terça-feira, 12 de abril de 2011

O nascimento dos dentinhos - by Roberta Groba

Olá, hoje estou de volta para falar de um momento importante na vida de nossos pequenos que é o nascimento dos dentinhos.
De repente surge a novidade: nasceu o primeiro dentinho do bebê! O evento é logo comunicado aos avós, tios, amigos, e é mais uma pequena festa para a família. Como toda novidade que acontece com nossos bebês.
http://www.redemaranatha.com.br
Em geral, o primeiro dentinho nasce quando o bebê tem cerca de 6 meses, mas variações individuais podem adiantar ou atrasar essa data, sem prejuízo ou vantagem para a criança; aqui em casa mesmo minhas duas filhas tiveram os primeiros dentes nascendo entre os 5 e 6 meses. No caso da mais velha os seguintes nasceram logo em seguida e já a mais nova demorou cerca de 4 meses para aparecem novos dentinhos. O importante é que, até os 3 anos, a criança esteja com a primeira dentição completa: 20 pequenos dentinhos de coloração leitosa, 10 no arco dentário superior e outros 10 no arco inferior.
Assim como a data do primeiro dente, a seqüência dos outros varia, mas em geral segue uma ordem: os da frente vêm antes do que os detrás, os de baixo nascem primeiro do que seus correspondentes de cima.

Infelizmente o bebe passa por algum sofrimento nessa fase que é demonstrado pelo choro, inquietação e birra. É comum  babarem-se muito nesta época, terem alterações no sono e nariz entupido. As gengivas ficam inchadas e querem morder tudo para diminuir a pressão que os dentes fazem ao romper a gengiva. Como têm dor podem perder um pouco o apetite. No meu caso percebi uma grande diferença entre as duas aqui em casa, uma passou por todo processo muito bem sem muito sofrimento já a outra tem sofrido mais a cada dentinho.

Existem pomadas para aliviar a dor das gengivas, que se aplica com o dedo lavado dos pais, ao mesmo tempo que massageia a gengiva, que por si só já alivia a dor. Também há borrachas próprias para eles morderem, que devem ser colocadas no frigorífico porque o frio ajuda a aliviar a dor.

Nessa fase é preciso ter atenção pois a criança tende a colocar tudo que encontra na boca!!!!
Cada pai e mãe sabe identificar quando um dente está para romper pelas características de seu filho, é comum ouvirmos que o bebê não tem dormido bem, está muito choroso, não quer comer, etc... mas isso não serve para todos como já citei o exemplo de minhas filhas e é preciso saber o quanto é sofrido para cada um para que as medidas sejam tomadas a fim de minimizar o sofrimento.

Em situações em que verifique que o bebê tem muito sofrimento, consulte o médico para este lhe indicar se é necessário o uso de analgésicos e qual a melhor atitude tomar. Nesta altura o bebê está mais debilitado e sensível a doenças, alguns costumam fazer febre, diarreia, otites, bronquiolites ou outras doenças quando quer aparecer mais um dente. Motivo pelo qual deve consultar o médico sempre que vir algo de diferente no bebê, e não considerar tudo normal devido aos dentes.

Por volta dos seis anos os dentes de leite começam a cair sozinhos e a serem substituídos pelos definitivos. Esta fase não costuma provocar dor nem qualquer alteração nas crianças. No final da adolescência ou início da idade adulta surge o último par de dentes molares (siso) que podem provocar dor.

A higiene oral deve ser iniciada antes do nascimento dos primeiros dentes. Depois de mamar, as gengivas devem ser limpas com uma gaze ou pano macio úmidos, retirando o leite que ficou na boca e língua. Existe à venda dedeiras de silicone e pasta de dentes específicas para bebês, para se fazer a higiene da boca desde o aparecimento do primeiro dente de leite. Também há escovas de dentes extra macias e planas para lavar os dentes.

É importante fazer dessa limpeza um hábito desde o início mas de maneira prazerosa de forma que o bebê não se aborreça. No início muitos bebês tendem a travar a boca na hora da limpeza por isso não tente forçar a boquinha dele para abrir haja com calma e faça com que ele abra a boca com satisfação e sem medo. Brinque e converse com seu bebê nesse momento para que ele saiba que é bom limpar a boquinha e tornar isso um hábito prazeroso.

Até a próxima!!!

5 comentários:

  1. Adorei o post amiga, muito explicativo. Aqui em casa o FH tá igual a Marina, sofrendo a cada dente que rompe. Ate agora ele tem 5, e tem mais um querendo romper já. Eles ficam tão fofinhos de dentinhos na boca né? hihihi Beijos!!!!!

    ResponderExcluir
  2. O primeiro dentinho da Jade saiu quando ela tinha 8 para 9 meses. Hoje com 1 ano e 2 meses ela tem 4 dentinhos, que são escovados 2 vezes por dia! Tem hora q ela curte, tem hora que não. Mas no geral ela sempre pega a escova no final e "escova" os dentes dela mesma! rs
    Aqui não percebo alteração quando o dente rompa, às vezes uma pequena dor de barriga, mas nada além disso!

    ResponderExcluir
  3. A Isa ama escovar os dentinhos!!! Ela escova 3 X por dia...e passa fio dental tbem, hehhehe por orientação da odonto pediatra dela comprei um fio dental de criança, muito mais p ela criar o habito do q pela limpeza...e não é q a bichinha adora?? Ela já esta com 8 dentinhos, 4 em cim e 4 em baixo....o 1º nasceu com quase 9 meses e depois foi praticamente tudo de uma vez e ela não sofreu muito...qdo eu vi eles ja estavam lá!!!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, muito bem explicativo o artigo, um dos mais completos sobre o assunto que ja li. Aqui cada dente da Camila que sai é um sofrimento que só, ainda bem que ja foram nove, e está vindo mais um. Logo essa fase terrivel acaba, hihihihihihi.
    beijos

    ResponderExcluir
  5. As gengivas do Pedrinho estão super inchadas e a PED disse que podem romper a qualquer momento mas até agora nada =/
    É ótimo ler as experiências das MAMIS pq alguns "especialistas" são categóricos em dizer que a dentição não causa dor, nem problema algum. Na prática é bem diferente né?
    Bom, enquanto o dentinho não chega, diariamente ele toma Camomilina C pra evitar a irritação, alterações no sono, etc. Que venham os dentinhos rss
    Bjs,
    Mi

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...