quarta-feira, 22 de junho de 2011

Como tornar sua casa segura para seu bebê - by Camila

Para fazer este post me inspirei numas aventuras da pequena Beatriz do blog "Mãe de Merda" com o vaso sanitário e do medo que algumas de nossas mamis estão com relação a liberdade que os pequenos estão tendo já que andam pela casa toda, muitas vezes fazendo peraltices por aí.

Hoje em dia é fácil encontrar nos mercados e lojas de produtos infantis, dispositivos de segurança para proteger o peralta em casa.

Eu saí espalhando muitos deles pela minha casa, alguns são funcionais e outros nem tanto... Claro, essas travas são apenas paliativos e eu não confiaria 100% nelas, pois a grande maioria usa apenas adesivo, que se o bebê for fortinho pode ser que ele consiga arrancar.

Trava de vaso sanitário

Segurança do Bebê
http://www.jacotei.com.br
Existem de várias marcas no mercado (Dreambaby, Lid&Lok, Love, ...). Lá em casa a gente está usando a Dreambaby, e estou aprovando. Ela tem adesivos nas pontas e você deve colocar uma na porcelana e outra na tampa. Aconselho a secar bem ambos e evitar jogar água em cima dentro de 24h após a colagem, porque pode comprometer a cola do adesivo. Depois de fechada, a trava abre com um fecho daqueles parecidos com dos carrinhos de passeio. Simples e durinho.
Colocando uma trava dessas, você ganha tempo em sair correndo atrás do seu bebê, e diminui o risco dele dar banhos no animalzinho de estimação ou tomar um belo gole d'água, e de se afogar inclusive.

Protetor de tomada
http://www.tddistribuidora.com.br

O INMETRO regulamentou aquelas novas tomadas que são mais dificieis de dar choques nos bebezões apenas colocando os dedinhos, mas a grande maioria das casas ainda não trocaram e creio que isso ainda vai levar um tempo. Existem várias empresas que capinhas que encaixam nas tomadas, bloqueando o acesso aos conectores de um bebê muito curioso que anda por ai.

Redes de proteção

http://belohorizonte.olx.com.br
Item esssencial para quem mora em apartamentos ou casas com mais de 1 andar. Ela protege não só o bebê como seu animal de estimação. Contrate uma firma especializada e que lhe dê garantia. Hoje existem redes que suportam o peso de um adulto pendurada nela. Mas atenção, rede tem prazo de validade (geralmente 5 anos, a depender do fabricante). Respeite-o! Depois que a validade expira a tela costuma apodrecer e daí perde sua função. Lembre-se de pedir ao instalador que feche os ganchos com alicate para que o tirante não fuja e a rede fique frouxa. Ah, e jamais deixe tesouras e facas a disposição de seu bebezão, que além de extremamente perigoso, ele pode se cortar ou cortar a rede. E mesmo que você tenha instalada a rede, evite deixar seu bebê pendurado nela...

Travas de armário, portas e gavetas

Quanto a essas travas, existem de todos os tamanhos, jeitos, material, marcas e modelos. Você tem uma ampla escolha a fazer!
Existem aquelas que não deixam abrir as gavetas e portas, evitando que o bebê tenha acesso a remédios e produtos de limpeza; e aquelas que não permitem que se fechem por completo, evitando que os dedinhos fiquem presos. Você vai achar aquela que se adequa ao que você quer!

Grades de segurança


Segurança do Bebê
http://www.jacotei.com.br
Item de segurança que não permitem que os pequenos acessem um determinado cômodo da casa sem sua autorização e a necessidade de fechar as portas dos mesmos. Você instala conforme o manual do fabricante.
Elas funcionam como uma portinha baixa, que possuem uma trava. Dê preferências à travas que seu bebê não consegue abrir, pois caso contrário será dinheiro jogado fora.



 Redutores de fios

São bons para diminuir a quantidade de fio "disponível" pela casa, principalmente de tomada de babás eletrônicas perto de berço, etc. Você pode comprar um dispositivo próprio pra isso, ou usar aqueles lacres de fio que só são arrebentados com faca.

