quinta-feira, 16 de junho de 2011

Aniversário em casa, como fazer? - by Anne

Olá queridos leitores, hoje venho aqui para falar um pouquinho de coisa gostosa, festa de aniversário e da possibilidade de fazermos a mesma meio que a "moda antiga", será que é possível isso nos dias de hoje?  
 Eu me lembro muito bem das minhas festas infantis, a essência era por natureza caseira, minha mãe encomendava algumas coisas e o resto me lembro muito bem que fazíamos tudo em casa, as garrafinhas de vidro eram enfeitadas com papel cartão do tema da festa e este era um dos sucessos da garotada, era muito divertido e não consigo me lembrar da minha mamis fazendo lista, e ficando maluca como pelo menos eu fiquei no niver de 1 aninho do Biel e provavelmente ficarei com a lista de 2 aninhos, como mudaram as coisas, as preocupações, meu Deus. Acho que minha mãe não se preocupava com a possibilidade de virem mais amiguinhos (aliás sempre vinha, RS), o amigo do amigo do amigo que tava na casa dele naquele dia, a prima da tia da vizinha, enfim...porque se ela percebesse que iria faltar algo, corria pra cozinha e improvisava, só pode, risos.
O 1º aninho do Biel foi em Buffet, era o que sempre, eu e o Marcelo planejamos desde a época do namoro como contei em detalhes em post anterior, foi tudo do jeitinho que sonhei, mas pensando na festinha de 2 anos do Biel ficamos com uma saudade louca das festas que tivemos na infância e iremos resgatar aqui no 2º aninho do Biel um pouquinho disso, óbvio que não irei me aventurar a fazer tudo, até porque não sei, mas o que eu puder, farei, a decoração já estou providenciando e o tema será fazendinha e como meu marido ama participar de todos os eventos que organizamos (acho ótimo), estamos pesquisando bastante, acho que esse toque de papai, mamãe, titias e vovó vai ser fundamental pra promover o resgate que estou sonhando.

É importante festejar o aniversário das crianças, sempre de acordo com a idade delas e com muito bom-senso. Vamos apagar velinhas, vamos cantar “parabéns”, vamos comer brigadeiros e vamos brincar. Se não há brinquedos tipo pula-pula, ou piscina de bolinhas, se não há animadores, os papais podem inventar brincadeiras que distraiam as crianças, como eram nossas festinhas, vamos pular corda, vamos brincar de pique esconde, de pega pega, vamos dançar a dança da cadeira, o que importa é brincar.

Na nossa infância, a criatividade era a chave para as comemorações. Sem aquela mesa repleta de enfeites com movimento e efeitos especiais, a gente se divertia com os balões, as línguas de sogra, os reloginhos de plástico e os chapeuzinhos de papelão, não é? E vai me de dizer que esse tempo não dá saudade?
E que tal resgatar um pouco daquela simplicidade  e arregaçar as mangas para criar uma festinha personalizada, divertida, sustentável e  acessível?

Uma boa idéia é fugir dos heróis, princesas, personagens de TV e propor coisas mais diferentes. Você e as crianças vão se encantar com as possibilidades, são muitas opções!

E o cardápio? Substitua os salgadinhos e o excesso de comida artificial e recorra às velhas receitas da mamãe. Pipoca, pão de queijo, mini sanduíches, tortas coloridas, gelatina, maçã do amor, espetinhos com frutas, enfim o que vale é “inventar”, é pedir ajuda do seu filho para enrolar um docinho e ver que ele só melecou tudo e não enrolou nada, mas esse momento com certeza terá sido mágico.


Confesso que não é fácil promover este resgate, mas prometo lutar para ao menos o Gabriel sentir um gostinho do que sempre senti em minhas festas infantis e que tenho muita saudade. Não me esquecendo que estamos em um novo milénio e que dá para dar uma incrementadinha básica, risos.

E você, se lembra das suas comemorações quando criança? Conte pra gente!

Beijos e até breve.



www.vilamulher.terra.br

5 comentários:

  1. Esse ano a festinha do FH também vai ser em casa.
    Quando eu era criança minha mãe fazia absolutamente tudo, não encomendava nada. Era bom, como nasci no dia de Santo Antônio, todas as minhas festas de aniversário foram festa junina hahahaha
    Acho que é por isso que eu gosto tanto de festa junina. Mas teve um aniversário que me marcou, foi o de 9 anos da Lu. A madrinha dela fez todos os doces em forma de bichinhos e o bolo em forma de joaninha e nós brincamos de escolinha do professor Raimundo kkkkkkkkk
    Beijos!!!!!

    ResponderExcluir
  2. eu era louca pra dar uma festa pra Camila em buffet grande, com toda pompa, dai fui mudando de ideia, e agora estou preferindo mil vezes essas festinhas em casa, porque acho muito mais saudavel brincarem de esconde esconde do que ficar nos eletronicos, pra mim crianca tem que ser crianca! claro que vou fazer uma festa pra Camila nesses saloes, mas nao agora, e se ela querer muito, mas por enquanto vai ser em casa mesmo, igual todos os meus aniversarios. Com corre corre de meninada pela casa, lanchinhos preparados com muito amor pela mamae, e, mesmo sendo mais cansativo, acho que vale a pena demais ver o sorrizo de felicidade de seu filhinho. Outra coisa que me dá saudade é na hora de abrir presentes, no meu tempo a gente abria na hora e colocava encima da cama, hoje tem aquelas caixas de presente e so abre no outro dia...ah nao gosto disso nao...

    ResponderExcluir
  3. Olá Anne. Lá em casa os aniversarios das crianças foram em casa, e já foram 2 da Cecília e 1 do Antonio.
    sempre nesses moldes de antigamente. A casa enche, no de dois anos da Cissa alugamos um pula pula e colocamos no quintal! Alegria geral da nação!! Nunca fizemos no salão até por falta de grana, vontade não faltou. e lá em casa fazemos tudo. Só não pedi pra minha mãe fazer o bolo pq ela quis servir um almoço e ficaria muito desgaste pra ela. mas docinhos, enfeites, lembranças, tudo sou eu quem preparo. com a ajuda da titia e do papai claro!!
    bjus

    ResponderExcluir
  4. Bem que eu queria fazer uma festinha assim sabe....mas me falat tempo e habilidade p fazer as coisas...sem falar q com familia grande é tudo quadriplicado hehehehheh mas de fato nossas festinhas eram muito legais mesmo...ao som de xuxa e mara maravilha hahahahhahah

    ResponderExcluir
  5. Faço as festinhas aqui em casa tbm, as crianças se divertem muito e como tenho piscina já fiz na hora do almoço para aproveitar bem o dia. Mas a Maria Clara tbm adora uma casa de festas por causa dos brinquedos!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...