terça-feira, 23 de agosto de 2011

Musicas para o bebê ouvir ainda no ventre - by Thanira

Na minha primeira gestação, quando eu esperava a minha fofa Isabela eu li muita coisa sobre o quanto musicas clássicas e musicas de ninar poderiam influenciar na vidinha do recem nascido e concluí que funcionando ou não eu escutaria sempre dentro do carro essas musiquinhas proprias para recem nascido durante a gravidez, e não é que deu certo???

Os meus Cds escolhidos foram a coletânea Rockabye Baby que trata-se de uma coleção de discos de clássicas bandas de rock em versão de ninar, como Metallica, Led Zeppelin, The Cure, e até Nirvana entre outras e um outro que eu escutei bastante também foi o um CD que a Isa ganhou quando ainda estava na barriga de canções de ninar própria para recém nascido mesclada com sons do útero, fofo.

Bem, o resultado das minhas horas e horas escutando esses Cds no transito (era só o que eu ouvia) foi um recém nascido super tranquilo e que se acalmava ainda mais ao som desses discos, não sei se coincidência ou não, mas sempre que colocávamos os discos pra ela ouvir ela ficava bem calminha e vidrada na musica, alias ela ama musica, tanto as infantis como os rocks que a gente escuta lá em casa, é só falar: Isa vem dançar rock com a mamãe - que ela já vem correndo balançando a cabecinha ala Angus Young.

O que li:

"O espaço quentinho e protegido na sua barriga não é um mundo isolado. Mesmo antes de nascer, o bebê pode sentir e escutar o que se passa com a mãe. Melhor do que saber que suas conversas com ele são ouvidas é que esses momentos dedicados a seu filho se refletem no desenvolvimento dele e, acredite, até no comportamento que terá no futuro.

Falar, acariciar a barriga, cantar e ouvir música são gestos percebidos pelos bebês ainda no útero. Esses momentos passam ao pequenino a sensação de tranqüilidade e segurança, e ajudam a estabelecer um vínculo ainda mais próximo com a mãe e o mundo que a cerca. Só isso já seria o bastante para dar toda a atenção para a barriga.

Mas tem mais. Estudos internacionais mostram que ouvir música clássica durante a gestação colabora no desenvolvimento do cérebro do baby é o chamado efeito Mozart.

Outra: o bebê estimulado desde a barriga com carinho, música e conversas tem uma capacidade maior de aprender na infância, e seu comportamento social é mais adequado", conta a terapeuta Mônica Lemos, da Universidade de Brasília.

E nem é preciso esperar ele nascer para notar os benefícios dessa atenção. Ainda na barriga, o bebê responde à mãe de uma forma muito especial , conta Mônica. "Os batimentos cardíacos ficam mais calmos, ele se movimenta, pisca e faz o movimento de sucção como se estivesse mamando quando a mãe canta, por exemplo", diz ela. Não há prazo certo para começar. Por volta da 16ª semana de vida o ouvido do feto já está formado, e ele pode escutar o que se passa lá fora.

Sabe aquela história de que a música que a mãe ouvia na grav
idez é o único calmante para o recém-nascido chorão? É verdade, especialmente depois dos seis meses de gestação, quando a memória implícita já está formada no pequenino.

É esta parte do cérebro que, no futuro, dará a sensação de que aquilo já foi sentido antes."


Nessa segunda gestação já tenho um complicador, divido grande tempo que gasto no transito com a Srta Isabela e é claro que no alto dos seus 19 meses ela não quer mais escutar essa musiquinhas "infantis" hehehhehe, o novo bebe vai se embalando ao som da Xuxa, do Patati e Patatá e é claro da Galinha Pintadinha, mas já vou tratar de colocar os outros Cds dentro do carro para que ao menos quando eu estiver sozinha eu possa introduzir aquelas musiquinhas calmas e relaxantes para "o" ou "a" caçulinha!!!

3 comentários:

  1. Ah, então a Isa não quer mais ouvir música de "bebê"? kkkkkk Essas crianças kkkkkkkk
    Ótimo post. Adorei. Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  2. Verdade, dizem que faz muito bem pro bebê... mas querendo ou não o outro bebê vem num ambiente diferente que a pequena Isabella... ele já vai ter companhia pra bagunça desde pequeno... oque alias também será ótimo pro desenvolvimeento dele!!!

    Beijos

    Karin
    www.mamaeecia.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...