quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Primeiros passos, como foi, como é, como será? - by Alê

Mãe é muito engraçada, quer que seu filho aprenda uma coisa nova logo, está sempre com aquela frase na boca, que tenho certeza que todas conhecem: não vejo a hora de meu filho...

Não vejo a hora de meu filho começar a comer comidinhas!
Não vejo a hora de meu filho sentar sozinho!
Não vejo a hora de meu filho começar a rolar!
Não vejo a hora de meu filho falar mamãe!
Não vejo a hora de meu filho fazer isso ou aquilo!
Não vejo a hora de meu filho começar a andar!

Pois então, é da emoção de ver os primeiros passos de nosso filhote que falo hoje.

Eu nunca tive muita paranóia em ver a Anna Laura começar a andar logo, sei que cada bebê tem seu tempo pra isso, mas não quer dizer que não ficava ansiosa pra esse dia chegar né! rs

Aqui sempre disseram que minha florzinha é bem precoce no seu desenvolvimento, então quase toda a familia fica na expectativa no seu aprendizado e não foi diferente nos seus primeiros passos.

Um bebê começa a conquistar sua "liberdade" quando aprende a engatinhar, isso por volta dos seis ou sete meses, a partir daí ninguém mais segura, conhecer a casa transforma-se em uma grande aventura.
A próxima etapa é começar a procurar mais apoio segurando em móveis e tudo mais que possa. Nossa, é muita emoção para um ser tão pequenino e muito contagiante para nós papais babões. Ele começa a explorar tudo com um pouco mais de segurança e coragem, e é agora que devemos começar a incentivar e estimular para que ele comece a andar, mas sem forçar a criança a nada. Algumas dicas bem legais do site da crescer:

  • Deixe-o explorar, conhecer o chão e procurar os melhores caminhos e descobrir texturas novas com as mãos e os pés!
  • Incentive! Coloque-se perto e chame-o. Use brinquedos para atrair a atenção dele, assim ele irá se esforçar para chegar até você.
  • Segure as mãozinhas dele com suas mãos e caminhe junto com ele, eles adoram isso, depois aos poucos segure apenas uma até que ele se sinta seguro.
  • Dê segurança a seu filho, tudo que está acontecendo é um mundo novo, por isso ele precisa de muita atenção nessa fase de mudança.
  • Não assute seu filho! Sejamos sinseras, existem mamães que são muito paranóicas, sofrem por antecipação do bebê cair e se machucar, ficam até desesperadas. Tente não mostrar pra ele seu nervosismo, isso é fundamental para não atrasar seu desenvolvimento.
  • O andador, tema polêmico que divide a opinião de mamães e especialistas, até já falei do assunto aqui no blog. De acordo com a Crescer ele não é para ser usado pois não estimula e só atrasa o desenvolvimento motor. Eu, Alê não acho isso, Anna Laura usou o andador sim, com moderação e em nada prejudicou, ela andou tranquilamente sem pular a fase de engatinhar ou qualquer outra.
  • O melhor para esta fase é deixar ele descalço, pois dá mais aderência e ele se sente mais seguro. Aquelas meias antiderrapantes também são uma boa opção para dias frios. Nada de calçados duros nos pezinhos lindos dos nossos pequenos!
  • Leve seu bebê para passear em lugares diferentes, uma praça, na praia! Ambientes diferentes aguçam a curiosidade e estimulam sua vontade de querer andar.
Minha florzinha deu seus primeiros passos com pouco mais de 10 meses, e imaginam a mamãe aqui toda feliz com isso! Eu fiquei muito feliz quando ela começou a andar sabe, meu coração palpitava toda vez que ela se esforçava para dar mais um passinho, ô coisa boa de ver e sentir. Feliz e bem mais cansada porque desde do dia que ela aprendeu a andar ela só quer correr! Hahahahahaha E eu com medo dela tropeçar e machucar, mas nunca impedi a alegria dela. Cair ela caiu muitas vezes, e ainda cai um pouco, mas nada tira a satisfação de ver sua independência tão evidente a cada dia. E ao mesmo tempo dá um aperto no coração ver que ela a cada dia que passa quer depender menos de mim! Mas isso é assunto de outro post!

Esse foi o video que fiz quando ela deu os primeiros passinhos! Fico até emocionada de rever minha florzinha mais linda!!!

Beijos carinhosos da mamãe Alê e da florzinha Anna Laura!


Fonte: Crescer

2 comentários:

  1. Momento lindo mesmo, eu e maridão choramos abraçados quando Biel resolveu nos surpreender com lindos passinhos! Nunca vou esquecer!

    ResponderExcluir
  2. Esse momento é realmente muito especial, eu mesma saí ligando pra todo mundo pra contar quando o FH deu os primeiros passinhos hehehe
    Beijos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...