sexta-feira, 25 de março de 2011

Os desenhos que o FH gosta - e eu assisto! - by Aline Martins

Olá leitores!

Essa semana vou falar de um assunto muito gostoso. Desenho!!!! Não sei vocês, mas eu sempre fui apaixonada por desenho animado. Tanto que eu tenho uma coleção enorme de DVDs originais em casa, por dois motivos: primeiro que a minha desculpa era poder assistir os desenhos com uma futura sobrinha, já que a minha irmã já era casada quando comecei minha coleção e eu não hehehe E segundo que eu não gosto muito de patrocinar a pirataria, mas isso é assunto pra outro post, em outro blog que eu não escrevo.

O fato é que depois que o FH nasceu, eu passei a ter uma desculpa permanente pra fazer o que eu mais adoro fazer no meu tempo livre: ver desenho animado. E eu sou do tipo que assisto mesmo, conheço todos os canais, os desenhos da moda, se não como é que eu vou conversar com a gente pequena né? Não vou ter assunto se eu não souber quem é o Ben 10 e o que ele faz. Mas meu lado mãe aprendeu a ficar mais critica com relação aos desenhos que o FH (lê-se "eu junto") assiste. Não que antes eu assistisse qualquer coisa. É claro que a gente sempre tem os preferidos, e eu amo os clássicos. Mas a gente passa a ficar ainda mais seletiva quando envolve os filhos da gente.

Eu vou fazer uma lista então, dos desenhos pelo qual o FH se interesssa e comentá-los e aí você pode ver se seu filho gosta também. Garanto que são todos desenhos muito bons. Ah, e o Ben 10 não faz parte da minha lista por motivos óbvios. Além de eu não seguir modismos, um bebê de 1 ano e 4 meses ainda é muito pequeno para compreender um desenho de violência gratuita como aquele.

Sid, o cientista
Esse foi o primeiro desenho pelo qual o FH realmente se interessou. Eu não sei porque, mas desde que ele tinha 6 meses, ele o assiste, inteirinho. Ele é um desenho que ensina investigação científica para crianças entre 3 e 4 anos. Mas ele é bem colorido, cheio de músicas e com uma linguagem muito acessível. Acho que é por isso que o FH se interessou. As músicas são alegres, tipo um rap, e ele adora música alegre. O Sid é um menino que está na fase dos porquês. O desenho sempre começa com ele questionando algo em seu quarto, e ele leva a pergunta para ser investigada na escola. E lá é feita uma verdadeira investigação científica. Ele tem mais três amiguinhos que o ajudam na investigação, e a professora, que orienta a pesquisa. No meio do desenho sempre é feita uma experiência científica simples, filmada em uma escola mesmo, e que pode ser repetida pelos pais, em casa, com os filhos. Muito legal. A parte que eu mais gosto é quando a mãe dele vai levá-lo para a escola. Ele canta assim: “te amo mãe, você é da hora, mas é que agora, tá na hora da escola”. Eu sempre fico imaginando o FH daqui uns anos cantando igual hahahaha

Backyardigans
O preferido da garotada até os 4 anos de didade né? Também, quem nunca brincou de imaginar “o mundo inteiro no nosso quintal”? Eu fiz isso minha infância inteira junto com minha irmã e acho que todo mundo já fez isso. Imaginar faz parte da infância. E o desenho retrata isso super bem. São 5 amigos vizinhos, que vão para o quintal brincar e imaginam estar vivendo uma aventura. E o quintal se transforma no ambiente dessa aventura. Também é cheio de música e dança. Por enquanto o FH só gosta de ver o “Pabo” e de escutar as músicas mais dançantes. Mas logo, logo ele vai prestar atenção no desenho todo e eu estarei perdida hehehehe

