segunda-feira, 25 de julho de 2011

Você sabe falar com seu filhote? - by Alê

Quando estamos com nosso bebezão, naturalmente começamos a conversar com ele de um jeito diferente, mudamos o tom da nossa voz, falamos as palavras de uma forma incorreta, ou no diminutivo ou usando metáforas, tudo na tentativa de facilitar o entendimento da criança.

Esse jeito de falar é chamado pelos especialistas de Linguagem Tatibitate, a linguagem infantilizada, quando você acha bonitinho quando ele fala uma palavrinha errada e você repete imitando-a.

Anna Laura está numa fase maravilhosa (entre outras), está falando pelos cotovelos, como diz nosso ditado, e claro, muitas das palavrinhas e frases ela fala do jeito dela e nós adultos que se virem para entender o que ela quer dizer! Mas algumas pessoas da familia, até nós, papai e mamãe, às vezes falamos como ela, involutariamente, sem saber se isso pode ou não prejudicar seu vocabulário.

Ainda existe muitas divergências entre profissionais da área sobre o assunto, mas a idéia da maioria é unânime: o abuso no uso dessa linguagem é que é prejudicial para um bom desenvolvimento.

Toda criança aprende a falar escutando e repetindo o que o adulto fala, por isso é que devemos ser bem cuidadosos ao conversar com nosso bebê, pois vai influenciar diretamente no seu aprendizado. De acordo com a psicopedagoga e fonoaudiologa Quezia Bombonatto, "os pais devem falar as palavras corretas, deixem a liguagem tatibitate para as crianças e usar metáforas de associação, como chamar cachorro de au-au, ferimento de dodói, não há problemas pois é mais facil de pronuciar, mas não use frases inteiras com este tipo de palavras, pois retarda o desenvolvimento da linguagem".

Da mesma forma é usar muitos diminutivos com seu filho: na opinião da fonoaudiologa Silvana Selvaggi, torna a conversa muito infantilizada, o que é ruim; na sua opinião o ideal é falar frases curtas, simples, diretas e de forma correta, por exemplo, " a faca corta", vamos tomar banho?", é importante também passar essas dicas para outras pessoas que convivem com a criança, porque não adianta você fazer do jeito certo, e todas as outras não.

Lógico que seu filho não vai aprender imediatamente a falar correto, aliás é perfeitamente normal a pronuncia incorreta entre 1,5 e 4 anos, já que seu processo de fala ainda não está completo, no entanto é fundamental desde sempre, os pais ensinarem aos seus filhos a falar as palavras corretamente.

O desenvolvimento completo da linguagem da criança é longo e trabalhoso, só termina por volta dos 6 anos, quando ela já está apta para falar todos os fonemas, para para que isso aconteça é necessária a atuação frequente dos pais. Conversar é muito importante, ler de forma expressiva para ele estimula também seu aprendizado.

A linguagem infantilizada pode ser bonita e engraçadinha, mas não use em excesso com seu pimpolho pra não prejudicá-lo, preste atenção no que ele fala e repita do jeito certo, quanta vezes for necessário e quando ele conseguir, parabenize, faça festa, demonstre o quanto você ficou feliz por isso, ele vai se sentir importante e motivado para cada vez mais falar correto.

O que acha sobre o assunto? Você está falando certo com seu filhote? Conte aqui!

3 comentários:

  1. Alê
    Concordo plenamente com o post. Aqui em casa procuramos falar sempre corretamente com a Gaby e colhemos os bons frutos disso. Ela fala todas as palavras com perfeição (salvo algumas trocas, super naturais para a idade dela, 2 anos), utiliza frases, verbos e conjugações certinho, porque fizemos questão de ensiná-la corretamente. Como sou professora de Educação Infantil, me pego vendo meus alunos de 5 anos com uma fala super infantilizada, muitas trocas, diminutivos e tudo que se possa imaginar. Acho que todos os pais deveriam estimular corretamente seus filhos, seja na fala, coordenação, no brincar. Beijos mil

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post. Aqui em casa a gente se policia pra falar sempre certinho com o FH. Eu converso muito com ele, procurando sempre falar certinho pra ele aprender com mais facilidade.
    Beijos!!!!!

    ResponderExcluir
  3. OLá, adorei o seu blog, tenho um filho de 11 meses, criei um a pouco tempo dá uma olhadinha lá,o endereço do blog é: http://testesdamame.blogspot.com/
    tem testes de produtos de bebe. dicas, entre outras coisas,estou te seguindo agora, se puder retribuir, aguardo uma visita!! abçs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...