sexta-feira, 27 de maio de 2011

Dia internacional do brincar - by Aline Martins


Olá pessoal.
No ultimo fim de semana de maio é comemorado o dia internacional do brincar. Esse ano essa data será comemorada em todo o país nos dias 27 e 28 de maio.

A data surgiu por iniciativa da ITLA (International Toy Library Association). Em alguns países, como na França, nesse dia o acesso a brinquedotecas é gratuito.
Aproveitando a oportunidade, resolvi escrever pra vocês algumas dicas par brincar com seu bebê. Pensei em dicas que permitissem os pais de todas as classes sociais brincarem com seus filhos e ainda estimular habilidades dos filhotes. Todas as propostas aqui são gratuitas ou quase de graça e dá pra fazer em casa. É só ter um pouquinho de paciência e coordenação motora hehehe

As duas primeiras receitinhas são da nossa blogueira Luana.
Então lá vai. Espero que gostem.

1. TINTA DE ANILINA PARA BEBÊS

Essa não é tóxica, já que tudo eles colocam na boca.
Material:
- Amido de milho ou polvilho
- Água
- Anilina para colorir bolos
Como fazer:
Faça um mingau bem fraquinho com o amido de milho ou polvilho. Depois de pronto, adicione anilina vegetal colorida. Repita a receita para cada cor. A quantidade de amido de milho ou polvilho que vai fazer a tinta ficar mais ou menos grossa.

2. MASSINHA DE MODELAR CASEIRA
Material:
- 1 xícara de sal de cozinha
- 4 xícaras de farinha de trigo
- 1 colheres (de sopa) de óleo (prefiro óleo de amêndoas)
- 1 1/2 xícara de água com anilina (comestível, a mesma que vc comprar pra fazer a tinta)
Como fazer:
Separe todos os ingredientes e coloque-os em uma tigela grande, misturando-os com as mãos. Não há ordem a ser seguida. Se você vive em um clima mais úmido, ou se a a massa ficou muito úmida ou pegajosa, adicione uma pitada a mais de farinha. Ficou muito seco? Adicione um pouquinho de água. Dobre cuidadosamente a massa por várias vezes, até que a cor esteja bem misturada. Pronta pra brincar!

3. INSTRUMENTOS MUSICAIS
Pegue lata de leite vazia e coloque um punhadinho de arroz dentro e feche bem. Meu FH já aprendeu a arrancar a tampa da lata, então eu tenho que lacrar a tampa com fita adesiva hehehe Você pode fazer várias latas, cada uma com uma coisa diferente dentro: arroz, feijão, açúcar etc. Cada punhadinho diferente vai produzir um som diferente. É diversão garantida. latas de tamanho e materiais diferentes também produzem sons diferentes.

4. BLOQUINHOS DE EMPILHAR

Aqui vai um molde pra você imprimir, pintar, recortar e colar. Faça vários para que seu filho possa empilhar uns sobre os outros. Você pode colar figuras dihttp://www.blogger.com/img/blank.gifferentes para deixá-los mais coloridos, ou se achar que não tem habilidade para tanto, pode pegar caixinhas de sabonete, xampu etc que estejam vazias e enfeitar. O importante mesmo é brincar.
Para quem for mais habilidoso, pesquisando na internet encontrei esse modelo de caixinha com cara de bichinho, olha que fofo!

E pra quem gosta de costurar, pode fazer os bloquinhos de feltro colorido e encher com algodão, como vi nesse blog. O brinquedo fica ainda mais durável e colorido. Lindo!


5. BOLICHE


Para fazer o boliche você vai precisar de 6 garrafas pet de 2l e uma bola qualquer. Dá pra fazer até bola de meia calça. Coloque um punhadinho de areia dentro das garrafas pet e feche bem. A areia vai ajudar a garrafa a parar em pé mesmo com vento. Você pode enfeitar a garrafa pet com fitas coloridas de papel ou de cetim. O colorido é um excelente estímulo para o bebê. Vi em alguns sites quem colocou papel de seda colorido dentro da garrafa e deixou ela ainda mais bonita. Mas a que eu mais gostei foi dessa aqui:


Existem alguns brinquedos que eu amo pelo fato de serem baratos e o FH se divertir muito com eles tanto quanto com um brinquedo caro, se não mais. São os agarradinhos. Esse tem de vários personagens e cada um custa R$ 7,99 aqui em Palmas. E existem de vários personagens. O FH tem os da turma do Cocoricó e também dos Backyardigans. São a alegria dele. Outro que ele ama mesmo e custou bem baratinho foi um saco com 100 bolinhas. A nossa amigona Than encontrou um saco daqueles com 100 bolinhas por R$ 20,00 reais em Goiânia, numa dessas lojas estilo 1,99 sabe? O FH ama demais, passa o dia falando “bola, bola” hehehe E pra melhorar a brincadeira, meu marido montou nossa velha barraca de camping e colocou as bolinhas lá. Foi diversão garantida. Ele já acorda cheio de satisfação querendo ir pra casinha brincar com as “bola” hahaha

Uma dica final: brinque com seu filho sempre que puder. Crianças aprendem muito mais brincando. E a brincadeira é uma maneira gostosa de demonstrar pra ele o quanto o ama. Ele vai se sentir muito especial.

Feliz dia do brincar!
Beijos!
AlineM

7 comentários:

  1. Simplesmente amei o post, Aline vc escreve bem demais, devia ser escritora. De longe pra mim foi o melhor post do bloguinho! bjs

    ResponderExcluir
  2. Amiga, adorei o post! Vou fazer para brincar com a Sophia. Acho que ela vai adorara as massinhas e a tinta.
    Bjus!

    ResponderExcluir
  3. AMei as ideias!! hahahaha Será que a Jade vai gostar do boliche? kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Idéias muito legais, muito legal seu post amiga. MC adora fazer brinquedos com sucatas!!!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom post, amei todas idéias!!! bjs

    ResponderExcluir
  6. Ale, adorei sua visita no recanto e principalmente os comentários sobre tipos de parto. Você viveu o mesmo que eu e o que nos faz mães é ver o brilho e o sorriso em nossos filhos.
    Sua menina é linda. Tem o mesmo nome da minha sobrinha que amo de paixão.
    Deus proteja sua família.
    Beijocas
    Cris Chabes

    ResponderExcluir
  7. Amei esse post!!! Eu tbem AMO brincar com minha pequena....Por orientação da escolinha da Isa, como dever de casa comprei alguns materiais p brincar com ela....Giz Crayon triangular, q não quebra tão facil, tintas faber castel -pintando com dedo- uma palheta de tinta, p não dar p ela o pote inteiro coloco só umas gotinhas no fundo, e um bloco de papel desenho A3....gastei 18 reais com isso e a diversão é garantida...a gente pinta um monte fim de semana!!! A orientação é grudar a folha A3 no chão com fita adesiva, deixar o bebe só de fralda e tocar o terror hehehehhehhe, ela ama, e eu tambem.... Fica mais essa dica!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...