Cocoricó
Gente, que desenho genial. E é produção 100% brasileira. O FH agora viciou no desenho. Ele chega em casa, já aponta pra TV e fica pedindo: cocó, cocó. Ele simplesmente ama! A turma do cocoricó é formada pelo menino Júlio, que mora com os avós na fazenda. Os amigos dele são Lola, Lilica e Zazá, “uma tripla sertaneja” de galinhas, o cavalo Alípio, o porquinho, a vaquinha Mimosa, o papagaio Caco, dentre outros personagens. Todas as músicas são educativas, ensinam alguma coisa importante de nossa cultura, costumes, hábitos genuinamente brasileiros. Falam também da importância de se ter hábitos e uma alimentação saudável, da origem das plantas, das frutas, dos alimentos. Fala da origem das palavras, da importância da leitura, do gosto pelo dicionário, das lendas brasileiras. Enfim, é um ótimo programa. Tem uma música que eu acho que toda criança gosta, que é a do cocô. Ela fala o que é o cocô e pra que ele serve com tanta naturalidade que ajuda a criança a vê-lo sem preconceitos ou tabus. E isso é de uma importância que a gente nem imagina. A turma do cocoricó não é um desenho animado, na verdade é feito de bonecos, mas é voltado para o público infantil.

World Word
Esse é um desenho ótimo, mas feito pra quando o FH estiver maiorzinho. Ele é alegre, cheio de músicas, e por causa das músicas, o FH acaba prestando atenção, mas sei que ele ainda não o entende muito bem. O objetivo desde desenho é ensinar crianças pequenas a formar palavras em inglês e a conhecer fonemas. Um ótimo passo pra quem deseja que o filho aprenda outro idioma de um jeito bastante divertido. No mundo do desenho todas as coisas são a própria palavra formada, como house, sheep, bear... e nessa, eu por tabela, vou aprendendo um monte de palavras em inglês também kkkkkkkkkkkkkkkk

Meu amigãozão
Também é uma produção nacional, esse desenho ensina as crianças a lidar com o medo e a insegurança. São 3 amigos que possuem seus amigos imaginários, e quando eles se deparam com uma situação estranha que precisam enfrentar, os amigos imaginários ajudam, num mundo imaginário também, a enfrentar a situação de um jeito muito gracioso. Tem um episódio que eu acho simplesmente lindo, onde o Yuri e seu amigo imaginário Golias vão treinar para dormir pela primeira vez na casa de um amiginho sem os pais. Lindo demais. Sem falar que a música da abertura é super graciosa.

Peixonauta
Esse desenho está super na moda e também é uma produção nacional. Fala sobre um peixinho que, junto com a Maryna e o macaco Zico, desvendam mistérios na floresta. A intenção do desenho é ensinar educação ambiental. Tem uma bolinha que estoura e traz as dicas no começo do desenho para desvendar o mistério, ela toca uma música, e para ela estourar, tem que bater palmas no ritmo dela. É a pop. Quem é fãzona da pop é a Isa, da nossa amiga Thanira. No final, depois do mistério desvendado, a pop traz um prêmio, e novamente, é preciso bater palmas para ela estourar, fofo!

Manny Mãos a obra
O Manny tem uma loja de reparos e, com o auxílio de suas 7 ferramentas falantes, ajuda a todos na cidade. O desenho é de produção mexicana e é uma graça. Super colorido, com músicas bem alegres e dançantes, ensina valores morais como respeito, a importância de falar sempre a verdade, o companheirismo, a solidariedade etc. Adoro esse desenho e fico na maior torcida pro FH virar fã também. Por enquanto ele gosta mesmo é da musiquinha: consertar sempre com carinho, torce e gira, bem direitinho, cada um tem uma função...

Thomas e seus amigos
Esse desenho ensina valores religiosos e morais como amor, compaixão, humildade, respeito, solidariedade. Também ensina que sentimentos como orgulho, vaidade e inveja nunca valem a pena. Tem duas versões: uma primeira onde apenas o narrador conta a história, e eu não sabia disso e comprei um DVD assim pro FH e ele detestou, já que os trenzinhos não conversam. A segunda versão tem falas para os personagens e os trenzinhos tem expressões faciais, o que deixa o desenho mais interessante e dinâmico. Essa passa no Discovery Kids, às 6h aos sábados e domingos (é, o FH levanta cedo mesmo hehehe).

A casa do Mickey Mouse
Esse eu adoro. Além de eu ser uma tremenda fã da Disney, sou fã também do Mickey. Aqui, ele se junta ao Donald, Margarida, Pateta, Pluto e Minnie para ensinar cores, formas, tamanhos, tudo vivendo uma grande aventura com a participação do pequeno telespectador. E a dancinha final, quando eles utilizam todos os Mickey objetos? Legal, legal, que dia legal... É a casa do Mickey Mouse! Lindo demais! Super colorido e alegre. O FH tem um amiguinho que é tão fã desse desenho que o aniversário de um ano dele teve que ser do Mickey (né Joaquim?).

