quarta-feira, 18 de maio de 2011

Os livros que li - na gravidez e agora - by Camila

Durante a gravidez, fiquei ávida por informação sobre o que estava acontecendo com o meu corpo e como seria depois que meu bebê nascesse.
Sempre recorri ao "Dr. Google", mas muita coisa vem de fonte "não confiável" e nunca me satisfazia por completo.
Fiz a inscrição naqueles sites que te enviam a cada semana completa da gestação como seu bebê está e como você pode estar se sentindo, e ficava eufórica ao ler aquilo toda semana, afinal era uma semana a menos para conhecer meu lindo fruto.
Mas, isso ainda não era suficiente, faltava-me informações, aquelas que a gente quer ter sempre à mão quando tá passando mal, enjoada, e não tem como ligar o pc pra procurar.
Foi aí que eu e meu marido tivemos a ideia de irmos à livraria e comprar um livro sobre gestação e assuntos relacionados.
Vou listar aqui apenas aqueles que recomendo e li. Existem muita literatura boa e disponível nas prateleiras. Se quiser deixar sua dica, vamos ficar muito contentes!!

Pela internet, numa SUPER promoção, compramos "A vida do bebê", do Dr. Ricardo de Lamare. Tentei lê-lo de inicio, ainda grávida, mas muita coisa é corriqueira e só me dava ansiedade. Tem algumas boas informações, mas muita coisa "arcaica", que muitos pediatras hoje em dia não recomendam. Tem que saber ler e filtrar as informações. Instinto é tudo! Esse livro contem informações sobre bebês de 0 a 2 anos.

Quem é fanático por leitura (sou mais ou menos, tá) e tem filhos já ouviu falar e provavelmente já lei os livros da Encantadora de Bebês Tracy Hogg, que escreveu dois livros (juntamente com Melinda Blau) sobre o assunto: "A Encantadora de Bebês - Resolve Todos os Seus Problemas" (cor de rosa) e o "Os Segredos de uma Encantadora de Bebês - Como ter uma relação Tranquila e Saudável com seu Bebê (cor azul).
Em ambos ela ensina algumas técnicas que são amadas ou odiadas por muitas mães. Confesso que li, filtrando muita informação. No início (até uns 2 meses de idade) tentei implantar a rotina EASY (Eating - mamar, Activity- atividade, Sleeping - dormir, e You time - tempo para mamãe) para a Jade, mas com bebê mamando livre-demanda foi meio que impossível, então relaxei e só voltei com a rotina quando introduzimos o suco de laranja, como o pediatra sugeriu e foi como um reloginho. Segundo a classificação de bebês, a Jade é um "bebê livro-texto". Uma outra técnica dela é o SLOW (Stop - Pare, Listen - Ouça, Observe - Observe, What's up? - O que houve?) faz com que sigamos os nossos instintos e aprenda a entender o bebê, parando para escutar o que ele quer. Foi de grande valia aqui!

Para a gravidez, compramos o "O que esperar quando você está esperando" de Heidi Murkoff, Sandee Hathaway e Arlene Eisenberg. Super recomendo. Tem cada semaninha, dividida em meses, tem resposta para a maioria das nossas dúvidas, e foi o que me trouxe calma quando tive um pequeno sangramento na 6ª semana de gravidez!
Tem um índice remissivo muito bom. Tem informações sobre parto, namoro na gravidez. Contém informações desde o planejamento do rebento até a fase puérpera (digamos o primeiro mês do bebê).
Gostei tanto do livro que quis comprar a série inteira, mas não achei sobre o primeiro ano...

Como não achei o "O que esperar do primeiro ano" e gostei da leitura da Arlene, compramos o "O Bebê - O primeiro ano de vida do seu filho" da Arlene Eisenberg, Heidi Murkoff e Sandee Hathaway. Ele segue os mesmos moldes da série "O que esperar...", só que não tem o índice remissivo que nos ajuda na hora de tirar dúvidas. Fui lendo-o a cada mês, para acompanhar e "prever" o crescimento da Jade. E como a Jade era bebê do tipo "livro-texto" e seguia o mês certinho. Parecia até manual! hahahahaha

Para o  segundo e o terceiro ano de crescimento da Jade compramos o "O que esperar dos primeiros anos" da Arlene Eisenberg, Heidi Murkoff e Sandee Hathaway. Muito bom e segue o padrão da série, como esperado. Ainda estou na leitura, acompanhando mês a mês. Procuro não ler o próximo mês muito antes dele acontecer para não gerar expectativas e me frustar. Também recomendo!

Espero que tenham gostado desta pequena lista e que comentem aqui dizendo suas opiniões sobre estes livros e sobre outros que vocês tenham lido!

7 comentários:

  1. Eu li os dois da Tracy, o livro do bebê do Rinaldo Delamare, "o que esperar quando se está esperando", "Bebê - manual de instruções" (esse é muito divertido) e "filhos: da gravidez aos dois anos de idade", esse é da Sociedade Brasileira de Pediatria. Eu adoro ler, estou sempre consultando nesses livros. Mas hoje ando mais relaxada, confiando um pouquinho mais na minha intuição também.
    Ótimo post.
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia !!!! também fiquei fanatica enquanto estava gravida, li de tudo e mais um pouco durante os 9 meses, e quando a minha filha nasceu eu confesso que tive que procurar ajuda pois as coisas não estavam indo nada bem não não a bebê estava ótima o problema era com o maridão, eu tentei abraçar o mundo sem pedir ajuda e claro o meu escape era ele, dai vi uma dica de livro num bloguinho amigo e estou lendo o nome é CASAMENTO A PROVA DE BEBES ele é fantastico, surpreendente é que ele não te ensina o que fazer nem como fazer para melhorar mas só de vc ver que o mundo passa pelos mesmos problemas eu me permiti relaxar e agora sim as coisas vão muito bem .... estou terminando o livro mas ja estou com saudades .... vc me indica algum para agora, ex minha filha esta com 11 meses, e andei vendo que tem alguns do genero EDUCANDO MENINAS ou algo do tipo,

    Adoro este cantinho, rs

    Beijosss

    ResponderExcluir
  3. MFMV, sabia que não procurei nada do gênero educando meninas? hahaha Será que alguém vai ter dicas para nós?

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do post, ler é sempre muito bom. Eu tenho a mania feia de sempre recorrer ao doutor google, mas tem horas que recorro mesmo a um bom livro. Tenho um de educacao de filhos na visao espirita muito bom, mas é pra maiorzinhos, mas mesmo assim é meu livro de cabeceira. bjs

    ResponderExcluir
  5. Parabéns! Ótimo post, tenho todos eles e li e reli tb deseperadamente. Aconselho mais dois: Gravidez para leigos, que era bem básico e tirava todas as dúvidas mais absurdas que nós tínhamos e O Guia do Papai, de Colin Cooper, que ensina passo a passo a troca de roupa para os papais, aliás ele adorou o livro e foi bem instrutivo pro paizão de primeiríssima viagem.

    ResponderExcluir
  6. Post realmente muito útil, eu li apneas, o que esperar quando se está esperando...a falta de tempo me impediu de ler mais, mas tô doida para começar a ler o que esperar dos primeiros anos. Beijossss

    ResponderExcluir
  7. Li todos da Tracy, inclusive o verde que vc não postou aí. Eu adorei e me ajudou demais. Meu filho foi colocado de cara na rotina easy. Até hoje a seguimos a risca. Deu super certo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...