segunda-feira, 28 de março de 2011

Alimentação a partir de 1 ano - Comendo com as mãos - by Aline Berg


Olá amigas!
Hoje vamos falar das comidinhas que podem ser dadas para o bebê comer com as mãos.

Bebês adoram tocar em tudo e levar à boca. É assim que conhecem o mundo.
Não estou falando somente dos clássicos biscoitinhos, frutinhas, torradas e pãezinhos que naturalmente já damos na mãozinha do bebê para ele comer sozinho, quando começa a introdução dos alimentos sólidos.

Se você ainda não faz isso, experimente! Entre 4 e 8 meses os bebês aprimoram o controle para segurar objetos. Entre os 6 meses e 1 ano de idade, a alimentação muda aos poucos, da papinha para os sólidos e é nesta fase que podemos começar a dar pedaços de alimentos para que eles possam comer com as mãos.

Nesse período, usar as mãos permite o contato mais direto com a comida e o bebê descobre diferentes texturas, cores, aromas, sabores. As resistências variadas de cada alimento estimulam os músculos faciais que têm papel importante na fala. Apesar da bagunça que resulta, essa é uma importante etapa do desenvolvimento motor fino, antes de ele aprender a usar os talheres.

Muitas mães tem verdadeiro pavor de dar um biscoitinho na mão do bebê com medo dele engasgar. Mas lembrem-se que, se ele não treinar, nunca vai aprender, ou vai demorar mais do que o normal para isso. Apenas precisamos ficar por perto para que nenhum "acidente" aconteça.

Para facilitar nesta tarefa procure dar alimentos que caibam entre os dedos indicador e polegar e se forem cozidos, que sejam fáceis de morder e mastigar. Com o tempo a gente pode ir "endurecendo" os alimentos. Use um pratinho ou pote de plástico, porque certamente ele vai voar pelos ares em algum momento. Não coloque a comida toda de uma vez, pelo mesmo motivo descrito acima.

É importante ir aos poucos e ter muita, muita paciência, porque a sujeira é inevitável e com certeza o bebê não vai comer tudo, por isso a gente vai complementando com a papinha normal (pelo menos, eu estou fazendo assim). Afinal o objetivo é despertar o interesse e promover a experiência com os alimentos através do tato, do cheiro, da textura e não, fazer com que a criança passe a se alimentar sozinha precocemente.

A princípio pode ser dado qualquer alimento que possa ser mordido e mastigado por alguém sem dentes, de preferência que não seja nada redondo ou escorregadio, como uma uva com casca por exemplo, pois é bem provável que ele se engasgue.

Alguns alimentos que você pode dar em pedaços para o seu bebê:
Frutas: Banana, maçã, pêra, melão, mamão, manga, abacate
Vegetais: Cenouras e batatas cozidas e cortadas tipo palito;
Aipo, brócolis, couve-flor;
Queijo branco (ou tofu), macarrão;
E a partir de uma certa idade ou do desenvolvimento do bebê, até carninha. De preferência num tamanho que não dê para engolir inteiro. Neste caso o objetivo é o bebê sugar o caldo da carne e até ensaiar uma mastigação, mas não espere que ele vá comer tudo e fique por perto para evitar que ele engasgue. A tendência natural é colocar na boca de depois de um tempo cuspir a carne, mas sempre é bom ficar de olho para evitar acidentes.

O que oferecer em cada idade:

De 6 a 9 meses:
Começam a despontar os dentes e a mastigação ainda é irregular. Nesta fase, é recomendável oferecer carnes moles, que são mastigadas com os cantos da boca e "chupadas" com os dentes centrais, e pão francês amanhecido, que proporciona um "bolo" homogêneo capaz de ser engolido sem engasgo. Retire antes as cascas crocantes, que podem machucar as gengivas.

De 9 meses a 1 ano:
Os controles de mastigação são mais eficientes e, por isso, é possível dar frutas e legumes, como pedaços de tomate, cenoura cozida, banana, maçã e pêra.

A partir de 1 ano:
Comer com as mãos é mais usado para facilitar o dia-a-dia. Os pais, durante um passeio, podem descascar uma banana, porque a criança já é capaz de comer a fruta sozinha, dividir um pequeno sanduíche de queijo ou, ainda, um salgado, em uma festa de aniversário. Mas é melhor que as refeições em casa sejam feitas com talheres. É um novo estágio de aprendizado. Nesta fase, a criança deve conhecer todos os alimentos e ser estimulada a manter horários e disciplina às refeições.



Fontes de pesquisa:
http://brasil.babycenter.com/baby/desenvolvimento/segurar-coisas/
http://www.comerparacrescer.com/tag/comer-com-as-maos/
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI882-15149,00.html

9 comentários:

  1. miga, aqui em casa Camila ja tem um tempao que come carninha, bolacha, batatinha, enfim, eu nao tenho muito esses grilos nao, tb com dez dentinhos, tem que mastigar ne, kkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Adoreeeeiiii!!!!
    O FH também adora a carninha hehehe
    Agora ele entrou na fase de querer comer sozinho, se eu não levar uma colher pra ele, ele simplesmente não come, aff!!! É uma colher pra ele e outra pra mim hahaha
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  3. Confesso q a Isa não é muito de por a mão na massa não...o problema dela é ficar com a mão suja...ela odeia e fica fazendo cara de nojo, mas estou insistindo bastante com ela, coisas secas como bolachas, biscoitos e pão ela sempre comeu sem problemas, mas carne, banana e essas outras coisas q soltam muito liquido ela não quer....estou ensaiando com ela os vegetais e ela tem comido, cenoura, pepino, batata cortado em palitinhos...maça tbem agora ela começa a pegar de fato heheheheh, aos poucos ela vai deixando essa frescura de lado!!!

    ResponderExcluir
  4. Aline, a Sophia agora também está nessa de querer comer sozinha (nem lembrei de colocar isso no post...hehehe). Se eu não der uma colher para ela, ela dá um xilique!...rsrs e ela sabe levar a colher á boca direitinho, é uma graça. O problema é o trajeto, pq no meio do caminho a comida cai, passa na roupa e por aí vai, né?

    ResponderExcluir
  5. Oi,lega conhecer o blog, muitas dicas legais e úteis!
    super beijos

    ResponderExcluir
  6. Aqui a Marina tbm adora comer com a mãozinha.Dou biscoito,pãozinho, frutas, mas sempre de olho.
    Adorei o post amiga.

    ResponderExcluir
  7. Angi, seja bem vinda ao nosso blog. todos os dias temos novidades por aqui. Fique á vontade para participar.
    Bjus!

    ResponderExcluir
  8. Jade não quer de saber de comer com as mãos. Fez de tudo com a cenoura, menos comer. ela só come assim o biscoito de polvilho! rs

    ResponderExcluir
  9. que bom achar uma mãe desencanada com a comida do bebê. Eu já cheguei no ponto de super neurótica master ehhehe na gravidez era super consciente da boa alimentação e de não forçar nada e tal mas desde os 4 meses a minha bebe que hj esta com 11 meses não ganha peso suficiente e isso me enlouquece. Confesso que as vezesaté forço um pouquinho. Ela come de tudo já e com as mãozinhas mas nada em grandes quantidades. O problema é que não engorda!!dou danoninho, doce de abobora e pudim de sobremesa, suplemento a mamadeira e nada da danadinha engordar. Me sinto fracassada, apesar de todos e incluindo a pediatra dizer que ela esta se desenvolvendo super bem. Mas mãe é mãe e dificil pra mim. Beijoosss

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...