terça-feira, 9 de agosto de 2011

A 2ª vez... - by Thanira

Não sei se todos sabem mas assim como a RoLopes, tambem me encontro "ligeiramente gravida" hehehehehhe, sempre escutei as pessoas dizendo que engravidar pela 2ª vez é mais rápido...mas nunca acreditei muito nessa "estorinha" e essa gestação veio me colocar novamente essa duvida na minha cabeça: Será que é mais fácil engravidar pela 2ª vez???

Não sei responder...o que posso dizer é que quando engravidei da Isa foram 6 meses de "treinos intensos", contas para o período fértil, tabelas de temperatura, milhares de vitaminas...e dessa vez foi assim..... pá -pum - ou seja, no 1ª mês sem prevenção eis o positivo. Chego agora a acreditar que o 2º filho vem mais rápido mesmo, mas acho que o grande segredo é o psicológico!!! Outra coisa que vem me surpreendendo muito nessa 2ª gravidez (mesmo que ainda precoce ) é a minha tranquilidade, minha calma e principalmente a falta de ansiedade...tanto que só fui fazer o exame de gravidez com 12 dias de atraso menstrual, na 1ª gravidez fiz no 1º dia hehehehhe já estou com a guia para a Ultrassonografia, mas prefiro aguardar mais um pouco...... Imagina se na outra gravidez eu ja não teria feito......é claro que sim!!!

Mas sei que de qualquer forma que uma gravidez nunca é totalmente igual à outra. Por isso, cada uma delas deve ser avaliada como se fosse a única. As dificuldades anteriores podem não se repetir agora, o que não garante, também, que se tudo correu maravilhosamente bem da primeira vez, vai acontecer da mesma forma agora.
Achei muito bacana esse quadro que encontrei na internet comparando a 2ª gestação com a 1 ª:

2ª Gestação: Tudo tão igual

No espelho, você logo percebe que o corpo está diferente: os seios maiores, a cintura sumindo, as formas mais arredondadas. Ao mesmo tempo, sente um leve peso na região uterina.
Novamente, os enjôos, as tonteiras, a azia, a sensação de pernas pesadas e tantos outros desconfortos. Só que, agora, você já sabe como prevenir e atenuar cada um deles.
A relação com o obstetra é antiga e de total confiança. Afinal, ele acompanhou seu pré-natal, fez o parto; conhece bem como você reage aos sintomas, exames e medicamentos. Mas, se preferir mudar de médico, nenhum problema. Só procure fazer isso o mais rápido possível, para que ele possa estar com você desde o começo da nova gravidez.
Mas, tudo tão diferente
O segundo bebê costuma se mexer mais cedo no útero, antes ainda de completar o quarto mês. Detalhe: você já aprendeu a reconhecer seus movimentos.
A barriga, também, aparece antes. E pode ser mais volumosa porque os músculos abdominais ficaram mais distendidos depois da primeira gestação. Mas, tudo depende dos cuidados no pós-parto e se a mulher faz ou não exercícios físicos regularmente.
O colo do útero encurtou, facilitando a dilatação e permitindo um trabalho de parto mais rápido.
Você pode optar pelo parto normal mesmo já tendo passado por uma cesariana, mas somente o obstetra dará a decisão final. Há uma probabilidade de ruptura uterina, embora mínima: 0,5%. Porém, se o primeiro parto foi cesáreo porque não houve dilatação, a tendência é que o problema se repita.
Agora, existe o risco de aparecimento da doença hemolítica do recém-nascido, caso o pai tenha fator Rh positivo, e a mãe, negativo. Para evitar, a mulher deve tomar a vacina anti-D (imunoglobulina anti-Rh) até 72 horas depois do primeiro parto.
Algumas patologias da gestação anterior podem voltar a se manifestar: hipertensão arterial, diabetes, disfunções da placenta, doenças reumatológicas, renais e cardíacas, entre outras.

É muito legal viver novamente toda a experiencia de gerar um serzinho que temos a certeza que será tão amado, estamos muito felizes!!!

Seja Bem vindo Bebê!!!

Thany

Fonte: Topbaby

5 comentários:

  1. Amiga, não canso de dizer: parabéns!!! Que sua segunda gestação seja tão tranquila quanto a primeira e que a Isa curta muito o irmãozinho que vem por aí. Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  2. Than... também não me canso de repetir o quanto eu fiquei feliz com a sua gravidez! Não teria pessoa melhor pra me acompanhar na 2ª gravidez do que você!!! E realmente, a gente fica com o coração bem mais tranquilo na 2ª gravidez mesmo. Eu tô menos ansiosa e menos preocupada com a gravidez, mas em compensação existem outras preocupações que na 1ª eu não tive: como lidar com a Rafaella pulando em cima de mim o dia todo? Como vou dar conta de 2 crianças? Dar atenção pras 2 de maneira igual? A Rafaella vai ficar com muito ciúmes? Aiaiai, coração de mãe sempre com alguma preocupação, rsrsrs. Adorei o post!

    ResponderExcluir
  3. Que post massa, adorei! amiga não canso de falar o quanto estou feliz pelos novos bebes viu! será que eu vou ficar assim tão tranquila quado ficar gravidinha de novo? sei não...
    beijoooxx

    ResponderExcluir
  4. Queridas gravidinhas, seus primeiros filhos tem q idade? bjs

    ResponderExcluir
  5. A minha tá com 1 ano e 7 meses.....ela vai estar com 2 anos e 3 meses qdo o bebe nascer!! Bjos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...