terça-feira, 28 de junho de 2011

Escotismo: Escola de Cidadania - by Thanira


Hoje resolvi escrever um pouco sobre o escotismo, eu e meus irmãos crescemos dentro do movimento escoteiro e posso dizer q foi uma infancia muito feliz, onde estavamos sempre em contato com a natureza e aprendendo certos valores q não aprendemos na escola e nem em casa....
Ingressei no movimento ainda como Lobinha, eu tinha 7 anos, passei pelas tropas escoteiras e Guias, até chegar ao clã pioneiro com 18 anos....logo me desliguei do movimento, pois comecei a trabalhar e a estudar a noite, e acabei deixando para trás meu Grupo Escoteiro.
Hoje me arrependo, deveria ter me esforçado mais um pouquinho e quem sabe hj eu não estaria como chefe voluntário ajudando outros jovens e crianças, mas assim q a Isa tiver a idade de ingresso quero colocá-la, e espero q ela se apaixone como aconteceu comigo e com os meus irmãos!!!
As reuniões dos grupos Escoteiros acontecem 1 vez na semana, normalmente no sabado a tarde ou no domingo de manha, depende do grupo, e nestes encontros semanais são feitos jogos ao ar livre, treinamento para os acampamentos e aprendizado sobre os valores e princípios do Escotismo.

Mas o que é o ESCOTISMO??

É um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário, sem fins lucrativos. A sua proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei escoteira, e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornar-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.

A Organização Mundial do Movimento Escoteiro define como Princípios do Escotismo:

  1. Dever para com Deus (crença e vivência de uma fé, independentemente de qual seja);
  2. Dever para com os outros (participação na sociedade, boa ação, serviço ao próximo);
  3. Dever para consigo próprio (crescimento saudável e auto desenvolvimento).
Um grupo escoteiro é formado pelas TROPAS que são divididas por idade e sexo:


Se vc tiver a oportunidade apresente o movimento Escoteiro para o seu filho, dê a ele a opção de querer ou não participar, pois acredito que quem não teve a chance de conhecer esse movimento não é capaz de entender a magia que o Escotismo é capaz de criar nas crianças.

Entenda mais sobre o movimento clicando aqui e descubra onde há um Grupo Escoteiro perto de vc!!!

SEMPRE ALERTA!!!

4 comentários:

  1. Amiga, amei o post.
    Quando eu era criança eu sonhava em ser escoteira, mas na época o grupo de escotismo de Cuiabá só aceitava meninos. Meninas tinham que ser das Bandeirantes e não tinh esse grupo em Cuiabá. Eu e a Lu adorávamos fingir que éramos escoteiras e a gente tinha um Manual do Escoteiro Mirim, que era da Disney. A gente sabia de cor todas as regrinhas daquele gibi hehehe
    Assim que o FH completar idade eu vou levá-lo pra participar, já vi que em Palmas tem. Essa filosofia dos escoteiros é tudo que eu quero que ele aprenda na vida pra se tornar um homem de bem.
    Beijos!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oiiii, vc não vai acreditar. Parece que advinha meus pensamentos. Arthur vai participar da Maratoninha dos Bombeiros no domingo proximo e estava pensando em como obter mais esclarecimentos sobre os escoteiros. E vc vem com essa novidade!!!! Amei. Assim que o Arthur, 5 anos, estiver apto, claro que colocarei. Vale muito a pena. Bjim e obrigada pela dica. Cris

    ResponderExcluir
  3. Meu marido chegou a ser sênior mas acabou saindo por causa de trabalho, estudos e outras coisinhas mais. Acho que foi muito bom para ele!!!
    A Maria Clara já perguntou sobre o assunto mas ainda não se interessou muito.

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post! Vc viu lá no meu que voltei por causa do Vítor, né? Aí Alice, a caçula, vai a reboque. No ano passado ela participou de todas as atividades, as vezes dormia no carrinho, as vezes no bercinho, as vezes se enfiava no meio da alcatéia...rs

    Acho que ela vai gostar também!

    Beijos
    Tati

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...