quinta-feira, 24 de março de 2011

Identificação dos bebês - by Camila

Hoje em dia tudo que fazemos com nossos bebês é necessário levar consigo a identificação de seu bebê. E qual a primeira identificação dos pequenos? A certidão de nascimento!

A primeira identificação do cidadão brasileiro é retirada tão logo ele nasce e é gratuita!

Todo nascimento que ocorrer no território nacional deverá ser dado a registro, no lugar em que tiver ocorrido o parto ou no lugar de residência dos pais, dentro do prazo de 15 dias, ampliando para três meses para os lugares distantes mais de 30 quilômetros da sede do cartório. O prazo de 15 dias, para a mãe, é prorrogado por 45 dias, estendendo-se, portanto, para 60 dias ou, havendo distância maior de 30 quilômetros do cartório, de 3 meses mais 45 dias.

Para registrar seu bebê leve ao cartório da cidade onde você reside ou onde o bebê nasceu:
1- "Declaração de Nascido Vivo", fornecida aos pais do recém-nascido pelas maternidades e pelos hospitais; ou fornecida pelo médico que tenha assistido o parto fora de estabelecimento de saúde;
2- Cédula de identidade da(s) pessoa(s) que comparecer(em) ao cartório. Além da cédula de identidade expedida pela Secretaria de Segurança Pública de cada Estado, serão aceitos demais documentos oficiais.

Ok, mas e a questão da praticidade? Convenhamos que a certidão é grande demais e frágil também. Ficar levando-a pra cima e pra baixo não é fácil. Você pode usar o artifício de fazer uma cópia e autentica-la no cartório, mas ainda sim será papel e pode ser destruída com facilidade.
Soube que já existem lugares que emitem uma certidão do tamanho de um documento de identidade. Isso é bem legal e útil, mas não são todos que emitem não. Verifique sempre se no seu cartório tem essa opção!

O número de bebês que já possuem carteira de identidade é cada vez maior. Primeiro porque cabe na carteira e segundo porque também é gratuita!
É fácil tirar a primeira Identificação Cívil!
Aqui no Rio de Janeiro temos o DETRAN-RJ responsável por esta área e para ter acesso a esse documento, basta comparecer (cedo pra pegar senha!) a um posto do Detran ou do Poupa-Tempo munida de (1) original e fotocópia da certidão de nascimento da criança e (2) original e fotocópia da identificação do responsável. Alguns postos tiram a foto digital na hora, outros requerem que você leva o retrato 3x4 cm. Se seu bebê já possuir CPF, para incluir no RG leve original e fotocópia desse documento também. O tempo de entrega varia de cada posto! Mas no geral pode levar até 30 dias!
No seu estado, no entanto, as regras podem ser diferentes, verifique antes de se dirigir ao posto para "não perder a viagem"

Peguei a identidade de Jade essa semana! Que coisa mais linda!! E o polegarzinho então? Tão cute-cute.

Hoje também muitos bebês já tem CPF quando seus pais fazem um plano de previdência para o rebento. No site da Receita Federal tem o passo a passo de como e onde tirar o CPF, inclusive a relação de postos conveniados onde você pode obter esse documento sem custos.

http://www.tudofacil.rs.gov.br/
Fontes: http://www.certidao.com.br/, http://www.detran.rj.gov.br/, http://www.receita.fazenda.gov.br/.

2 comentários:

  1. Tbem tô doida p tirar a identidade da Isa hehehehe, já ate olhei aqui no vapt-vupt q deve equivaler ao seu poupa tempo ai...tenho q levar 2 fotos, a certidão original e uma copia, e pagar uma tx de R$ 18,00 e alguns centavos....vou providenciar...mas a Certidão da Isa é daquelas pequenininhas, nos cartorios aqui de Goiania por uma tx de R$ 30,00 vc recebe uma copia dessa, o mesmo acontece com certidão de casamento e tal...é bem legal tbem!!! O CPF a Isa já tem...desde 4 dias de vida!!!

    ResponderExcluir
  2. Legal demais KK. Por enquanto o FH só tem a certidão de nascimento mesmo, que aqui, como em Goiás, também é pequena, igual o RG. Só não sei quanto meu marido pagou por esse modelo, ou se esse é o padrão aqui, já que foi ele que registoru o FH sozinho, quando eu ainda estva na maternidade hehehe
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...