terça-feira, 29 de março de 2011

Rotina da hora do sono - by Thany

12.gifDesde que engravidei eu tive a preocupação e o cuidado de pesquisar a melhor forma para criar uma rotina com a Isabela em relação a hora do sono.
Uma coisa eu tinha certeza, eu não a levaria para o meu quarto...nem um dia sequer, afinal eu tentei fazer o quarto dela o mais lindo, aconchegante e agradavel possivel, então ela teria q usá-lo, essa certeza eu tirei depois de uma conversa com a minha vizinha que estava na epoca tendo um trabalhão para tirar a filha de 5 anos da cama dela e estava super transtornada, aprendi com o erro dela!

Desde o 1º dia em casa eu deixei minha RN sozinha no quarto, acompanhada da minha querida amiga babá eletronica, confesso que foram muitas noites de deita e levanta e de um quarto para o outro, mas eu fui persistente e venci o desejo que tive várias vezes de levar aquele serzinho tão pequeno, quentinho e gostoso para o conforto da minha cama....o maridão é que deu trabalho, ele sempre pedia: "Deixa ela dormir com a gente hoje??" E a madrasta malvada do desenho da Branca de Neve aqui nunca deixou, hoje me orgulho dessa minha atitude que a 1 ano atrás parecia uma atitude um tanto"maldosa".

Seguindo a sugestão de alguns autores e compilando com as instruções do pediatra da Isabela (que diga-se é MARAVILHOSO!) adotei a rotina da hora do sono, sempre no mesmo horario, faça chuva, faça sol e seguindo sempre a mesma ordem, a mesma rotina, e o horário escolhido lá em casa foi as 19:30h:

- Banho de imersão, com a temperatura um pouquinho mais elevada q dos outros banhos (ela toma 3 por dia), e sem sabonete, shampoo, nada...relax total!!


- Massagem relaxante, no inicio qdo ela era RN faziamos com oleo de amendoas doce, depois de alguns meses começamos a usar esses oleos cosmeticos, da jonhson´s e natura e hj faço a massagem com creme hidratante para bebê!


- Meia luz no quarto, para isso instalamos o dimmer.

- Peito e hoje em dia mamadeira

- Naninha (fralda, pelucia ou outro para o bebê abraçar)

- Berço



No inicio, não foi facil, principalmente nas primeiras semanas com ela acordando 3x durante a noite para mamar no peito, mas o esforço valeu muito a pena, com 4 meses ela já dormia a noite toda das 20:00 as 06:00h e o melhor de tudo: no bercinho dela!!!

Hoje eu vejo que a relação da Isa (1 ano e 3 meses) com o berço é de "porto seguro" ela ama o quarto dela e principalmente o berço dá para perceber que ela curte estar nele, muitas vezes quando ela acorda e a gente vai tirá-la ela não quer sair, se joga, deita no travesseirinho, abraça a naninha uma graça... e a noite feita a rotina toda depois da mamadeira ela já fica apontando para o berço e chora se a gente demora muito pra colocá-la!!!

Por isso amigas uma coisa eu deixo como experiência para vocês, rotina e persistencia tendem muito a dar certo, insistam!!!

8 comentários:

  1. Adorei o post. Aqui em casa Camila dormia sozinha no berco ate os oito meses, depois com tanta crise de tosse, acabamos colocando ela junto com a gente, e desistiu do bercinho. Com um aninho aplicamos a tecnica do Nana Nenen e hoje, 1 mes depois, ela dorme sozinha, basta deixa-la no bercinho, nao precisamos nem ficar no quarto, que ela consegue dormir sozinha, e mesmo continuando com as crises de tosse, so tiro ela do berco se chora, caso contrario ela fica, pq consegue dormir mesmo tossindo. Gracas a Deus que conseguimos, pq sei que quanto mais velho eles ficam, mais dificil é de ensinar a dormir sozinho. Parabens Than pela persistencia pq com certeza vc tomou a melhor atitude em relacao ao soninho da sua princesa.

    ResponderExcluir
  2. Amiga, morri de rir da "madrasta da Branca de neve" hahahaha Nada disso, mãe é pa educar também e você fez certinho. Aqui em casa a ordem é banho, pijama, historinha, mamadeira e berço. FH também dorme sozinho no bercinho hoje, numa boa, sem problemas. Graças a rotina. Também acredito muito nisso. E a gente investe uma grana pra fazer aquele lindo quartinho é pra eles ficarem lá né? Adorei o tópico! A Isa é uma fofa! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. heheheheh mas fala q a gente não fica como "a malvada" para o mundo todo??? Acho q só a mãe mesmo p conseguir implantar uma rotina assim bacana!!!

    ResponderExcluir
  4. THAN aqui Jade dorme desde os 21 dias no próprio bercinho! Foi a melhor coisa. Agora a babá a ensinoi a dormir sozinha e qdo dá o horário ela te leva pro quarto e aponta pro berço falando "mimimi". Tão lindinha! nossa rotinha é 18:30 papa, depois banho, depois mama e escovar os dentes e depois berço!

    ResponderExcluir
  5. Oi, que bom que vc conseguiu cumprir a rotina e entender o real significado de um sono perfeito. Isso mesmo, fez certinho seguindo a risca. Mas deixa eu te falar uma coisa: sem disciplina não há como conseguir. Com o Arthur também é tudo nesta base. Eles ficam mais organizados e sabem o que vai acontecer quando começamos a famosa sequencia. Parabéns querida e bola pra frente que venceremos cada etapa sem ser bruxa ou madrasta. Saudades de vc, Cris

    ResponderExcluir
  6. Criiiiiiiiiiiissssssssssss que bom vc aqui!!! Obrigada!!! Bjo

    ResponderExcluir
  7. Anna laura tambem sempre dormiu no berço dela, mas agora ela deu pra não querer mais o berço, não quer ficar la nem a pau, chora que da escandalo! não sei o que fazer...
    mas rotina é super importante mesmo, nunca achei legal esse negocio de dormir com os pais!

    ResponderExcluir
  8. Thany adorei ler o que você escreveu, estou com um bebezinho aqui de 1 mês e duas semanas e estou tentando entrar em uma rotina... ainda estou meio perdida (acho que o cansaço ajuda), mas espero conseguir entrar nessa rotina com ele o quanto antes!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...