quarta-feira, 13 de julho de 2011

Chupar dedo - by Camila

 Jade desde bebê recusava-se a chupar chupeta, mesmo das mais baratas às mais caras.
http://www.mundodastribos.com
Como a ideia de introduzir em sua rotina qualquer coisa que atrapalhasse a amamentação mal me deixava dormir, nunca lhe ofereci chupeta antes de 15 dias de vida.
Então, a Jade resolveu seu instinto de sucção por conta própria chupando seu polegar.
Acredito que chupar dedo seja melhor que chupar chupeta, pois é um instinto que os bebês já trazem de dentro da vida uterina, como muitas vezes vemos nas inúmeras ultrassonografias que fazemos. Ainda mais no caso de minha bebezona, pois ela apenas utiliza este recurso para iniciar seu soninho, depois que dorme profundamente o dedo não é utilizado, e muito menos ela recorre a ele quando está acordada, principalmente quando suas mãoszinhas estão ocupadas empilhando blocos, arrancando as coisas do armário, etc. Penso que isso não acontece com a chupeta, uma vez que ela continua na boca de muitas crianças durante o dia, deixando as mãos livres para brincar...
Já conversamos com o pediatra e a odontopediatra da Jade e ambos concordam que ainda não é hora de forçar parar com este hábito.

Para escrever este post, encontrei uma página que falava sobre o hábito que achei interessante replicar aqui alguns pontos. Quem quiser ler na íntegra, sugiro clicar aqui para acessar.

"Nos recém-nascidos, a sucção é uma reação instintiva. Quase todos os bebês chupam dedo, mais cedo ou mais tarde.
Chupar dedo geralmente chega ao seu auge entre os 18 e 20 meses de idade. Com o desenvolvimento da criança, o dedo perde cada vez mais sua importância.
Se seu bebê chupar dedo, considere o hábito como a satisfação de uma necessidade natural e instintiva de sucção. Se seu filho pequeno continuar chupando dedo, os especialistas concordam que não há necessidade de se preocupar com danos aos dentes de leite emergentes.
Com mais ou menos dois ou três anos, seu filho provavelmente terá coisas mais interessantes a fazer e estará muito ocupado para se lembrar de chupar o dedo.
Esse comportamento que visa o conforto normalmente é apenas uma fase transitória, que desaparecerá com amor e confiança.
Se a criança continuar chupando dedo depois dos cinco ou seis anos ou após ter perdido os dentes de leite, é aconselhável uma visita ao dentista (ou psicólogo). Chupar dedo de forma prolongada e persistente pode levar à má oclusão, um problema no qual os dentes superiores e inferiores não se encontram adequadamente.
Para crianças com menos de dois anos, não é necessário nenhum tratamento. Para crianças entre três e cinco anos, primeiro tente minimizar o estresse, dando-lhes atenção e carinho e oferecendo-lhes o estímulo adequado. Depois que a criança tiver passado da primeira infância, chupar dedo torna-se um comportamento que busca o conforto, em vez de satisfazer uma necessidade de sucção. Medidas amorosas talvez sejam mais eficazes do que qualquer outra coisa.
Para crianças maiores de seis anos, retire delicada mas firmemente seu dedo da boca sempre que ela começar a chupá-lo. Nas crianças mais velhas, chupar dedo muitas vezes ocorre quando estão cansadas e entediadas. Após reprimir o gesto, dê-lhe um reforço positivo na forma de abraço e inicie uma atividade que a distraia.
Jamais castigue a criança por chupar o dedo.
Sempre que a intervenção se tornar necessária, certifique-se de conquistar o apoio e a participação do seu filho. Sem a compreensão e cooperação do seu filho, a intervenção pode ser vista como um castigo
."

Espero que este post ajude àquelas mamães que tem a "pulga atrás da orelha", pois seu bebê também chupa dedo... converse sempre com seu pediatra, seu odontopediatra, eles são seu porto seguro. Ler coisas no "Dr. Google" ou ainda ouvir conversar de portão de rua muitas vezes não são bons conselheiros. Faça aquilo que seu instinto materno mandar!

Outras sugestões de leituras e fontes de pesquisa para este post:
http://papodebebe.rozenlandiababy.com.br/2009/08/meu-filho-chupa-dedo-do-livro-seu-filho.html
http://www.saudeinformacoes.com.br/bebe_chupar_dedos.asp
http://bebeblogger.com.br/meu-diario/chupar-chupeta-ou-chupar-o-dedo/
http://www.blogmamiferas.com.br/2009/06/chupeta-ou-dedo.html

5 comentários:

  1. Muito bom o post, parabéns.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. eu confesso que torci pra Anna Laura não chupar dedo, pois acho bem mais feio que chupeta! e tambem acho mais dificil de tirar, conheço vaarias crianças que ainda chapam dedo em qualquer hora e qualquer lugar!
    mas acho que vai da criança né, umas param nauralmente outras não!
    muito bom o post amiga!!!
    beijooooxxx

    ResponderExcluir
  3. Confesso que tinha outra visão sobre o chupar dedo. Achava ruim e bem pior que chupeta, mas lendo o seu post tive outra visão do assunto. Se for assim como vc falou, não terá tanto problema futuramente. O importante, tanto na chupeta quanto no chupar o dedo, é não prolongar isso por muitos anos, pois ambos irão prejudicar a dentição. Parabéns KK!

    ResponderExcluir
  4. Oi eu acho que é melhor o dedo mesmo, eu não dei chupeta para nenhum dos três e somente a mais nova que tem um aninho é que chupou e chupa até hoje, mas conversei tambem com a médica e ela disse que ainda não é a hora de tirar. Meu irmão caçula que hoje tem 12 anos chupou o dedo até 5 e tem dentes perfeitos, não sei até onde influencia, um beijo. Adorei o blog de vocês, e tambem tenho um , maedahora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Com 2 anos, exatamente, a pequena simplesmente parou de chupar o dedo. Não precisei estressar! Nada! Simples assim!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...