segunda-feira, 11 de julho de 2011

Hora do desfralde? - by Alê



Eu estou pensando em começar o desfralde de Anna Laura, na verdade, ja comecei, pois demos o primeiro passo, compramos o troninho! Eu sempre achei, e ainda acho, que essa etapa vai ser uma das mais dificeis que ela vai passar, e não só pra ela, pra nós papais também!
Eu nao tenho pressa em ver minha florzinha sem fraldas, sei que tudo tem seu tempo, e cedo ou tarde ela vai deixar as fraldas, então porque eu decidi que ja era a hora de começar? 
Quando saber que já é hora de seu pimpolho deixar a fraldinha? Como fazer? Essas são minhas dúvidas e pode ser a sua também, mamãe e papai que estão pensando também nesse assunto, pra agora ou mais pra frente, pois vocês vão passar por isso de qualquer maneira!
- O primeiro passo é observar se seu pimpolho já dá sinais de que esta pronto pra abandonar as fraldas, ou seja, se ele avisa que esta de cocô e/ou xixi. Anna Laura mesmo, ela fica muito incomodada quando está de cocô, ela chama e mostra que esta sujinha, e se estiver sem a calcinha por cima, ela mesma tira a fralda e pede pra tomar banho. Pronto essa é a dica pra saber quando comecar.
Agora o próximo passo é saber como fazer, a parte mais dificil!
- Compre calcinhas e cuecas e deixe ela vestida, mesmo com fralda, assim a criança já vai se acostumar com a peça de roupa.
- Apresente a criança todos os objetos do banheiro, pra que ela conheça tudo que ela irá usar, mostre como usar, fale do papel higiênico, pra que serve e como se usa , do vaso e como se faz pra dar a descarga, lavar as mãos depois, não se ache doida demais e não se preocupe, aos poucos ela vai entender!
-Pergunte o que ela prefere usar, o vaso com o redutor ou o troninho, pinico, vazinho, seja lá como você vai ensinar seu filho chamar, deixe por sua livre escolha, ele vai se sentir mais a vontade e confiante.
- Quando ela fizer cocô, leve a fralda suja até a privada e jogue o cocô mostrando pra ela pra que serve o vaso sanitario.
O processo é lento e você tem que ter muita paciência mesmo, pois o treinamento tem que ser frequente. Precisa levar várias vezes a crianca ao banheiro mesmo que ela não peça, deixar ela sentadinha por algum tempo e falar pra que ela esta ali, mas não insista demais, quando ela começar a dizer que quer sair, não forçe.
- A palavra é paciencia, então não adianta ficar com raiva ou brigar quando ele fizar uma sujeirinha aqui ou ali, porque vai acontecer, faz parte do processo, e você, pai e mãe, tem que estar preparada pra isso.
Mais uma dica legal: abra a torneira, massageie sua barriguinha e diga que ela esta crescendo e tals... 
- Não esqueça que a primeira etapa é o desfralde diurno, só depois de totalmente desfraldado durante o dia é que voce deve iniciar o processo para a noite, que é mais lento e crítico.

Essas dicas são do livro de Elizabeth Pantley sobre o tema. Sinais para avaliar se seu filho está pronto para começar desfralde:

1)avisa quando faz xixi ou cocô na fralda, pede para trocar *
2)muda comportamento quando está fazendo cocô (para, se concentra, vai para um canto, debaixo da mesa, etc) *
3)Os cocôs do seu filho são previsívies, sempre na mesma hora do dia
4)Quando acorda de uma soneca, a fralda está geralmente seca ou quase seca*
5)Entende o significado de palavras como molhado, seco, limpo, sujo, xixi, coco, pinico, fralda, etc. *
6)Entende e atende pequenos pedidos como: guarde o brinquedo na caixa. *
7)Nota quando alguém está usando o banheiro, fica curioso, quer dar descarga *
8)Consegue ficar períodos de poucas horas com a fralda seca *
9)Tem entre 24 meses e 30 meses ou mais
10)Tem um bom vocabulário, se comunica bem *
11) A criança tem certa independência, quer fazer tudo sozinho, por roupas, por suco no copo, etc.. *
12) quando seu filho quer fazer os items acima, você tem paciencia de ensiná-lo, ou prefere fazer por ele pois é mais rapido e facil? No meu caso, eu ensino mesmo, tenho paciencia e gosto que minha filha aprenda as coisas ensinadas por mim)
13)E você, mãe, está cansada de trocar fraldas, ou no fundo não se importa ainda com isso? Na verdade nem um dos dois, o que eu realmente quero é minha filhota mais independente, ela é muito inteligente, aprende as coisas rapido e gosto ver seu desenvolvimento)
14)Existem mudanças de rotina na família em breve, irmaozinho chegando, viagens, etc? Se sim não é o momento certo. (nenhuma mudança não, outro filhos agora nem pensar, viagem? É ruim...)
15)Voce considera o desfralde porque: alguém te disse que está na hora, porque seu filho está com quase 2 anos, seu instinto diz que seu filho está pronto para isso, a escolinha do seu filho requisita o desfralde, ou porque seu filho está interessado e já pediu para usar o pinico ou ficar sem fraldas mais de uma vez? (Acho sim que Anna laura esta preparada, não foi instinto não, foi o comportamento dela que me fez tomar a decisão de começar)


