quinta-feira, 14 de abril de 2011

Falando de saúde: Anemia - by Roberta Lopes

O QUE É ANEMIA?

Anemia é a situação em que faltam células vermelhas no organismo (eritrócitos, glóbulos vermelhos), indispensáveis para o transporte de oxigênio pelo organismo e para a oxigenação dos tecidos.

QUAIS AS SUAS CAUSAS?

A causa mais freqüente é a deficiência de ferro, conhecida como anemia ferropriva, mas ainda existem outros tipos de anemia como por deficiência de ácido fólico e, raramente, por falta de vitamina B12.

A anemia ferropriva pode ocorrer nos seguintes casos:

• Ingestão insuficiente de alimentos fontes de ferro.
• Nos lactentes (entre 6 meses e 2 anos), quando alimentados com leite bovino: o ferro do leite bovino é escasso e mal absorvido pelo organismo. O aleitamento materno evita a anemia, pois a absorção de ferro pelo leite materno é muito superior.
• Nas gestantes: ocorre a passagem de ferro da gestante para o feto por meio da placenta, causando uma queda de ferro. Por isso, deve ser feita a complementação de ferro, com orientação médica durante o pré-natal, para evitar anemia durante a gestação.
• Enfermidades tais como síndrome da má absorção, verminoses, doenças gastrointestinais, miomas, ou quaisquer outras enfermidades que causem hemorragias, ocasionando perdas progressivas de ferro.
• Nos idosos desassistidos: por falta de recursos, dentadura em mau estado e alimentação deficiente.

http://www.bebes.net


QUAIS OS SINAIS E SINTOMAS?

Fadiga e fraqueza; dificuldade de concentração; vertigens e tonturas; palpitações e taquicardia; dores nas pernas; falta de ar; falta de apetite, especialmente em crianças; palidez na pele e na conjuntiva (olhos).

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO?

O hemograma é o principal exame a ser realizado quando há suspeita de anemia. Outros exames podem ser utilizados para auxiliar no diagnóstico, tais como a dosagem de ferritina e ferro séricos, entre outros.

QUAL O TRATAMENTO?

O tratamento deve ser direcionado para tratar a causa da anemia, que normalmente é a deficiência de ferro. O uso de medicamentos (ex. sulfato ferroso oral) deve ser feito com orientação médica. Deve-se adotar também uma dieta rica em ferro, à base de fígado, feijão, beterraba, folhas verdes como espinafre, couve, etc.

Medicamentos à base de ferro: cuidados necessários:

• Estes medicamentos podem causar irritação gastrintestinal, agravada com o uso concomitante do ácido acetilsalicílico (AAS), o que pode ocasionar sangramento gastrintestinal.
• A ingestão destes medicamentos com alimentos reduz a sua absorção.
• As preparações líquidas podem causar coloração temporária nos dentes, sendo recomendada a ingestão com canudinho.
• O tratamento com ferro interfere impedindo a ação de alguns medicamentos (por exemplo, com tetraciclina).
• O efeito do tratamento pode diminuir com a ingestão de antiácidos, medicamentos para úlcera como a cimetidina e penicilamina usada em reumatismo.

Fonte: Anvisa, O que devemos saber sobre medicamentos, 2010.

6 comentários:

  1. Ro, amei o post, muito esclarecedor. Anemia deve ser cuidada mesmo, principalmente nos bebês. Aqui em casa eu gosto de colocar feijão sempre na papinha do FH, ele não come sem feijão. Também ensino ele a comer couve, espinafre e fígado, amo! Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal...sabe q eu nunca dei figado p Isa.... como será q ele pode ser dado??

    ResponderExcluir
  3. Than... faça bife de figado, assim que a minha mãe faz, a Rafa adora! (eu particularmente odeio, rsrs)

    ResponderExcluir
  4. Rô, muito bom o post! A Sophia estava com anemia e só percebemos porque a pediatra pediu exame de sangue. Ela precisou tomar suplemento de ferro e vitamina C. Felizmente já melhorou.

    ResponderExcluir
  5. Meninas não se esqueçam que o ferro não pode ser misturado com o leite, tá? Pelo menos uma hora antes ou depois de distancia se não atrapalha a absorção do ferro. Isso vale pra suplementos ou pra comida com ferro mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Nossa, eu adoro bife de figado!! aqui alimentacao da mila sempre tem algo com ferro, mas ainda suplementamos
    obrigada pelas informacoes
    bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...