terça-feira, 2 de agosto de 2011

Festa! Dicas da Revista Crescer - Tema Bolas e Mãos na Massa - by Camila

Este é o segundo post com as dicas da Revista Crescer (edição 192 de Novembro de 2009). No primeiro post reproduzi as dicas de como organizar sua festa.

Hoje vou reproduzir aqui (resumidamente) dois dos três temas sugeridos: Bolas e Mão na Massa. Eles sugerem também o tema Rock, que vou deixar para vocês ficarem curiosas e correr pro jornaleiro pra comprar a edição antiga.


- Tema Bolas
Indicado para crianças de até 4 anos. As dicas da crescer são:

1) Comidas e bebidas
- Brigadeiros não devem faltar! Prepare os doces e enfeite-os com bolas de chocolate coloridas. Use forminhas de cores fortes para ficar melhor ainda. (O blog "Hoje vai ter uma festa" tem um monte de receita de brigadeiros diferentes! Clique aqui pra ver!)
- Cupcakes estão na moda e combinam com todo tipo de comemoração. Neste caso, escolha uma decoração com confeitos coloridos ou pasta americana efeitadas com várias bolinhas.
- Para enfeitar a mesa encha potes transparentes de acrílico com muitos confeitos coloridos de chocolate e amendoin. Além de dar charme, as crianças vão devorar.
- Não é difícil encontrar pratos, talheres,..., decorados com bolinhas. Aproveite para incrementar a festa.

2) Convites e lembrancinhas
- Que tal avisar os convidados com um convite delicioso? A ideia da Crescer é encher um saquinho transparemte com confeitos de chocolate e balas coloridas. Para incluir os dados da festa, faça um furo num cartão pequeno com as informações (data, local e hora), passe uma fita de cetim colorida e amarre em volta da embalagem.
- Você já imaginou fazer um convite que já é uma lembrancinha? Dá pra mandar camisetas costumisadas com bolinhas aos convidados e pedir pra eles usarem na festa.
- Sabe aquelas bolas enormes e coloridas de parques de diversão? Essas e outras de todos os tamanhos (menos as menores com risco de serem engolidas) são ótimas para decorar a festa e depois os convidados podem levá-las pra casa como lembrança;

3) Decoração
- Se houver uma parte externa na festa, alugue uma máquina de bolas de sabão. Não use este artificio em ambiente internos porque o chão fica escorregadio.
- Alugue máquina de gás hélio e encha as bexigas. Elas ficarão voando no teto e, após o parabéns, as crianças podem solta-las no céu.
- Compre tecidos com bolinhas coloridas para fazer toalhas de mesa.
- Que tal criar um símbolo para a festa? Uma centopeia com corpo feito de bolas pode ser legal. É só espalha-la por todo o salão.

4) Brincadeiras
- Divida as crianças em duplas e distribua bolinhas para cada par. Peça para todos dançarem juntos equilibrando a bola na testa. A última que deixar a bolinha cair ganha!
http://colunistas.ig.com.br
- Em uma festa de bolas, não pode faltar piscina de bolas!
- Se lembra do jogo Twister? É uma opção bem divertida.
- Distribua kits para as crianças fazerem bolinhas de sabão.
- Para animar a festa, nada melhor que músicas que os pequenos adoram.



Tema Mãos na Massa
Mexer com farinha, ovo, chocolate! Que criança não gosta de fazer bagunça na cozinha? A festa é indicada a partir dos 4 anos de idade.

1) Comidas e bebidas
- Além de tudo que as crianças vão preparar, é importante voê já deixar sanduíches e salgados prontos para o início da festa e para os adultos.
- Para beber, além dos refrigerantes, ofereça suco de frutas e água de coco.
- Você pode servir os docinhos em colheres de plástico transparente ou fazer o bom e velho bridadeiro de colher em pequenos potinhos.

2) Convites e lembrancinhas
- Para as crianças entrarem no clima da festa, o convite pode ser uma minicolher de pau (dessas de brincar de casinha). Com uma fita de cetim, amarre três pedaços de papel colorido no cabo da colher com os dados da festa.
- Você pode presentear os convidados com um kit contendo jogo americano (que pode ser costumizado durante a festa), prato, copo e talheres de acrílico.
- Outra ideia é reunir toda a turma já com avental e chapéu para uma foto, imprimir na hora e entregar na saída da festa como lembrança.

3) Decoração
- O charme é criar um ambiente descontraído, por isso, toalha xadrez não pode faltar.
- Não esqueça que essa festa deve ter uma mesa bem comprida para que todas as crianças encontrem espaço para cozinhar à vontade.
- Para decorar a mesa, coloque confeitos e amendoins coloridos em potes. Docinhos, como balas e pirulitos, vão fazer sucesso. Só não espere que durem muito tempo...
- Que tal fazer um lustre usando um ralador ou escorredor de macarrão? Basta coloca-los em volta da luz para ter um clima todo especial.

4) Brincadeiras
- Aqui a brincadeira é fazer comida! Mas antes você pode distribuir um chapéu de chef para cada criança e deixar que elas customizem com canetinhas.
- Na hora de colocar a mão na massa, escolha alimentos fáceis de preparar ou semiprontos. Uma dica é preparar a massa da pizza e deixar as crianças apenas abrirem com o rolo de macarrão e farinha para não grudar. Elas vão adorar! Depois, é só deixa-las rechear. Fique alerta na hora de colocar no forno e não deixe nenhuma criança se aproximar.
- Para a sobremesa, escolha cookies (que são fáceis de fazer e deliciosos), cupcakes ou docinhos. Se decidir pelos cupcakes, você pode comprar o bolinho pronto e deixar que a criança decore-o. É importante ter chatilly, confeitos e granulados coloridos, minibolachas, suspiros e caldas.
- Quando os convidados se cansarem de bancar os chefs, você pode sugerir brincadeiras com alimentos. Lembra daquela corrida com uma colher na boca equilibrando um ovo? Para não fazer sujeira, cozinhe os ovos ou use batata ou limão.
- Coloque uma bacia com água e várias maçãs boiando. Cada criança tem que morder a sua fruta. Vai ser diversão na certa!
Getty Images

3 comentários:

  1. Que legal essa dica...adorei
    bj
    Gabriela
    http://mamiemimos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas de festa, bem à moda de antigamente. Já brinquei muito de maçã na bacia e corrida do ovo kkkkkkkkkk
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  3. Confesso q me interessei muuuuuuuuuuuuito pelo tema Rock...acho q seria mega bem vindo lá em casa mais p frente,,,,

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...