quarta-feira, 1 de junho de 2011

Geração Digital - by Alê



O numero de crianças que desde cedo já sabem usar um aparelho eletronico é cada vez maior, essas tecnologias fazem parte da nossa vida e não temos mais como nos desvincular delas e não é diferente com a criançada. Mas será que é tão necessario assim nossas crianças terem acesso tão cedo a tanta tecologia? Será mesmo prejudicial para o desenvolvimento delas? Como se deve proceder? É neste post que vou tentar tirar duvidas em relação a essa revolução digital que nos envolve e consome muito tempo da vida da criançada.
Na opinião da maioria dos especialistas as crianças precisam, sim, ter acesso às possibilidades oferecidas pela tecnologia, mas de uma forma organizada e orientada para que possa levar a um efetivo aprendizado. O uso descontrolado da tecnologia, tanto na escola, como em casa, atrapalha o aprendizado da criança. Tudo em excesso faz mal. A tecnologia não pode substituir as relações pessoais como o convívio com os colegas e familiares, isso faz parte do aprendizado e não pode ser esquecido.
O que tem que existir é a atenção dos pais com relação ao "COMO" as crianças estão usando esses equipamentos tecnológicos sem deixar de lado outros tipos de brincadeiras sadias, que são necessárias ao seu desenvolvimento.
É importante seguir algumas orientações que contribuem para o  bom uso das tecnologias. O bom senso é imperativo nesse caso. E é você pai e mãe que devem impor esses limites para o bom desenvolvimento de seu filho, o bom relacionamento com outras pessoas e principalmente para a saude.
Para ajudar, coloco algumas dicas pra racionalizar o uso de tantos aparelhos que facinam cada dia mais e também prejudicam se não usados com responsabilidade.


Uso da internet: 

  • Não coloque computador no quarto de seu filho, deixe num lugar onde você possa vigiar o que ele acessa.
  • Explique a ele de todos os perigos que a internet pode causar, sobre o virus, sites ilegais;
  • Ensine-lhe a se proteger e proteger sua familia, a ter o habito de não compartilhar dados pessoais com estranhos, não mandar fotos ou videos proprios; 
  • Controle o que seu filho faz na internet, você pode sim fazer isso, como? Vá até http://fss.live.com, que abrirá o site Family Safety (Proteção para a família), do Windows Live. Clique no botão Iniciar e a seguir digite seus dados da conta Windows Live ID (como o correio Hotmail), escolha a primeira opção e siga as instruções para avançar. Você deverá baixar um programa que lhe permitirá, entre outras coisas, filtrar sites que você não quer que seu filho veja, bem como monitorar suas atividades em chats, blogs e correio eletrônico. Por sua vez, as crianças terão acesso ao conteúdo do Site de acordo com as características do perfil que você como pai lhes crê. Ademais, poderá estar a par desta informação desde qualquer PC conectado à Rede.
  • Limite o tempo de uso do PC: No sistema operacional Windows Vista você poderá estabelecer as horas do dia nas quais os seus filhos podem usar o computador e bloquear o restante. No Painel de Controle, selecione "Contas de usuário" e faça clique em "Configurar Controle dos Pais". ë solicitada uma senha de administrador, escreva-a. Depois, dê clique na conta para qual deseja estabelecer limites de tempo. Em "Controle dos Pais" faça clique em Ativado e depois em "Limites de tempo". Escolha então as horas que permitirá o uso do PC.  
  • Navegue com eles, assim você mesmo poderá mostrar os conteudos apropriados para sua faixa etaria. 

 Uso do celular:

  • Se pergunte: ralmente seu filho precisa de uma celular;
  • Se você acha realmente nessecario, dê uma telefone simples sem muitas funções e explique que o celular é para emergencias, assuntos importantes;
  • Dê um celular pre-pago, isso vai limitar o seu uso indiscriminado;
  • Guarde o celular na hora dele dormir, esta comprovado que muitas crianças passam muito tempo falando ou enviando torpedos a noite e isso prejudica o sono;
Uso do video-game: 

  • Não coloque o aparelho no quarto da criança, assim como o computador, pois você poderá dar mais limites a ele.
  • Estabeleça um tempo diario para ele jogar, segundo a pediatra Susana Graciela Bruno Estefeno o ideal é duas horas por dia.
  • Só compre jogos que sejam ideais para sua faixa etaria e maturidade.
  • Reserve um tempo pra você jogar com ele, peça pra ele te ensinar algum jogo, assim fortalece ainda mais o vinculo de amizade entre vocês.

 Alguns sites com mais dicas e materias interessantes sobre o  assunto:

Sobre o uso de internet: http://bit.ly/j7jnlC
Sobre o uso de celular: http://bit.ly/inSHR4
Aparelho celular para criança de 5 anos: http://glo.bo/lExXoD

Qual a sua opinião, me conte.! 

Beijoox,

Alê

7 comentários:

  1. A Maria clara brinca com joguinhos educativos no computador desde 1 ano e 8 meses, até compramos um mouse pequeno ´para mãozinha dela. Hj ela até me dá dicas em algumas coisas kkkkkkkk.

    ResponderExcluir
  2. Adorei...não sabia q existia esses "filtros" de internet.... tenho certeza q precisarei disso daqui uns anos!!! Obrigada

    ResponderExcluir
  3. achei muito interessante, tenho ate medo de quando será a fase tecnologica da Camila, ate pq como ela provavelmente estudará em escola de tempo integral, eu prefiro que a gente faça programas juntas a noite, do que deixa-la passar horas no videogame ou computador. Enfim, tomara que de tudo certo, mas ainda tenho um longo caminho pela frente.

    ResponderExcluir
  4. Ótimo post amiga! Com certeza a tecnologia de hoje já está presente na vida dos nossos filhotes, desde muito cedo. A Rafa assiste muito DVD, já quer ficar sentada comigo no PC e adora um celular! Temos que impor limites mesmo, desde cedo. Acho que além de provocar sedentarismo, superestimula a criança. Eu já observo isso na Rafa, acredito que o excesso de estímulo a faz demorar pra dormir à noite.

    ResponderExcluir
  5. Alê ótima tarde !!!! menina nem me fale nos perigos e nos limites pq isso realmente é um problema sério .... eu provavelmente terwei problema com isto daqui a uns anos .... isso pq sinto tanto aperto no coração por ser ausente na vida da piquena que fico tentando não contrariala na maioria das vezes .... EU SEI ISSO ESTA ERRADO mas vai falar isso para este coração mole de mãe ....

    beijosss e obrigada pela visitinha !!!!

    ResponderExcluir
  6. Sabe, a gente realmente precisa ensinas os pequenos desde cedo como usar o computador, celular, video game, etc, tanto no sentido de como manusear, mas como navegar, onde, o que se pode fazer, quando e por quanto tempo. Essas tecnologias fazem parte de nossas vidas e realidade, ummbom convívio com elas será muito porveitoso para todos!!
    Ah, vocês precisam ver minhe filha mexendo no ipad, melhor que eu e muito!!
    Beijocas,
    Aretusa, mamãe da Doce Sophia

    ResponderExcluir
  7. Ah nem, a Maria Clara vai no PC desde 1a8m? Que gracinha. O que você mostrava pra ela Ro?
    FH adora ver videozinhos do youtube no computador hehehe Principalmente os de bebês rindo kkkkkk
    Beijos!!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...