Tradução: Andreia Mortensen


(*) Para todas essas perguntas nossa respostas é sim, portanto considerando a idade da Anna Laura e todas essas dicas, está sim na hora do desfralde.


Usar o penico ou o vaso é um grande avanço no desenvolvimento da criança. Ela precisa perceber que o cocô e o xixi estão querendo sair, controlar os músculos que regulam essa saída e procurar o banheiro para fazer no lugar certo. Demorar um pouco mais não é problema, mas iniciar o treino precocimente pode deixar o filho aflito e os pais estressados.  Tenha paciência, cada criança tem seu tempo!

E seu filho ja está nesta fase, como está sendo? Analise as dicas acima, responda as perguntas e veja se filho ja está preparado para sair das fraldas. Não esqueça de nos contar!!!

Beijoooxxx
Alê


Fonte: Site da crescer

6 comentários:

  1. Adorei as dicas.
    FH já avisa sobre o cocô há um tempo, na verdade desde os 14 meses. Na última consulta com a PE dele, ela falou pra gente começar a ensiná-lo a usar o penico, mas por enquanto só pro cocô. A PE dele é nefrologista também e ela disse que se a criança não estiver realmente pronta, por volta dos 4 anos ela volta a fazer xixi na cama, porque o músculo que controla não estava maduro o suficiente e o ensinamento foi forçado quando bebê. Então não estamos tendo nenhuma pressa. A PE dele falou também que o desfralde total pode durar até os 4 anos e que isso é perfeitamente normal. Conheço um menino que só aprendeu a segurar o xixi de vez com 3 anos e meio e ele é muito esperto. Por enquanto FH gosta de ir no banheiro comigo e com o pai por curiosidade, pra brincar, brinca com o penico dele, mas ele ainda não gostou de ficar sentadinho lá hehehe O penico dele toca música, ele aperta o botão e começa a dançar, é muito engraçado. Eu estou deixando as coisas irem pelo ritmo dele. Afinal, desfralde mesmo, só por volta dos 2 anos e até lá ainda tenho um tempinho né?
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o post!
    A Sophia fala "xixi" e "cocô", mas ainda não sabe avisar quando fez. Mas toda vez que vou trocar a fralda eu falo para ela ir assimilando. Lá na creche já avisaram que no verão eles começarão a tirar a fralda. Por enquanto ainda é muito cedo para ela e está frioooo...rs... Achei melhor assim, pois essa adaptação no verão é mais fácil.
    Bjuss

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não comecei a pensar nisso pois a Rafaella ainda não avisa o xixi nem o cocô. Também não estou com pressa, tudo no seu tempo. Vou esperar ela dar sinais de que quer isso. Penso que isso deve acontecer lá pelos 2 anos. Alê, boa sorte aí! rs

    ResponderExcluir
  4. Que fofa Ana Laura! Essa deve ser uma das fases mais importantes dos bebês.. ^^

    http://2charming.com.br

    Beeijos

    ResponderExcluir
  5. Sophia foi quem me indicou o quanto estava preparada para o desfralde. Desde 1 aninho ela só faz cocô no penico ou no sanitário, depois, por volta dos 2 aninhos, pediu para não usar mais fralda durante o dia. Já durante a noite estamos num vai e vem danado. Tem dias que ponho fralda e ela não faz nada, tem dias que não ponho, e ela faz muito. Ela está com 2 anos e 8 meses.
    Até falei lá no blog e citei esse post como referência para o desfralde, essas dicas que a Alê trouxe são bem bacanas. O importante é fazer desse momento um aprendizado e algo bacana, não um terror!!
    Beijocas,
    Aretusa, mamãe da Doce Sophia

    ResponderExcluir
  6. Cada criança é diferente mesmo, a Maria Clara tirou a fralda fácil tanto de dia qto de noite e a Marina acho que ainda vai demorar um pouco mais, ela já está começando a avisar sobre o cocô mas ainda não respondo a todas as perguntas sim como a Alê falou no post. Então vamos aguardar, tudo a seu tempo...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...