terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Exercícios para Ajudar no Parto Normal - by Aline Berg

Olá meninas, esta é a primeira vez que posto no nosso blog.
Eu sou a Aline B. (Aberg) e estou com 30 semanas. Estou muito feliz por estar esperando a Sophia, e engravidar foi uma das coisas mais lindas que já aconteceu na minha vida.


Achei esta matéria muito interessante e vou compartilhar com vocês:


EXERCÍCIOS PARA AJUDAR NO PARTO NORMAL


O Mecanismo do Parto
Durante o parto normal, a mulher relaxa alguns músculos e contrai outros — principalmente os abdominais. Para a criança nascer sem problemas, ela precisa coordenar esses movimentos. Os exercícios que aumentam as forças dos músculos abdominais ou diminuem a resistência dos músculos da pélvis (região inferior da barriga, por onde passa o bebê) reduzem o tempo e a dor do parto.

Em alguns casos, o parto normal não ocorre por falta de coordenação desses músculos. Uma criança só nasce em parto normal quando as forças orgânicas que a empurram para baixo são mais poderosas que as resistências que a sustentam.

Forças que Influenciam no Nascimento


Forças que empurram o bebê para baixo:
1-Músculos abdominais
2-Contração do útero
3-Peso do bebê


Forças resistentes ao Nascimento:
4- Colo do útero
5- Diafragma pélvico (são músculos que sustentam os órgãos, como bexiga, intestinos e útero)

No processo do parto, o corpo da mulher produz a substância ocitocina, que estimula as contrações do útero e a expulsão do bebê. Mais um artifício para o parto acontecer com perfeição.
Quando a mulher força o nascimento antes do organismo eliminar a sua resistência natural, a criança corre o risco de nascer com problemas como machucados na cabeça, e até mesmo sofrer hemorragia cerebral.

Os Exercícios

Por que são importantes:
Eles facilitam o trabalho de parto, conservam o corpo da mulher, evitam dores nas costas, culotes, flacidez e melhoram a circulação. Quando a grávida pratica exercícios tem maior facilidade para recuperar o peso depois do parto

Quem Tem Restrições:
Os exercícios devem ser bem acompanhados em mulheres com anemia,
sangramento, diabéticas, hipertensas ou que já tiveram parto prematuro
em uma gravidez anterior.

VASOCAPILAR
Excelente para a circulação. A mulher fica deitada, com pernas e braços para cima, e sacode as mãos, os braços, os pés e as pernas. Com o exercício, a placenta (fonte de alimentação e oxigenação do feto) dificilmente envelhece. É um bom exercício para hipertensas, para evitar inchaço, varizes e
hemorróidas.

 
CONTRAÇÃO DA PÉLVIS

Essa atividade ajuda a posicionar o bebê corretamente. Com mãos e joelhos no chão, a gestante deve fazer o mesmo tipo de esforço que o exercício de cócoras.


CÓCORAS
Com ele, a mulher aprende a controlar o músculo da pélvis e obter o seu relaxamento na hora certa do parto. Nesta posição, a grávida deve contrair e relaxar a pélvis, como se estivesse segurando a urina.A atividade também permite que o feto deslize melhor no momento do nascimento. 


PONTE
Bom para evitar dor nas costas e no nervo ciático (no quadril), que costuma incomodar as gestantes. Evita parto prematuro. 


SAPINHO
Bom para fortalecer os músculos abdominais e os da pélvis.Ajuda no controle das forças na hora do parto.

ALONGAMENTO
Para dor nas costas. Sentada, a mulher coloca as pernas abertas para a lateral e alonga para os lados e para a frente
.


Outros Exercícios
Caminhada sem muito esforço físico, hidroginástica, natação e bicicleta (ergométrica).

Atividades Contra-indicadas
Esportes competitivos, como basquete, vôlei, futebol etc. Aeróbica de alto impacto. Durante a gravidez, devido às ações hormonais e à retenção de líquidos, as articulações ficam mais frágeis. Por isso, a grávida deve evitar exercícios de alto impacto.

3 comentários:

  1. amiga, eu amei! inclusive algumas posicoes dessas eu ja fazi na aula de yoga, peninha que a professora ja saiu de licenca maternidade, se nao, eu nao tinha parado as aulas nao, meu sonho é ter o parto normal. Tomara que a gente consiga! bjs

    ResponderExcluir
  2. Aline, ótimas dicas. Aliás, como a Lu disse, alguns exercícios fazíamos na aula de ioga, e além de eles ajudarem no parto normal, ajudam também na respiração. te adoro.
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  3. Lembrei da Maryna qdo vi esse exercicio de cócoras!!! hehehhe

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...