Angelina Balerina
Esse não é um desenho que o FH gosta. Na verdade, eu que gosto. E vou recomendá-lo porque sei que muitas leitoras são mães de meninas. E esse é um desenho pra lá de feminino (acho que é por isso que o FH não gosta dele, é muito mulherzinha, muito rosinha hahahaha). A Angelina é uma ratinha que adora balé clássico e vai estudar na Escola Camembert. Lá ela conhece vários ritmos de dança e música de diferentes partes do mundo (e é exatamente por isso que eu adoro esse desenho). A Angelina aprende ainda que para ser uma grande bailarina, seu maior sonho, é preciso não apenas talento, mas muito treino e dedicação. Uma graça.

Existem outros desenhos super bacanas que eu poderia ter listado, mas o FH ainda não curte, ou porque ainda é muito avançado pra idade dele, ou porque o horário não contribui pra que ele assista. Mecanimais, Dinotrem, Garota Supersábia, George, o curioso, 3, 2, 1, vamos (o remake da antiga série Vila Sésamo, super fofo), Lazytown, são alguns exemplos. Só acho uma pena que tantos desenhos bacanas como esses – e alguns de produção nacional, vale ressaltar – não sejam disponibilizados para todas as crianças do nosso país. Felizmente meu filho deu sorte de ter acesso à TV paga e ter pais que possam comprar esses DVDs pra ele ver esses desenhos quantas vezes quiser. Mas eu fico triste em saber que a maioria dos bebês e crianças pequenas do nosso país são obrigadas a assistir Ben 10 e outras distrações vazias por pura falta de opção.

É isso. Espero que tenham gostado das nossas dicas "desenhísticas" minhas e do FH. rs
Bom fim de semana a todos!!!!!

7 comentários:

  1. Adorei o post, alias, amei! eu ainda nao tenho tv paga, mas sei que logo logo isso terá que fazer parte da minha vida. Gosto de colocar pra milinha assistir o Baby eistein tb, e ela tb ja viu o Pocoyo e o Barney, que achei ambos muito fofos! Mas na minha opiniao realmente o Cocoricó é mega fofo né. bjs

    ResponderExcluir
  2. EU SIMPLESMENTE AMEI esse post!! Tudo de bom...a Isa de fato AMA o peixonauta....bate palma p ajudar a abrir a POP um barato...comprei o dvd p ela pq na DK os horarios não estavam batendo...ela gosta muito do George o curioso e de Lazytown tbem!!!Mas gente não tem jeito o q ela ama mesmo é a Galinha Pintadinha...sem noção!!!

    ResponderExcluir
  3. Pois é, esqueci de falar da Galinha Pintadinha, um ícone de sucesso hehehe

    ResponderExcluir
  4. os meninos aqui amam estes desenhos também, e eu acabo assitindo com eles rssrsrsrsr. muito legal este post

    ResponderExcluir
  5. A Rafa tb curte muito esses desenhos, mas o forte aqui em casa ainda são os DVDs, entre eles Patati Patatá, Baby IQ, Bebê Mais e Baby Einstein. Na Discovery os preferidos são Lazy Town, World word, Backardigans e o Esconderijo Secreto (aquelas 3 crianças). Assiste também Vila Césamo na Cultura e os Simpsons na Globo.

    ResponderExcluir
  6. Aline, a Jade tá como o FH vendo o Backyardigans, ela curte as músicas e só! kkkk Ela tb ama lazy town e tem visto... por descuido... angelina MALArina! kkkkk Tb tenho deixado ela ver o Word World e Peixonauta!

    ResponderExcluir
  7. o post ta maravilhosoooo
    mas infelismente todos aí a anna não assite, pois é privilegio de quem tem Tv a cabo!rsrsrs
    então aqui ela assite mesmo a GP(que adoraa), backyardigans ela tem o DVD mas não assiste muito pelo desenho mas pelas musicas, AMA Patati é o vicio do momento!!! adora o dvd do Bebe mais!
    Xuxa tambem ela gosta demais e sempre ta pedindo!!!
    ela tem varios filmes de historias, mas aí é pra qd ela estiver maiorzinha!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...