é comum ter uma dor nas costas maçante ao longo de uma gravidez inteira. Não senti como sintoma, as dores foram aparecer mesmo só no final da gestação.
- Dores de cabeça: o repentino aumento de hormônios no organismo pode levar a uma dor de cabeça no início da gravidez. Dor de cabeça sempre tive, então não associei com gravidez não.
- Micção freqüente: cerca de 6 a 8 semanas após a concepção, poderá sentir necessidade fazer algumas viagens extras ao banheiro. Nossa, isso acontece mesmo, toda hora a gente vai ao banheiro, e isso também me fez pensar em infecção urinária.
- Escurecimento das aréolas:se você estiver grávida, a pele ao redor dos mamilos pode ficar mais escura. No meu caso, as minhas que eram clarinhas, logo escureceram, e demoram mais de ano pra voltar ao normal.
- Vontade de comer a toda hora: É, é um clichê, mas a vontade repentina de comer alguma coisa pode ser um sinal de gravidez. É um sintoma não muito confiável, porque você pode estar sugestionada (ou até ser um sinal de que seu corpo precisa de determinado nutriente), mas, se as vontades começarem a aparecer e você tiver algum outro sintoma da lista, é bom fazer as contas para saber se a menstruação não está atrasada. À vontade de comer pode aparecer em horários estranhos, como no meio da madrugada, na forma de um "buraco" no estômago que precisa ser preenchido de qualquer jeito. Eu nunca levantei pra comer de madrugada, mas realmente a fome aumenta, no meu caso, principalmente uma fome de coisa doce.
- Veias muito aparente:Se as veias dos seus seios, mãos ou pés estão aparecendo demais, pode ser sinal de gestação. Isso ocorre em quase todas as mulheres, as minhas que já eram perceptíveis porque sou muito branca, ficaram mais ainda, mas só fui notar depois que já sabia que estava grávida.
- Alterações no paladar ou no olfato: Você pode começar a sentir um gosto metálico na boca, ou passar a não suportar mais o sabor do café ou de algum alimento de que normalmente gosta. Ou então passar a sentir cheiros que nunca tinha notado antes, e ficar incomodada com eles. Meu marido até estranhava como eu podia sentir cheiros a quilômetros de distância.
- Atraso menstrual: Se você tem ciclos menstruais regulares e a menstruação está atrasada, vale a pena fazer um teste de gravidez. O atraso na menstruação é o sinal mais garantido de gravidez no caso de mulheres que têm ciclos regulares. Eu fiz meu primeiro teste de farmácia no 32o dia do ciclo, mas meu ciclo sempre foi muito longo, mas mesmo assim apareceram as duas listrinhas, e no mesmo dia fiz o beta recebendo meu positivo sonhado demais.
Bom, mas quando fazer o teste?
A maioria dos médicos recomenda que você espere até o primeiro dia da sua menstruação, pois a ausência de menstruação é geralmente um dos primeiros sinais de gravidez.
Quando a mulher está grávida, o organismo começa a produzir um hormônio chamado gonadotrofina coriônica humana (hCG). O teor de hCG no organismo duplica aproximadamente a cada 2 a 3 dias, atingindo o máximo por volta das 7 a 12 semanas de gravidez.
Se você obteve um resultado positivo num teste de gravidez de farmácia, feito com a urina, você deve estar mesmo grávida (o teste detecta a presença do hCG no organismo expelido na urina). Às vezes o exame dá negativo porque foi feito cedo demais, por isso vale a pena esperar alguns dias e tentar de novo. Mas, com o resultado positivo nas mãos, não tem muito erro. Pode comemorar! Marque uma consulta com seu ginecologista para confirmar a boa notícia através de um exame de sangue e parabéns mamãe!

Um comentário:

  1. Antes de eu fazer o teste eu já comecei a ter dores na coluna e gases (esses me perseguem na gravidez). Já fiquei desconfiada! Depois do positivo comecei a ter umas pequenas cólicas na parte baixa da barriga, algumas vezes sent o estômago embrulhar mas não deu náusea. Os seios só começaram a ficar doloridos com 7 semanas.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...