Protetores de quina de móveis
http://www.alobebe.com.br

Servem para proteger a cabeça do bebê que anda pela casa, sem observar o que se passa à sua volta, evitando o choque contra a quina dos móveis, fazendo surgir aquele "galo" horroroso... rs Aqui em casa a gente instalou na mesa da cozinha mas não adiantou muito não... A cola do adesivo não aguenta muito tempo e a Jade já aprendeu a tirar, ou seja, inútil e ainda sujou as quinas porque deixou resto de cola por lá... Não sei se prendendo com parafuso seria mais útil, mas iria deixar dois belos furos no seu móvel...

E você tem mais algumas dicas para manter sua casa segura? Comenta ai!

Recomendação de leitura: http://criancasegura.org.br/, http://materna.uol.com.br/, http://tudosobreseguranca.com.br

8 comentários:

  1. Amei o post, ótimas dicas.
    Faltou falar da piscina né? rs Aqui em casa a gente optou opr tampar a piscina com lona. Ela aguenta 80kg sobre ela, é muito resistente e segura. Mas memso assim, não vacilo no cuidado. Não deixo o FH andar sobre a lona, pois isso faria ele achar que é lugar de brincar, e não é. Também procuramos nunca deixar a piscina sem cobrir, a não ser quando a usamos. E depois de usar, cobrir de novo (essa é uma briga constante em casa). Ainda penso em colocar uma cerca também, vamos ver se até o final do ano eu resolvo. O rapaz que instala a lona disse que a cerca passa a ser necessária depois dos 2 anos, quando a criança aprende a arrancar os pinos que seguram a lona. Enquanto eles não fazem isso, a lona já é segura o suficiente. Mesmo assim, é sempre bom cuidar e vigiar. Não dá pra confiar só em protetor não.
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas, aqui e casa é uma luta com as portas e tomadas e como aqui na cidade que moro não encontro esses ítens de segurança tenho improvisado bastante, amarro as portas dos armários, tirei outras coisas que achei muito perigoso, e tampei as tomadas com móveis rsrs! Vou a BH esse mês lá vou aproveitar para procurar e comprar os ítens de segurança!!! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o post!
    Duas coisas que estou precisando para a minha casa são: protetor para quinas e trava para vaso sanitário. Só que eu não estou achando para comprar pela internet, porque aqui não tem mesmo!
    Pergunta: será que existe capa para deixar a lixeira invisível e trava para papel higiênico? Atualmente são os dois alvos da Sophia...kkkk
    Bjussss

    ResponderExcluir
  4. Aline, pois é esqueci da piscina provavelmente de muitas coisas. Espero que todas possam contribuir aqui para acrescentarmos mais informações de segurança!! Valeu a dica da lona!

    Carla, tem sites que vendem esses kits de segurança. Se quiser posso indicar (em off) alguns confiáveis.

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho alguns itens desses lá em casa...mas quero falar bem mal de um especificamente....o protetor de quina....a Isa arrancou todos!!! Como eles fazem uma coisa p proteger q os proprios bebes arrancam??? Achei um absurdo!!! meus preferidos são os protetores de tomadas...esses acho indispensaveis!!!

    ResponderExcluir
  6. Também não gostei dos protetores de quina, FH arrancou no mesmo dia. Agora os de tomada são mesmo fundamentais. Carla, também protegi algumas tomadas com os móveis kkkkkkkk

    Essa do vaso sanitário foi uma mão na roda, o quarto do FH é suíte, então não dá pra vacilar com o vaso não.

    Mas só travei as gavetas que tem coisas que quebram ou perigosas, como vidros, facas e produtos de limpeza, o resto eu deixo ele mexer. Se não minha casa ia ser muito sem graça né? kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Aqui em casa tem quase todos esses: Travas de portas, gavetas, tomada, de quina e portão na escada (1º andar). Mas digo que a maioria deles não são eficientes, aqui a Rafa aprendeu a arrancar os de tomada, de quinas e de gavetas. De vaso sanitário não tenho, a segurança é deixar a porta fechada mesmo! Mas acho muito importante usar destes artifícios, todo cuidado é pouco!

    ResponderExcluir
  8. A gente fica maluquinha qdo eles começam a descobrir o mundo!!! Aqui em casa tem protetor de tomadas e porta na escada, comprei o protetor de quina da Kuka e achei uma m.... a cola é fraca e a Marina já arrancou todos e ainda enfia inteiro na boca. Nas gavetas meu marido colocou umas madeiras travando a abertura das mesmas e deu certo! Com essas crianças não dá nem para piscar.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...