terça-feira, 31 de maio de 2011

Assaduras - by Thanira



Sabemos que as assaduras não representam riscos graves para a saude de nossos pequenos, mas nem por isso deixamos de nos preocupar em evitá-las, afinal quem quer ver aquele "bumbum" fofo irritado??? Sem falar q a criança sofre pois as assaduras causam ardor!!! Inevitavelmente elas podem sim aparecer...por mais q a gente cuide, pois as assaduras nada mais são do que uma irritação na pele causada pelas substancias acidas presente na urina e nas fezes e que acabam ficando em contato com a pele de nossos fofinhos e essa umidade toda pode causar vermelhidão, feridinhas e em casos mais graves (e raros) até sangramento!!!

Alguns especialistas afirmam que o uso do lenço umedecido pode ser um dos vilões na causa das assaduras, por via das duvidas, sempre que possivel tente lavar com agua o bumbum de seu bebe, deixe para usar os lencinhos apenas qdo estiver fora de casa.....eu confesso que como a Isa fica em escolinha, ela sempre usou bastante o lencinho, mas em casa eu só uso agua mesmo....daquela forma an
tiga, com a garrafinha termica e algodão. Outra forma de preveni-las é utilizando cremes preventivos a base de oxido de zinco, que acabam formando uma barreira na pele da criança, mas tambem há controvérsias: O pediatra da Isa, que é um medico no qual eu confio muito é totalmente contra a utilização dessas pomadas, ele alega que elas deixam o ambiente ainda mais umido, o q pode favorecer a proliferação de bactérias....tsc tsc...o que eu faço então? passo bem pouquinho, uma camada bem fininha, pq sem nada como ele quer eu nunca consegui deixar!!!

Existem no mercado pomadas de oxido de zinco com nistatina, essas podem ser mais eficazes para o tratamento, qdo a pele já esta vermelhinha e irritada, e as a base apenas de oxido de zinco para prevenção. Apelar para a velha e boa "maizena" tambem pode ser um bom negocio...ela ajuda a retirar toda a umidade da pele do pequeno!!!
Ao contrario do que a gente pensa, com a popularização das fraldas descartáveis o indice de assaduras em bebes reduziu drasticamente.... pois elas permitem que a criança fique mais tempo sequinha, mas em contra partida as antigas fraldas de tecido permitem a pele respirar melhor e causam menos dermatites, mas devem ser trocadas a cada pipi!!! Haja fraldas, mas a natureza agradece!!!

O importante mesmo é manter seu bebezinho (ou zão), sempre sequinho, pois a boa higiene é a melhor prevenção, bebes cheios de dobrinhas exigem atenção especial!!! E lugares onde o clima é muito quente, tambem...o cuidado deve ser redobrado.

Se o seu bebe está com uma assadura persistente, que não melhoraram com 2 ou 3 dias, procure o medico, pois talvez não seja assadura e sim uma infecção por fungos, a candidiase, ou sapinho como conhecemos vulgarmente, e esse precisa de tratamento especifico com pomadas a base de corticóide.

Recebemos uma dica de uma amiga-leitora e gostariamos de compartilhar:

"Oi pessoal, meu nome é Cristina e meu filho Arthur tem 5 anos. Vivo cada dia inteiramente pra ele, mesmo trabalhando, cuidando de mim e da casa. Uma dica que acho muito valiosa é o CUTIZANOL: creme usado na pele depois do banho principalmente nas costas e dobrinhas. Também é ótimo pra pele empolada e também assaduras devido ao calor. Não fico sem ele aqui em casa. Tem também a opção talco, mas precisamos ter um pouco de cautela devido ao pó e as vias respiratórias. Fica aqui a dica e o prazer em compartilhar com todos um pouco da minha experiência de ser mãe. Super beijo, Cris" - Obrigada pela dica Cris!!!

Compartilhe conosco vc tbem suas experiências será um imenso prazer para as MAMIS publicá-la: blogmamis@gmail.com

Bjos
Fontes:

4 comentários:

  1. Aqui em casa sempre tenho o cutisanol, principalmente pra passar embaixo do pescoço, que com o calor de Palmas sempre assa. E no bumbumzinho a minha pomada preferida é a bepantol, mas já experimentei de tudo. Camila usa lencinho no bercário, mas em casa eu costumo lavar, e, pra mim, um lencinho muito bom é o da natura, pena ser mais caro que os demais.

    ResponderExcluir
  2. Uma dica ótima pra curar assaduras é a pomada de lanolina, aquelas utilizadas para seio rechado. Aqui eu uso a Massê. Elas recuperam a pele com assadura em 24h! Se associar banho com Permanganato de Potássio (Aquele comprimidinho roxo usado pra catapora), ajuda a cicatrizar mais rápido ainda! Uso muito pouco lenço umedecido, quando estou em casa prefiro lavar o bumbum.

    ResponderExcluir
  3. Não uso lenços umedecidos por aqui, nem na rua sempre lavo a Maria Clara teve alergia e já estava tão acostumada em lavar que nem tentei com a Marina. Não tenho experiência com assaduras graças a Deus!!

    ResponderExcluir
  4. Aqui em casa FH nunca teve assadura. Eu acho que isso um pouco é tendência, porque eu já vi bebê que quando tem diarréia, dar assadura de ficar praticamente na carne, mesmo a mamãe zelosa tomando todos os cuidados. Tadinhos né? Deve incomodar pra caramba!
    Eu só uso hipoglós ocm o FH, na escolinha usam lenço umedecido, que eu só compro da Johnson e em casa eu lavo o bumbum. É isso. Ótimo post!
    Beijocas!!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...