quarta-feira, 25 de maio de 2011

Cuidados com o umbigo de seu bebê - by Camila

A gente sempre cria um monte de expectativas sobre tudo que envolve nossos bebês, não é mesmo?
Ainda mais quando ainda estamos na fase do "estamos nos conhecendo" e você tem um lindo ser frágil em suas mãos e você tem que dedicar especial atenção à higiene dele.

http://janamombelli.blogspot.com/
Pensei hoje em reunir aqui algumas dicas de cuidados com o umbigo de seu bebê. O coto que restou, apesar de simbolizar a separação física da mamãe e do bebê, tem que ser tratado com cuidado para secar e cair direitinho, sem maiores complicações.

Os cuidados são basicamente fazer uma boa assepsia do local, de preferência seguindo as recomendações do seu pediatra. Mas se você esqueceu de perguntar ao sair da maternidade, afinal era muita novidade, aqui vão algumas dicas:

http://www.net-bebes.com/
- Manusear o coto não causa dor no bebê (só não vale puxar, né mamãe?)
- Se sair um pouco de sangue, não se assuste, é normal.
- Na hora do banho, evite o contato do coto com a água, pois ela é a principal responsável por infecções neste caso. Evite submergir o bebê nessa fase inicial. Dê o banho jogando a água no corpo do pequeno.
- Depois do banho, seque a região do umbigo e use álcool a 70% (vendido em farmácias) com o auxílio de uma gaze. Proteja a genitália de seu bebê para que o álcool não escorra para a região. O álcool além de higienizar vai ajudar a tirar a umidade que restou na região.
- A atenção deve ser dada ao ponto de contato do coto com a pele.
- Use roupinhas de algodão que permita que a pele "respire".
- Antigamente, enrolava-se o coto com paninhos e mais paninhos. Hoje, isso foi abolido. Você até pode usar uma gaze para evitar que o coto grude na roupinha do bebê. Levante o coto, e coloque a gaze (sem dobra nem nada, do mesmo jeito que saiu do pacotinho), baixe o umbigo e dobre a gaze sobre o coto. Só. Se o coto agarrar na gaze, jogue um pouco de álcool 70% que ajuda a descolar. Mas lembre-se o ideal é deixa-lo descoberto para secar rápido e cair.
- Evite apertar as fraldas na cinturinha. A Pampers tem até um modelo específico para essa fase (a New Baby) que tem um recorte que deixa o umbigo fora da fralda.
- Se o coto apresentar sagramento excessivo, pus, odor desagradável, entre em contato com seu médico o quanto antes.
- O coto leva alguns dias para cair (até 15 dias).
- Mantenha a higiene no local depois que o umbigo cair.
http://demaeparamae.pt/

O coto umbilical da Jade levou 11 dias para cair. Depois que caiu, o pediatra indicou Merthiolate (clorexidina) para passar por mais algum tempo. Hoje o umbiguinho dela é certinho, e fica estufadinho quando ela come bem! rs

4 comentários:

  1. Amei!!! Até disso tenho saudade acredita?? hehehehheh O umbiguinho da Isa tbem fica estufadinho qdo ela come bem...eu seeeeeeempre pergunto p pediatra se é normal e ele diz q sim...mas eu sempre fico com isso na cabeça, se o umbiguinho dela não ficará muito raso..... como ela sempre come muito bem, o um biguinho ta sempre rechonchudo hehehehheh...vamos ver o q o tempo fará!!!

    ResponderExcluir
  2. O umbiguinho do FH caiu com 4 dias! Até assustamos quando acnteceu e tirei um monte de fotos hahaha
    O do FH também fica estufadinho quando ele come muito hehehe
    Than, e isso é normal, o da Lu era estufadinho por toda a infância e hoje é normalzinho.
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  3. Aqui em casa os dois umbigos cairam com exatos 7 dias!! Eu tinha o maior nervoso de esbarrar as roupinhas qdo cairam foi um alívio!!! hhihhihihihi

    ResponderExcluir
  4. O umbiguinho da Camila tb caiu em uma semana, e ficou bem pra dentro mesmo, lindo, ao contrario do meu que era pra fora até quando eu era maiorzinha, minha mae pregava moeda pra ele entrar pra dentro e com o tempo funcionou!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...